Como avaliar o SEO do site? Veja como é fácil!

Após consultarmos especialistas conseguimos chegar nos principais pontos que devem ser considerados na hora de avaliar o SEO do site, confira.

Este pode ser um assunto que você considere complexo, porque envolve a observação de muitos fatores.

Para conseguir fazer uma avaliação assertiva é necessário que você tenha conhecimento aprofundado de como funciona o SEO.

Pensando nisso construímos um artigo objetivo que irá te apresentar o conteúdo de uma forma dinâmica e divertida, sem se esquecer de ser profundo para que você consiga fazer uma ótima avaliação do SEO do site.

Primeiros Passos

Para que você consiga avaliar o SEO do site é necessário que primeiro você tenha pleno domínio do assunto em questão. SEO é uma parte estratégica do marketing, que se encaixa dentro de um Plano de Negócios.

Por quê deve conhecer SEO?

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Se você entende de forma superficial como funciona um automóvel, na hora que você for comprar um e tiver avaliando, você não conseguirá ir além do que você já conhece.

Isso, pode fazer com que você se encaixe no ditado de; gato por lebre, ou seja, ao olhar apenas alguns fatores e acreditado que só aqueles demonstram todo o conteúdo, depois você percebe que não, mas aí já tarde!

Pensando em ajudar você a não cair nessa roubada preparamos o passo a passo de como o SEO é feito, para que você entenda de forma profunda sobre o assunto.

Entendendo o que é SEO

Para você que quer saber como funcionar o SEO é importante ter consciência  que ele se desdobra em muitas facetas, ou seja, ele vai muito além de palavras chave e tags no seu site.

Algumas pessoas preferem explicar a técnica de SEO por meio de duas classificações, mas isso faz com que você tenha um conhecimento muito raso sobre o assunto.

Buscando te entregar o melhor sobre como funciona o SEO acreditamos ser mais assertivo dividir em três categorias, SEO On Site, SEO On Page e SEO Off Pages, isso irá facilitar o seu aprendizado e ainda assim será algo mais rico.

SEO On Site: A parte técnica

Este é um ponto considerado pelos especialistas como mais técnico por se tratar da ‘configuração’ do site, ou seja, este ponto tem a ver como qualidade do HTML, por exemplo.

Mas, não só isso, porque aqui também é considerado o tempo de carregamento do seu site, a dica é ter um tempo de resposta ágil, uma vez que ao possuir um site que exibi o seu conteúdo de forma lenta, criar uma grande probabilidade de perca das suas personas.

Persona é a classificação destinada para as pessoas que possuem as características principais para que a venda do seu produto ou serviço aconteça.

Outro referencial encontrado dentro deste ponto (SEO On Site) é a proteção do seu site, algo de grande relevância para que o seu site consiga atingir um bom posicionamento nos resultados dos buscadores.

Com o objetivo de te fazer um expert no assunto é necessário que você saiba que em 2011 o Google lanço uma atualização na sua plataforma, conhecida como PANDA.

Ela é responsável por avaliar mais uma das referências pertencentes a este ponto, estamos falando da experiência do usuário, algo que depois dessa atualização se tornou importantíssimo para conseguir manter na frente dos demais sites do seu nicho.

Nicho é o mesmo que; classificação dos ramos de trabalho, o que a gente chama de setor alimentício ou de energia, poderíamos chamar de nicho, porque são varias empresas que trabalham com o mesmo produto.

Headings Tags é outro ponto necessário que você tenha cuidado, ou seja, você precisa destinar o tempo necessário para fazê-lo de forma assertiva, Headings Tags é o que conhecemos como H1, H2, H3 que tem muito a ver com a estrutura do texto, sua divisão.

Por fim, mas não menos importante, temos o Rich Snippets que são aqueles fragmentos de textos que aparecem em baixo do link, quando realizado uma pesquisa nos buscadores.

SEO On Page: Os conteúdos

Esta parte tem muito a ver com a qualidade dos seus conteúdos, ou seja, você precisa disponibilizar algo rico e que realmente gerará valor a sua persona (público alvo), porque fará também com que você consolide o seu público.

Mas, não só isso, porque dentro deste ponto se encontra o referencial de mais conhecido quando existe uma discussão sobre SEO que a utilização de palavras chaves, que deve ser distribuída ao longo de todo texto garantindo a assertividade do seu uso.

SEO Off Page: Movimentação de Personas

Outro ponto importantíssimo e conhecido em um nível mediano é a utilização de links internos e externos em seu site.

Porque isso é bom?

Porque os links internos garantem consolidar o seu público por meio da visita de múltiplos conteúdos em seu site, o que o algoritmo ver com bons olhos, assim como, o link externo.

Ou seja, um link em outro site direcionado para o seu site, o que diz para o algoritmo:

– Meu conteúdo é tão importante que outras pessoas estão me recomendando!

Ou seja, os links internos e externos são sucessos.

A melhor Estratégia de SEO Off Page é a técnica de Guest Posts, no qual, aliada à excelentes Estratégias de Link Building com backlinks de qualidade para ranquear o seu site no topo dos mecanismos de busca.

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Qual a melhor forma de avaliar o SEO do site?

Agora, que você possui pleno conhecimento da técnica SEO, só é necessário que você aplique este conhecimento em prática.

Mas, como você viu, uma das três partes é meio que impossível de avaliar, se tratando da avaliação do site de um concorrente, por exemplo.

Porque se refere a parte mais técnica da construção do SEO e essa parte só quem está na operação do site consegue ter acesso, mas você pode ter uma noção por meio do carregamento do site, por exemplo.

Por isso, para você que quer avaliar o SEO do site é necessário ou mais recomendado que direcione seu tempo para às duas outras partes que constituem o SEO, caso você esteja avaliando o site de um concorrente.

Já, na avaliação do SEO do site que pertence a você todas às três partes podem ser avaliadas com precisão e assertividade.

Conclusão

Agora quero saber de você, curtiu as dicas? Acreditamos que sim, mas esperamos primeiro que você tenha entendido como funciona o SEO e como avaliar o SEO do site do seu concorrente, como também, o seu.

Como você viu é possível avaliar o SEO do site de forma fácil e assertiva. Só é necessário levar nossas dicas em consideração, elas foram feitas reunindo o máximo de pesquisa e informações.

Confira também nosso artigo sobre: O que é SEO e para que serve?

Não esqueça de deixar nos comentários a sua opinião e qualquer dúvida, entre em contato com a Guest Post. Estamos à disposição para ajudá-lo a otimizar seu site ou blog com nossas estratégias e insights.

Até o próximo artigo!

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