Entenda o Método OKR e Como Ele Pode Melhorar Seu SEO

O método OKR é um trunfo potente dentro do marketing, e pode ser adaptado tanto no link building como em estratégias SEO, no geral. Seu objetivo é aumentar a eficiência dessas estratégias e torná-las mais inteligentes para seu site – por isso, esse método é tão recomendado. 

Por meio do conceito, é possível criar estratégias muito mais otimizadas, pois levam em consideração as necessidades, metas e objetivos da empresa. Não só isso, também oferecem uma perspectiva mais clara do que pode e deve ser feito para garantir os resultados desejados. 

O que é o método OKR e como ele funciona?

Por definição, o método OKR é uma forma de análise que visa identificar as necessidades de uma atividade e criar as melhores maneiras para alcançar esses objetivos. O método apresenta de maneira clara qual é a meta que deve ser buscada e alcançada, assim como os passos ou recursos usados para atingir os resultados. 

O que é o método OKR e como ele funciona
Fonte/Reprodução: original

OKR é, na verdade, uma sigla onde estão presentes os seguintes conceitos: Objective (Objetivos) e Key Results (Parâmetros para o Resultado). Enquanto o Objective cuida do principal objetivo que as atividades exercidas desejam seguir, o Key Results cuida para que seja possível acompanhar a evolução desses resultados. 

Afinal, para se tornar um grande site do mercado, é fundamental estar presente para o público e ter um marketing de qualidade – e este é um exemplo prático de como os dois conceitos funcionam. As Key Results são muito importantes para analisar métricas, o andamento e o quão próximo está um site de atingir seus resultados. 

Objectives

Na categoria Objective, o método OKR identifica quais são as metas gerais da empresa, não de cada atividade específica, mas aquele objetivo que reúne todas as estratégias. Para o SEO, este é um objetivo fundamental, pois coloca as próprias estratégias de SEO em função de um objetivo maior. 

Desta forma várias atividades, recursos e etapas podem ser aplicadas em função de um objetivo maior. Pautar qual é este objetivo se torna a base de toda a estratégia, e qualquer outra atividade ou recurso que virá somar ao SEO deve ser integrado nessa meta definitiva, assim como a contabilização de outros resultados. 

Key Results

Key Results são os parâmetros ou métricas pelos quais se define que um SEO está de fato chegando ao seu objetivo. Cada parâmetro contribui de alguma forma para conseguir melhorar o SEO de um site, e deve ser lido em função dos objetivos maiores que já citamos. O uso desses parâmetros é indispensável para o sucesso da estratégia. 

É possível encarar esses parâmetros como pequenas metas e etapas seccionadas dentro da grande meta, que é o objetivo no geral. Portanto, para concluir o grande objetivo, o Objective do OKR, é necessário antes concluir cada um dos Key Results, colher os seus resultados e aplicar esse conhecimento na prática. 

Vantagens no uso do método OKR

Há várias vantagens na hora de usar o método OKR em sua estratégia SEO, entre as principais podemos citar uma perspectiva mais clara do que fazer, além do acompanhamento de cada etapa de perto. O uso do OKR é fundamental para praticamente qualquer negócio, entre outras vantagens estão: 

  • Melhora o SEO do site; 
  • Aumenta a perspectiva do site;
  • Melhorar diversas funções da página;
  • Conclui as etapas de maneira mais pragmática. 

Essas são as principais vantagens e benefícios do uso do método no seu SEO, uma perspectiva técnica e bastante exata de como conseguir atingir seus objetivos de maneira muito mais saudável. Quanto mais adaptar o método para sua estratégia SEO, melhor ela será e mais resultados conseguirá obter. 

Passo a passo de como implementar o OKR

Embora o método OKR possa parecer bastante simples de ser aplicado, é necessário prestar atenção a certos detalhes como que perguntas devem ser feitas e o que deve ser o principal objetivo. Esses são alguns dos pontos importantes e etapas que formam os passos ideais para colocar o método em prática. 

Passo 1 – metas e objetivos

O primeiro passo é definir quais serão as metas e objetivos, especialmente o Objective principal. Outros objetivos e metas menores que irão compor o Key Results também devem ser levados em conta e participar da criação de metas. O ideal é que neste ponto todos os objetivos sejam bem diretos e fáceis de entender. 

Neste primeiro passo também é importante que todos os colaboradores que podem de alguma maneira contribuir com o projeto de método OKR sejam informados sobre ele. Os envolvidos no site devem ser informados e reuniões sobre o método devem ser iniciadas com toda equipe. 

Passo 2 – hierarquização dos objetivos

Após definir quais são as metas é fundamental hierarquizá-las e definir quais são as mais importantes e as menos importantes. Ou melhor: quais as que devem ser cumpridas mais rápido, e quais podem demorar um pouco antes de serem completadas, de modo a formar uma linha de produção de objetivos. 

É neste momento em que os objetivos são diferenciados entre Key Results e Objectives. Como já comentamos, é fundamental saber diferenciar quais são os objetivos principais daqueles que podem ser cumpridos de modo secundário e servem mais como parâmetro para a grande estratégia. 

Passo 3 – estabeleça prazos

Cada um dos objetivos definidos, seja da classe Objective ou Key Results, devem ter um prazo razoável. Deste modo o site e seus profissionais podem realizar cada um dos objetivos de maneira tranquila, enquanto mira na conclusão da grande meta.

Porém, é necessário atenção com aqueles resultados que devem ser entregues de maneira mais urgente. A compra de uma ferramenta ou aplicação de um recurso importante, por exemplo. Aquilo que é mais urgente deve ser realizado primeiro para a conclusão de todo o processo. 

Passo 4 – início do projeto e seu acompanhamento

No passo 4 o projeto é colocado em andamento, como também é fundamental ficar de olho nos resultados. Os times devem ser definidos, assim como cada responsável pelos KRs que devem ter aqueles que se responsabilizam por concluí-las. É ideal que sejam acompanhadas e recebam todo o suporte da equipe. 

Passo 5 – não esconda a estratégia dos colaboradores

Aplicado o método OKR é muito importante que as metas fiquem à vista de todos os colaboradores do site. Deste modo é possível que vários dos participantes do site fiquem ligados em como a página cresce e quanto mais se aproxima do objetivo final. Todos os colaboradores devem conhecer a estratégia.

Passo 6 – foque nos resultados

O foco do método OKR são os resultados, porém fica o alerta para que o site não confunda suas boas intenções e esforços com estes resultados. Muitas vezes. uma página aplica todo seu recurso, ferramentas e profissionais em estratégias que não rendem tanto assim.

Quanto transportado para o SEO, é possível identificar quais são as melhores oportunidades para fazer link building, por exemplo. É necessário aqui focar mais na qualidade do que na quantidade, e por isso que a Guest Posts oferece soluções para seu SEO e método OKR.

A Guest Posts é a primeira plataforma dedicada ao guest post do Brasil, onde seu site encontra as melhores oportunidades para trocar links. Conheça mais sobre a Guest Posts e veja como crescer no mercado e conquistar o objetivo de crescer no mercado. 

Exemplos de Objetivos e Resultados-Chave para SEO

Como ficou claro com o método OKR é fundamental ter bons resultados para conseguir alcançar a sua meta mais importante. Para conseguir chegar a esses resultados tão interessantes, separamos aqui alguns exemplos de como utilizar de maneira objetiva o conceito para conseguir melhorar seu SEO. 

Objetivos: Ranquear bem no Google

Ranquear no Google é fundamental para um site ser considerado de sucesso, por isso é comum que seja um dos grandes objetivos (Objectives) de um site. E. para garantir esta realidade. é necessário ter bons Key Results, que serão fundamentais para o sucesso de toda empreitada. Entre as melhores KRs:

  • Indexar o site;
  • Criar conteúdo relevante;
  • Estudar o público-alvo;
  • Se conectar com o público-alvo.

Esses são os principais KRs que devem ser utilizados para esse objetivo maior. Ao seguir cada um desses passos e metas menores, com certeza seu site poderá alcançar as melhores chances de ser bem ranqueado no Google. Desde, é claro, consiga se comunicar com o público. 

Objetivos: Se tornar autoridade na internet

Ser uma autoridade na internet é mais um objetivo digno do método OKR, e não é nada fácil conseguir este feito. Embora seja simples e as fases para atingir uma boa autoridade sejam relativamente diretas, ainda assim é fundamental ter uma boa estratégia para agir por este objetivo. Para essas estratégias as melhores Key Results são: 

  • Criar um conteúdo que se relaciona com o público;
  • Estar bem posicionado na SERP;
  • Ser citado por outros sites do nicho;
  • Conseguir boas parcerias e backlinks. 

Esses são os principais meios para conseguir atingir esse objetivo, por isso é tão importante apostar no método OKR para conseguir atingir essa meta. Ao colocar seu site como autoridade na internet, é mais fácil trabalhar com o público, conseguir mais resultados na SERP e atrair os melhores parceiros para sua página! 

Objetivo: Realizar um bom link building

Criar link building é uma tarefa comum a qualquer site que deseja crescer de maneira orgânica e para realizar este objetivo o método de OKR pode ser utilizado de maneira bem eficiente. Aqui também existem KRs que são essenciais, e entre as principais podemos citar as seguintes: 

  • Criar conteúdo relevante;
  • Procurar a Guest Posts;
  • Trocar links com outros parceiros no mercado;
  • Buscar de maneira ativa esses novos parceiros

Para quem deseja uma estratégia de link building de sucesso, procure seguir essas KRs que certamente serão de grande ajuda! Afinal, são pequenos objetivos e metas que trabalham em prol de um objetivo maior, desta forma, garante um crescimento para o seu site e página. 

Como a plataforma Guest Posts e suas funcionalidades podem ser alinhadas com seus OKRs de SEO?

E na hora de aplicar seu método OKR, não deixe de contar com a Guest Posts, a plataforma de guest posts que cria o melhor link building para seu site. Com a Guest Posts é possível crescer em SEO, liderar a SERP e construir um link building de muito sucesso, especialmente pelo uso das KRs.

Como a plataforma Guest Posts e suas funcionalidades podem ser alinhadas com seus OKRs de SEO
Fonte/Reprodução: original

Pois, sim, se seu objetivo é conseguir melhorar o seu SEO, então em praticamente todas as Key Results podem ser auxiliadas pela plataforma Guest Posts. Confira o que a Guests Posts oferece para você: 

  • Guests Posts com diversos parceiros disponíveis no mercado;
  • Métricas para monitorar backlinks;
  • Plataforma gratuita;
  • Parceiros relevantes no mercado.

É uma plataforma fundamental para criar seu link building e ainda monitorá-los de perto! Além disso, a Guest Posts é uma forma muito mais segura para encontrar guest posts orgânicos e parceiros que trazem relevância para seu site. Vale a pena se cadastrar e usar essa ferramenta. 

Como os OKRs pode te ajudar?

Os OKRs ajudam na identificação de quais os principais objetivos de uma empresa, e que etapas são necessárias para conseguir realizá-los. É a melhor forma possível para identificar as oportunidades de melhoria e finalmente concluir aquele objetivo pelo qual seu site luta para sempre. 

É possível conquistar um bom SEO para o site, conseguir mais backlinks e aumentar o rank na SERP por meio dos métodos de OKRs. Essa perspectiva mais científica das necessidades poderá melhorar bastante o desempenho do site. 

E não deixe de contar com a Guest Posts, a sua melhor amiga para o link building e guest posts. Com o método certo e a melhor plataforma do mercado, seu SEO fica muito mais garantido. Visite o site da plataforma e conquiste os melhores posts para crescer na internet!  

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