4 dicas assertivas para melhorar o posicionamento da empresa na internet!

O bom posicionamento da empresa na internet pode ser decisivo para o sucesso ou o fracasso da sua marca no mercado dos dias de hoje. Por isso, é muito importante que ela se torne competitiva, consiga superar a concorrência e aumente as suas vendas através dos recursos que a internet disponibiliza.

Os empreendedores precisam se preocupar com o posicionamento digital, pois de nada adianta ter um negócio de sucesso, se ele não sabe se comunicar com as pessoas na internet.

Hoje em dia, principalmente nos últimos 2 anos, os hábitos dos consumidores mudaram muito e qualquer marca que não esteja presente nos canais digitais, além de perder oportunidades, pode simplesmente ser esquecida pelos consumidores.

De acordo com um levantamento realizado pela TIC Domicílios, em 2019 70% da população brasileira estava conectada. Em números, isso equivale a quase 127 milhões de pessoas.

Em 2009, a porcentagem de usuários brasileiros era de 40%, o que representa uma média de crescimento de 3,3% ao ano. Mas a partir de 2020, o número aumentou ainda mais e obriga as empresas a ter um bom posicionamento digital.

Neste artigo, entenda o conceito de posicionamento da empresa na internet, como usá-lo em suas estratégias, como posicionar a marca de maneira assertiva, os pilares para posicioná-la e como melhorar o posicionamento.

Neste artigo, você poderá encontrar:

    O que é posicionamento digital?

    Posicionamento digital nada mais é do que as estratégias usadas pela organização para que a marca seja vista pelo público na internet e de maneira diferenciada.

    Também trata do modo como o público enxerga a marca nos canais digitais e de que maneira ela quer ser vista pelos consumidores, influenciando o modo como eles pensam sobre seus produtos e serviços.

    Ter um bom posicionamento influencia nas decisões de compra e nas estratégias que melhoram a percepção dos clientes e aumentam as vendas.

    Ao construir seu posicionamento digital, um estúdio fotográfico especializado em ensaio gestante moderno consegue transmitir autoridade, tornando-se mais competitivo nos canais digitais.

    Como usar o marketing no posicionamento digital?

    O marketing digital e suas estratégias ajudam a construir o posicionamento digital da marca, e algumas formas de fazer isso são:

    • Presença nas redes sociais;
    • E-mail marketing;
    • Criação de conteúdo;
    • Site;
    • Blog institucional.

    As redes sociais são um canal direto de comunicação com o público, além de plataformas poderosas para obter informações. Por meio delas, os clientes podem falar sobre suas experiências e dar sua opinião sobre as marcas.

    Esses canais são fundamentais para reforçar e estruturar o fortalecimento do posicionamento da empresa no mercado em que atua, ao mesmo tempo em que colaboram para fortalecer o relacionamento com os clientes.

    Para que a estratégia digital seja completa, é muito importante se comunicar com as pessoas por e-mail. Mas a estratégia de e-mail marketing precisa ser automatizada para que as mensagens sejam personalizadas e assertivas.

    Uma empresa de sistema clubes deve criar conteúdos relevantes que serão publicados nas redes sociais e enviados para seus contatos por e-mail. Assim, tal negócio poderá aproveitar as oportunidades que um bom posicionamento da empresa na internet poderá fornecer.

    O marketing de conteúdo é uma estratégia que ajuda a atrair clientes para melhorar o posicionamento da empresa como uma a marca de autoridade naquilo que faz.

    Mas esses materiais precisam ser publicados em uma plataforma adequada, por essa razão, é imprescindível criar um blog para o posicionamento da empresa.

    Esse canal será usado pelos clientes e potenciais clientes para obter informações de seu interesse, relacionados ao mercado de atuação da companhia.

    Mas a base de todas as estratégias de marketing digital é o site institucional, que funciona como cartão de visita do negócio na web e para onde os usuários serão direcionados ao clicar em um anúncio, por exemplo.

    Como fazer o posicionamento da empresa de forma assertiva?

    Mesmo investindo em todas as estratégias de marketing digital para construir a presença da marca e seu posicionamento, de nada adianta se a empresa não souber usá-las do jeito certo.

    Antes de criar uma publicação nas redes sociais ou enviar um e-mail para o cliente, primeiro é necessário conhecer o negócio.

    Um estúdio de fotos profissionais femininas, por exemplo, deve definir seu propósito, saber onde pretende chegar, destacar seus diferenciais e entender qual o valor que pretende entregar para o consumidor.

    Esses aspectos precisam ser efetivos e concretos para que a companhia consiga traçar uma estratégia assertiva. Mas além de conhecer a si própria, a organização deve estudar o cliente.

    Estudar o cliente significa entender o que o público deseja, por meio de pesquisas, entrevistas e outros recursos. Somente dessa forma as estratégias digitais vão conseguir estabelecer uma conexão com o consumidor.

    A partir disso, a comunicação se torna mais assertiva, tendo em vista que o negócio vai tratar sobre os problemas, preferências, desejos e outras necessidades da audiência.

    Não se esqueça de avaliar a concorrência, fazendo um estudo aprofundado sobre a presença de outras empresas no mercado digital, identificando a conduta delas e o modo como o público responde.

    Um fabricante de banheira para berçario, por exemplo, precisa ter uma visão ampla de seu mercado para saber construir seu posicionamento e a estratégia de marca.

    Também é papel do empreendedor saber o que sua marca representa, em outras palavras, qual é sua proposta de valor. Depois de defini-la, fica mais fácil adequá-la ao contexto atual e uni-las às tendências vindouras.

    O papel da organização é alinhar sua mensagem com aquilo que o público procura, para que possa fortalecer sua conexão com as pessoas.

    Para estar de acordo com aquilo que o consumidor moderno deseja, é necessário se relacionar com ele, mantendo-se amigável e focado na humanização da marca.

    Uma das ferramentas mais utilizadas para fazer isso é o Storytelling, que nada mais é do que contar uma história para despertar a empatia das pessoas e mostrar que o posicionamento da empresa vai além de uma simples corporação.

    Quais são os pilares fundamentais para um bom o posicionamento de marca empresarial na internet?

    Para fazer o posicionamento de sua marca, um fabricante de letra caixa iluminada com led deve considerar alguns pilares importantes.

    Um deles é a lealdade e promoção, usado quando o cliente já foi conquistado. Para aplicá-lo, a empresa pode criar um programa de fidelidade, enviar ofertas especiais, oferecer brindes, dentre outras práticas para construir o posicionamento da empresa no mercado.

    O segundo pilar é a consistência, que nada mais é do que ser uma empresa consistente em suas ações. Isso significa que a companhia precisa colocar em prática aquilo que se propõe a fazer. Dessa forma, ao entregar o que promete, os clientes verão o seu negócio que têm um posicionamento da empresa que prioriza pela verdade.

    Por fim, o terceiro pilar são os colaboradores, que devem estar alinhados com as estratégias definidas e de acordo com o posicionamento da marca.

    4 Dicas para melhorar o posicionamento da empresa

    Tendo em vista todas as informações sobre o assunto, você já está pronto para melhorar o posicionamento do negócio. Algumas dicas para fazer isso são:

    Humanizar a marca

    Ter uma marca humanizada é elemento fundamental para o bom posicionamento, pois dessa forma, um fabricante de saco personalizado para correio consegue estabelecer uma conexão com os clientes.

    A companhia deve compartilhar características e valores importantes para seu público para que possa ser a primeira opção das pessoas. Assim, ao humanizar a marca, você adota um posicionamento da empresa que aproxima o consumidor dos processos internos do seu negócio.

    Investir em Branding

    Investir em branding é necessário para que o posicionamento da empresa se torne mais assertivo. Por meio dele, a empresa consegue se consolidar e estabelecer parâmetros consistentes, relacionados ao seu nome.

    Mas além de pensar nas cores e no logotipo, é necessário implementar uma linguagem apropriada nas redes sociais, nas campanhas publicitárias, nos conteúdos distribuídos e no padrão estético do negócio.

    Trabalhar o pós-venda

    Depois que o cliente compra piso laminado claro, uma loja de materiais de construção deve trabalhar o pós-venda. Trata-se de um conjunto de estratégias que vão fidelizar os clientes e fazê-los comprar mais vezes.

    É muito mais fácil e barato fidelizar alguém que já compra com você do que conquistar um cliente novo, afinal, essa pessoa já conhece a empresa, seu atendimento e os produtos que vende.

    Adote estratégias que cativam as pessoas e que estabelecem um relacionamento contínuo com elas, por exemplo, enviando um e-mail para saber se o cliente está satisfeito com a solução adquirida.

    Entender as necessidades do consumidor

    Procure entender o que os consumidores estão buscando, pois assim, com tal posicionamento da empresa, você conseguirá segmentar seu público e trazer mais sentido para as estratégias comerciais.

    Um fabricante de papel para bandeja fast food pode fazer a segmentação com base em informações demográficas, geográficas ou psicográficas.

    Para conhecer as necessidades do consumidor, trabalhe com pesquisas, entrevistas, dentre outros recursos do tipo. Ao obter os resultados, fica mais fácil ter uma visão de suas preferências e necessidades.

    Considerações finais

    O posicionamento da empresa é uma necessidade indiscutível e deve fazer parte do planejamento e investimentos do negócio.

    A internet oferece canais para construir o posicionamento da empresa necessário para o seu negócio, assim como o Marketing Digital traz todas as ferramentas e estratégias necessárias para essa construção.

    Com as dicas apresentadas nesse artigo, vai ficar muito mais fácil trabalhar o posicionamento da empresa para que o seu negócio tenha sucesso no mercado e na web, além de aproveitar todos os benefícios dessa prática na sua vida pessoal, também.

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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