Revolução digital: o que esperar dessa nova era?

O termo mais comentado nos ambientes acadêmicos a respeito da era atual é a revolução digital. Logo, se trata da era que o mundo passa atualmente, responsável por mudanças profundas em diversos setores da sociedade.

As ideias de filmes e livros mais antigos sobre um futuro, no qual haveria carros voadores e mais invenções impossíveis para aquela época, nunca estiveram tão próximas de existirem. As mudanças causadas pela tecnologia assustam e, ao mesmo tempo, encantam os analistas.

Entretanto, será que as promessas da revolução digital são compostas somente por coisas boas? É sobre esses e mais conceitos que este artigo explicará. Assim, conheça como se deu o desenvolvimento dessa era e as consequências do fenômeno para a atualidade.

O que é a revolução digital?

A revolução digital é o momento de mudanças profundas no modo de vida e trabalho humano devido ao surgimento de novas tecnologias. Suas origens remontam a 1947, com a invenção do transistor, trabalho de responsabilidade dos físicos John Bardeen, Walter Houser Brattain e William Bradford Shockley.

Essa criação possibilitou a melhora de diversos sistemas tecnológicos da época e no desenvolvimento de diversos aparelhos, com o transistor se criou: telefones, videogame e outros. Ao chegar em 1990 a internet dava seu primeiro grande passo, com o surgimento do navegador Internet Explorer e assim iniciava-se a era da informação.

O que é a revolução digital
Fonte/Reprodução: original

Para garantir a sua compreensão a respeito de detalhes cautelosos dessa revolução, cabe aprofundar o entendimento do significado das duas palavras que carregam todo o seu conteúdo: revolução e tecnologia. O primeiro se trata de mudanças repentinas em estruturas que afetam a sociedade.

Ao pensar na Revolução Industrial, por exemplo, observa-se uma alteração radical e rápida nas formas de produção. Na Revolução Francesa propõe mudanças rápidas na atmosfera política e assim por diante. Esse mesmo raciocínio permanece na definição.

A tecnologia, por sua vez, significa o conjunto de técnicas criadas por seres humanos para executar tarefas, seja com caráter de trabalho ou pura sobrevivência. Como a “descoberta” do fogo, responsável pela proteção da espécie humana contra animais selvagens e melhor utilização dos alimentos. O impacto dessa descoberta possibilitou diversas criações como o fogão, aprimoramento de ferramentas de caça e outros.

Com os dois conceitos em mente, temos a seguinte definição: a revolução digital se trata das mudanças repentinas na sociedade causadas pelo desenvolvimento das técnicas humanas.

Quais as consequências desse movimento?

Existem diversas consequências da revolução digital, mas conheças as principais ou pelo menos, as que tiveram mais impacto na sociedade:

  • Mudança no modo de trabalho;
  • Novas exigências do mercado;
  • Mudanças na educação;
  • Mudanças na relação dos seres humanos;
  • Incertezas dos limites da capacidade humana.

Perceba como nos itens da lista houve a repetição da palavra “mudança”. Esse é o principal caráter da revolução tecnológica, o que faz bastante sentido ao comparar com os tempos de estudante sempre que se estava diante de um estudo de revoluções importantes.

O último tópico pode parecer um pouco mais abstrato do que os demais. Porém, durante os estudos, é notável o desenvolvimento repentino das técnicas humanas ao observar um período relativamente curto. Dos anos de 1980 até os dias atuais, por exemplo, nota-se que em um intervalo de 40 anos se tornou possível entrar em contato com pessoas do outro lado do globo.

Principais inovações da revolução digital

Através do grande desenvolvimento de aparelhos tecnológicos, é possível selecionar, como principais inovações da revolução digital:

  • Internet;
  • Smartphones;
  • Computadores;
  • Robôs;
  • Canais de comunicação.

Ressalta-se um destaque para o primeiro e último item da lista que praticamente cresceram ao mesmo tempo. Com o avanço da internet foi possível desenvolver diversas formas para que os seres humanos pudessem facilitar o processo de comunicação. Como resultado, nasceram aplicativos muito conhecidos como Facebook, Instagram, WhatsApp e afins.

Através dessas criações, é perceptível como essa revolução mudou a maneira com a qual se trabalha. Enquanto algumas funções tendem a deixar de existir, outras se complementam com a facilidade e conforto gerados pela tecnologia.

Você já parou para pensar como o serviço de delivery mudou a forma de restaurantes trabalharem? A existência desse sistema de entrega só se tornou possível com a revolução digital e apesar de ser recente, o delivery é responsável por um grande percentual das vendas de restaurantes.

Vantagens e as desvantagens da revolução digital

Pode-se dizer que ela apresenta como maior vantagem a facilidade de executar processos trabalhosos e como desvantagem principal, apesar das propagandas enfatizarem o lado bom da tecnologia, há desigualdade tecnológica. Assim, ao pensar nas vantagens, destacam-se as seguintes:

  • Maior facilidade nos processos diários;
  • Maiores resultados;
  • Acesso mais fácil a qualquer tipo de conhecimento.

Com base no primeiro tópico da lista, imagine nos tempos antigos o quão árduo deveria ser entrar em contato com empresas sem uma tecnologia de mensagens. Inviável, correto?

Portanto, percebe-se uma maior facilidade em processos que precisam ser executados constantemente como pesquisas, contatos, pedidos e outros.

Vantagens e as desvantagens da revolução digital
Fonte/Reprodução: original

A facilidade que os bancos digitais, a exemplo do Nubank, oferecem aos seus usuários também são ótimos exemplos da facilidade proposta pela tecnologia. Ao falar com uma pessoa mais velha é, praticamente, garantido uma reclamação de processos burocráticos para resolver pendências de cartões de créditos e outras questões da vida financeira.

Quanto aos maiores resultados, fala-se especificamente sobre a possibilidade de gerar interesse pelo seu serviço em todos os lugares do mundo. Isso implica em mais quantidade de vendas, mais parcerias e necessidade constante de crescimento.

Logo, é possível estar no Brasil e uma empresa Russa demonstrar interesse em seu trabalho, não ter dificuldades para entrar em contato através de e-mails e outros canais de comunicação. Essa possibilidade é responsável por diversas parcerias internacionais e nacionais, o que promove maior crescimento no mercado.

Por fim, a revolução digital traz como última grande vantagem a facilidade para consultar qualquer tipo de informação. Com um aparelho e acesso à internet, é possível acessar praticamente todo conteúdo existente.

Imagine para um cientista da química, por exemplo, ter a possibilidade de consultar materiais de Harvard, Oxford e outras grandes fontes de conhecimento sem precisar se deslocar a esses locais? Esse grande feito resulta, inclusive, no nome de era da informação.

Com isso, após entender as vantagens, conheça quais são as principais desvantagens e suas problemáticas, dentro dessa revolução:

  • Verificação da veracidade de informações;
  • Desigualdade tecnológica;
  • Extinção de empregos.

A primeira desvantagem traz a necessidade de confirmação se aquele conceito está correto e isso se dá, principalmente, pelo excesso de postagens. Com uma grande quantidade de informações postadas diariamente, até mesmo para poderosos sistemas fica difícil a verificação da veracidade e esse fato precisa acompanhar o consumidor de conteúdos online.

A desigualdade tecnológica, por sua vez, é causada pela falta de distribuição de riquezas em diversos locais no mundo. Apesar do grande desenvolvimento das tecnologias, altas taxas de pobreza continuam a ser registradas diariamente e esse fato impossibilita essa camada da sociedade de ter acesso a conteúdos de internet.

Por último, a extinção de diversos empregos também é um fato muito temido e discutido nos campos acadêmicos e isso se dá pelos aparelhos tecnológicos executarem as funções. Por exemplo, para os contabilistas que não se adaptam às novas tecnologias, podem ser demitidos devido aos diversos mecanismos executam os cálculos necessários da profissão. Isso se aplica a funções como caixas de supermercado e entre outras.

Como a revolução digital afeta o mercado e a educação?

É notável como a revolução digital é responsável por alterar a maneira de se educar devido às novas necessidades mais rápidas do mercado. A principal característica deste para o momento atual é a exigência de soluções mais rápidas e aplicáveis ao contexto do negócio.

Em relação às mudanças causadas na educação, nota-se que o cenário busca por profissionais capazes de lidar com conceitos e transformá-los em ideias aplicáveis. Portanto, o ensino que antes se baseava no excesso de assuntos dará cada vez mais lugar a uma educação com foco em profissionalizar para determinadas funções.

Espera-se de um programador, por exemplo, uma grande capacidade de raciocínio e soluções rápidas de problemas além do conhecimento teórico da área. Todo esse saber é fornecido através de um profundo trabalho de aprendizados matemáticos e práticas que influenciam o aprimoramento desses mecanismos intelectuais. A escola precisará seguir essa ideia em suas práticas caso deseje formar profissionais qualificados para a nova era.

O papel da inteligência artificial na revolução digital

A inteligência artificial sempre foi desde os seus primórdios uma divisora de águas. Ao mesmo tempo que é responsável por facilitar diversas etapas importantes do trabalho, o temor pela substituição de humanos por máquinas ainda é muito forte.

Na área da medicina, por exemplo, já existem robôs criados pelo Google com alta taxa de precisão para realizar diagnósticos de câncer. Um ótimo exemplo de inteligência artificial aplicada que diminui a ocorrência de erros.

Logo, pode-se entender a inteligência artificial como uma das ferramentas mais poderosas da revolução digital. Entretanto, essa inteligência não substitui completamente as atividades humanas, mas exige dos futuros profissionais um constante aperfeiçoamento.

Como vencer a revolução digital?

O passo principal para “vencer” a revolução digital é entender que ela é inevitável e promete causar muitas alterações. Neste momento, os clientes promissores e as ferramentas mais evoluídas para administrar o trabalho se concentram no meio digital. Por isso, abrace a nova era e compreenda como o seu negócio pode acrescentar as mudanças causadas.

Caso você seja dono de uma empresa que desenvolve aplicativos, por exemplo. Ela estará a seu favor, pois novos mecanismos que colaboram para seu negócio, surgem a cada momento, só cabe à sua empresa selecionar os mais adequados.

Entretanto, e nos casos que uma empresa não lida com tecnologia? Como se adaptar? Bem, para esse cenário será preciso juntar as características de seu negócio com as tecnologias que auxiliam no crescimento dele. Pode ser complicado no começo, mas é um processo necessário e obrigatório para garantir que sua empresa não fique para trás.

Restaurantes são ótimos exemplos de adaptação a esse cenário. A necessidade de aderir a ferramentas de comunicação online e delivery faz com que esses estabelecimentos estudem cuidadosamente o modo de trabalho para melhor adaptação.

É nesse contexto que entra uma dica bônus para que sua empresa obtenha a vitória: faça boas parcerias. Com parceiros competentes e dispostos a crescer, ambas as empresas irão dispor de grande ajuda e maior probabilidade de desfrutarem do sucesso que o cenário promete.

Através dessa última ideia, conclui-se todo o raciocínio sobre a revolução digital. Espera-se de você uma grande compreensão a respeito do assunto e capacidade de aplicação dos aprendizados no dia a dia de seu negócio. Utilize bem o que essa era tem a oferecer e fique atento aos cuidados necessários para maior aproveitamento dos pontos positivos.

© Copyright GuestPosts 2019 - 2024. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por E-Inov Soluções Tecnológicas