Conheça as melhores ferramentas de SEO e estratégias para deixar o seu site no topo do Google!
Não é segredo que a Otimização dos Mecanismos de Busca, o SEO Marketing é uma estratégia necessária para que o seu site garanta um melhor ranqueamento no Google.
O fato é que, alcançar os primeiros lugares nas pesquisas do Google não é uma tarefa fácil e exige não só uma grande dedicação, como atualização frequente.
Afinal, em uma concorrência crescente, as chances de que o buscador amplie as necessidades e exigências em um bom conteúdo é proporcional.
As tendências e os critérios do Google podem mudar de forma substancial a cada período que se passa, por isso, é necessário um estudo constante do que é necessário para melhorar a qualidade do conteúdo para o usuário.
Talvez, para você, o SEO sejam técnicas prontas e robotizadas, mas ao contrário do imaginado, esse pode ser um pensamento limitado.
O SEO envolve outras subjetividades que, talvez, faltem em alguns sites, blogs e plataformas para o alcance de um bom posicionamento.
Neste sentido, se o seu desejo é garantir autoridade, gerar mais buscas e por consequência, conversões de vendas, o tráfego orgânico (não pago) é um instrumento que pode te ajudar, e muito!
Por isso, selecionamos 5 estratégias de SEO Marketing eficientes para ranquear o seu site. Confira a seguir e aproveite as dicas:
6 passos essenciais para uma Estratégia SEO
1. Faça uma análise geral de conteúdo
Em primeiro lugar, vamos aproveitar que o ano de 2021 começou para dar início a novos planos e circunstâncias, “renovar a cara” do nosso conteúdo.
Uma análise de métricas e monitoramento mensal, trimestral ou até semestral é importante para que as melhores condições sejam colocadas no seu devido lugar.
Da mesma forma, são as adaptações próprias ao Google, que permanece modificando a sua forma de categorização com base em uma experiência cada vez melhor ao usuário.
Por isso, lembre-se de que o seu conteúdo deve ser muito bem selecionado, e nesse caso, deve corresponder com o que o seu público-alvo necessita.
O mais importante, nesse caso, é corrigir os erros já presentes, evitá-los nas próximas postagens e buscar a melhor forma de melhorar.
2. Lembre-se das Palavras Chave
O processo de escolha das palavras-chave deve ser muito bem estudado. Ainda mais do que pensamos, por isso, existem ferramentas que podem te ajudar.
Falaremos mais sobre elas ainda neste artigo.
O fato é que os termos de busca precisam ser estudados de forma eficiente e pensados de acordo com a sua persona.
São elas que podem atrair ou não o seu leitor, e precisam estar bem presentes não só nos títulos, mas durante o conteúdo abordado.
Desse modo, você precisa escolher um termo que facilite o acesso dessa persona, e produzir um conteúdo relevante com base no solicitado.
Não adianta escolher um tema x, e falar sobre o y. Afinal, o Google também faz essa seleção.
Se possível, escolha termos mais detalhados e que ajudem esse usuário a encontrar o que ele precisa, de forma sucinta e clara.
3. Divulgue em outras redes
Não pense que divulgar apenas no seu blog e site é o suficiente.
Quando o seu público é fidelizado pelas redes sociais, por exemplo, quando ele deseja um conteúdo específico sobre a sua área, ele já sabe onde recorrer.
O motivo?
Ele encontrou autoridade no seu conteúdo. E esse aspecto não é nada fácil de conquistar.
Por isso que a interação, o SEO marketing, o marketing de conteúdo e os mecanismos de acesso de visitas precisam ser bem trabalhados em prol de ranquear seu site.
Isso envolve presença e persistência no meio online, até porque, esses resultados não são automáticos e necessitam de dedicação.
Uma boa dica para quem deseja fortalecer e potencializar o conteúdo, por exemplo, são os guests posts, que funcionam como uma maneira eficiente de aumentar o tráfego orgânico.
Os conteúdos frios, ou seja, sempre recorrentes, são uma opção ainda mais eficiente para isso.
4. Ofereça uma experiência positiva para o usuário
Uma experiência positiva envolve um conjunto de aspectos da estratégia de SEO Marketing, mas como um todo, inclui a parte objetiva e subjetiva, envolvendo o SEO On Page e o SEO Off Page.
No entanto, quando falamos de aspectos do site como um todo, incluindo velocidade de carregamento da página, envolvemos um detalhe fundamental.
Da mesma forma, a otimização do design da página para dispositivos móveis, em que as pesquisas estão cada vez mais presentes, principalmente quando é realizada no dia a dia.
Esses dois fatores estão alinhados no que diz respeito à permanência e conforto do usuário que está fazendo uma pesquisa.
Nesse caso, podemos ver novamente a importância de fazer uma boa análise e entender o que forneceu um bom engajamento e o que não.
O mais importante é tentar produzir um bom conteúdo e prezar por alternativas que o tornem mais leve e atrativo.
5. Utilize imagens e vídeos otimizados
A utilização de imagens e vídeos otimizados é essencial para o SEO Marketing.
Isso porque, essa utilização será importante não só para o descanso durante a leitura, como para a demonstração real do que está sendo dito.
Da mesma forma, o ato de comprimir as imagens e vídeos de modo a aumentar a velocidade de carregamento e tornar o conteúdo mais leve é mais que válida.
É importante optar por arquivos do menor tamanho, mas com qualidade na resolução, para não afetar a qualidade do que está sendo publicado.
Além disso, há a possibilidade de fazer links internos e externos com as próprias imagens, o que pode ajudar na otimização do conteúdo.
E mais: lembre-se que as buscas também podem ser feitas pelas imagens, então relacioná-las à palavra-chave torna-se ainda mais necessário.
O texto alternativo, por exemplo, é importante para a descrição do que está na imagem, permitindo a acessibilidade de todos.
Por isso, na hora da publicação, lembre-se que imagens e vídeos também precisam ser otimizados!
5. Plataforma Guest Posts
Faça parte da comunidade Guest Posts gratuitamente e encontre grandes sites para sua Estratégia de Link Building com backlinks de qualidade para ranquear o posicionamento do seu site no topo dos mecanismos de busca.
A Plataforma Guest Posts conta com mais de 6.800 artigos de Guest Posts, e mais de 4.300 sites e blogs cadastrados.
Encontrar parceiros de alta qualidade para o seu nicho de negócio se tornou uma estratégia essencial para ranquear o seu site ou blog no topo dos mecanismos de busca.
Dentro da Plataforma Guest Posts você ainda conta com o plágio checker, monitoramento de sites e links, mercado de GuestPostCoin, programa de afiliados (para você que deseja ganhar dinheiro com publicidade), entre outros.
Acesse nosso site oficial Guest Posts e confira todos os nossos serviços, ou entre em contato com um de nossos especialistas.
4 Ferramentas SEO para alcançar o topo dos mecanismos de busca
Existe uma grande variedade de ferramentas na internet que podem auxiliar você no processo de SEO Marketing e ranqueamento.
Elas serão importantes para acompanhar como vai o seu processo e alcançar resultados ainda melhores.
Confira abaixo algumas das Ferramentas SEO:
1. Google Search Console
O Google Search Console é a ferramenta ideal para melhorar o desempenho do seu site, inclusive no que diz respeito às palavras-chave.
Isso porque, esse serviço ajuda na coleta de informações e dados dos termos de busca, o que ajuda, por exemplo, o entendimento de como anda o posicionamento da sua página.
Dessa forma, você compila essas informações de acordo com o tráfego e procura das pessoas em relação a determinados temas, e você também pode acompanhar todo o processo de indexação das páginas do seu site.
2. SEMRush
Entre as opções gratuitas e pagas, a ferramenta SEMRush também merece destaque.
Ela ajudará você a fazer uma análise e encontrar as buscas por palavras-chave, que podem ajudar na tomada de decisão não só do tema ideal, como a simplificação do que será dito.
É uma ótima opção para fazer esse estudo e aumentar o potencial do SEO Marketing.
Sendo assim, encontram-se como alguns tipos de relatório que, se bem analisados e acompanhados, podem fazer uma grande diferença para os próximos resultados relacionados ao SEO do seu site.
3. Google Meu Negócio
Apesar de ser uma novidade para alguns, o Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita em que as pessoas podem encontrar seu site e seu negócio, com opção de visibilidade para quem está por perto.
Trata-se de uma estratégia de SEO Local, que pode ajudar você na garantia de uma maior presença digital. O fato é que essa ferramenta também é importante para o alcance de clientes, devido à proximidade.
É um modo excelente de alcançar um espaço nos locais de pesquisa e receber visitas por um bom ranqueamento de SEO Marketing.
4. Google Analytics
Por fim, sugerimos mais uma opção oferecida pelo Google: o Google Analytics.
Essa ferramenta será importante para fazer uma checagem geral e checklist de melhorias para o seu site.
É uma forma de monitorar o tráfego e entender de onde surgem as visualizações, com opções até para saber as regiões em que o seu site está sendo mais acessado.
São diversas opções que podem contribuir para que você melhore a sua estratégia e possa ranquear ainda mais. Isso porque, vai além de acessos, mas você entende o comportamento do usuário.
Conclusão
Finalizamos essas dicas imperdíveis para você ranquear seu site e ocupar os primeiros lugares nas pesquisas do Google.
Curtiu? Espero que sim!
Preparamos esse conteúdo com toda a dedicação para que você alcance os melhores resultados.
A Guest Posts é uma plataforma completa para que você comece a adotar estratégias melhores de otimização e receber uma maior visibilidade no seu site.
E lembre-se: após a teoria, chegou a hora de colocar em prática todas essas dicas! O SEO é uma estratégia muito eficiente para alcance de tráfego orgânico.
Amplie seus conhecimentos e confira nosso checklist completo das Estratégias de SEO.
Até o próximo artigo!
Editora Chefe de Copywriting – Produção de artigos e conteúdos estratégicos – baseados em Marketing de Conteúdo – com foco em materiais ricos em marketing, empreendedorismo, atualidades e dicas empresariais.
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