Era da Informação: conheça tudo sobre a História da Web

Estamos em uma época onde usamos a internet para quase tudo, e isso faz parecer que a história da Web é obsoleta e ficou para trás. Mas a verdade é uma só: conhecer a história de como surgiu a grande rede de computadores mundial, bem como seu funcionamento desde os primórdios, é uma forma de detectarmos o quanto os fatos mais antigos influenciam na nova Era da Informação.

A história da Web ultrapassa a mera curiosidade, pois é uma história que está muito perto de nossa época atual. É um pouco diferente de estudar grandes acontecimentos em séculos passados, como as guerras e a formação da economia mundial. Aprender sobre a história da internet é uma forma rápida e inteligente de traçar o caminho desde o seu surgimento, com funções primárias, até os dias de hoje; um cenário super tecnológico em comparação.

No que diz respeito aos fatos que compõem a história da Web, podemos citar os primeiros acontecimentos, tais quais a comutação de pacotes e a criação da rede de longa distância. Qual era o cenário histórico que proporcionou tudo isso? Será que existe um motivo específico para usarmos o “www” para entrar em sites até hoje?

Também existe a questão da internet atual, que também já entrou na história da Web e está bem mais próxima de nós. O que podemos considerar como internet 2.0 e como ela afeta nossas vidas?

Veja a seguir todas as curiosidades sobre a Era da Informação e a história da Web, com os primeiros momentos da internet e como surgiram a rede de longa distância e o próprio comércio na internet. Conheça também como a nossa rede de informações evoluiu até os dias atuais e chegou até a internet 2.0!

Quando iniciou a história da Web? A Era da Informação

Na história humana, boa parte das tecnologias foi desenvolvida com propósitos bélicos, isto é, de guerra. Fosse para defender ou atacar, as nações sempre investiram pesado em ciência e tecnologia a fim de obter novas ferramentas para sair na frente e obter vantagens estratégicas.

No caso da história da Web, o seu contexto teve início no século XX. O cenário era de conflito entre potências: especificamente a Segunda Guerra Mundial. Nos anos 1940, foram criados os primeiros computadores, com intenção de proteger dados contra a ação dos inimigos.

Esse foram os primeiros passos da nova Era que vivemos atualmente, a Era da Informação.

Conta a história que Alan Turing, um matemático inglês muito jovem, desenvolveu uma máquina que era capaz de fazer cálculos em algoritmos. Só a palavra “algoritmo” já nos é familiar por conta de seu uso em plataformas e redes sociais. Mas naquela época, a intenção era decifrar os códigos dos alemães, dentre os quais estavam as informações sobre a própria batalha do Dia D.

Apenas 25 anos após os feitos de Alan Turing, alguns especialistas em tecnologia dos Estados criaram a primeira rede de computadores, espalhada por quatro universidades e com conexão autônoma. Assim, surgiu uma prosaica rede de computadores, o primeiro e-mail, bem como o primeiro protocolo que se tornou o fundamento para a internet como a conhecemos hoje.

Dessa forma, progressivamente, a Era da Informação deixava o mundo teórico para o mundo prático que vivemos.

Quais eram os meios de comunicação da época?

O mais interessante da história é que o conhecimento humano é acumulado, jamais substituído. Newton já dizia que via além justamente por se apoiar no ombro de “gigantes”, ou seja, seus antecessores.

Por isso, mesmo com a tecnologia avançada no século XXI, a escrita, com jornais e cartas, também fazia parte dos meios de comunicação. Outra tecnologia era o telégrafo, que era uma ferramenta que tornava possível a troca de mensagens a longa distância. Logo em seguida veio o telefone, muito usado desde a época do nascimento da internet até hoje.

Por fim, ainda havia a televisão e o rádio, como meios de comunicação em massa, e que continuam em pleno uso até os dias atuais.

Primeiros acontecimentos na origem da internet

Com intenção de mostrar a linha do tempo da história da Web, o melhor possível, vale a pena destacar alguns de seus acontecimentos mais importantes para a Era da Informação.

DARPA

É impossível traçar a história da Web e determinar a sua origem em uma só pessoa. Como já estabelecido, tecnologias de tamanha importância surgiam mais em tempos de guerra, com o apoio de uma nação inteira por trás e suas instituições de tecnologia. É o caso da DARPA.

Também conhecida como Agência de Projetos de Pesquisa Avançada em Defesa, a DARPA foi criada em 1958, não coincidentemente, um ano após o lançamento do Sputnik, que trata-se do primeiro satélite artificial lançado ao espaço pela humanidade. Foi a URSS, inimiga dos EUA no cenário da Guerra Fria, que conseguiu esse feito.

Logo, os EUA criaram a DARPA para ter um centro de pesquisa onde pudessem conter o avanço tecnológico dos russos e ultrapassá-lo. Uma agência que reunia cientistas, pesquisadores e recursos em alto nível tornou-se o cenário perfeito para a criação da rede de computadores.

A comutação de pacotes

Ao seguir com a história da Web, em 1961 surgiu a teoria da comutação de pacotes, a qual previa ser possível enviar e receber dados através de pacotes em uma rede de nós. Mesmo que os pacotes tomassem rumos diferentes, eles seriam refeitos ao chegarem ao destino.

No ano seguinte, em 1962, Paul Baran criou um pequeno sistema de computadores interconectados, totalmente imunes à ação externa. Isso significava que era possível proteger dados, uma vez que era possível acessá-los de qualquer um dos computadores da rede.

Rede de longa distância

Um grande avanço na história da Web ocorreu pouco tempo depois, em 1965, quando dois universitários usaram uma linha telefônica de baixa velocidade, conectada por comutação. Dois computadores, na Califórnia e outro em Massachusetts foram conectados dessa forma, o que caracteriza a primeira rede de longa distância feita, também chamada de WAN.

ARPANET, a primeira rede de comutação de pacotes

Em 1966, Lawrence G. Roberts, um dos responsáveis pela primeira rede de longa distância, continuou seu trabalho, agora na DARP, ele desenvolveu a primeira rede de comutação de computadores, e teve Howard Frank e Robert Kahn como parceiros no projeto. Juntos, fizeram contribuições significativas para a Era da Informação.

A história da web iniciou-se na década de quando o cientista britânico J.C.R. Licklider enviou um memorando para o seu colega informando sobre um projeto de “Inter-Serviços de Computadores” (ISP). Em Licklider se tornou o primeiro diretor do projeto DARPA da rede ARPANET, que é a base da web atual.

A web atual, como a conhecemos, surgiu na década de Em Tim Berners-Lee, cientista do CERN, desenvolveu a “World Wide Web” (WWW), um sistema que permitia aos usuários navegar por toda a internet através de links. Em Berners-Lee criou o primeiro servidor web, o “www.cern.ch”.

A partir da década de a web se tornou cada vez mais popular, e atualmente é usada por bilhões de pessoas em todo o mundo. A web mudou a forma como as pessoas interagem e compartilham informação, e hoje é uma das principais fontes de informação e entretenimento.

O sucesso da conexão por nós (comutada) foi tamanho que, em 1969, computadores de quatro universidades americanas já estavam conectados: o surgimento da ARPANET!

Network Control Protocol e o e-mail

No início da década de 1970, já haviam centenas de computadores conectados à ARPANET. Com isso, já estava consolidado o cenário perfeito para a criação de aplicativos feitos nos computadores conectados à ARPANET.
Logo depois, em 1972, o primeiro aplicativo de uma rede de computadores foi criado, e foi justamente o e-mail, que é usado até os dias de hoje. Só esse “pequeno” fato já demonstra o quanto a história da Web nos afeta. O e-mail transformou completamente a forma como as pessoas se comunicavam naquela época, e como se comunicam até os dias atuais.

Vale ressaltar que até esse momento, o uso da ARPANET tinha funções majoritariamente militares, afinal era a Guerra Fria. No entanto, por causa da função inédita do aplicativo de e-mail, o uso da rede passou a ser direcionado também para o campo científico e acadêmico, com a constante troca de informações.

Não foi uma surpresa quando, em 1974, mais de 50 universidades americanas já estavam ativas no uso da rede ARPANET.

O protocolo TCP/IP

Mesmo com o sucesso do protocolo NCP, ficou evidente que este não duraria, pois não era o bastante para cumprir funções, tais quais a comunicação com redes de máquinas externas à ARPANET, a exemplo das redes de pacote tanto para satélites quanto para rádios.

Com objetivo de desenvolver um protocolo que usava uma arquitetura aberta, em 1974 foi criado o chamado protocolo TCP/IP.

O protocolo TCP/IP, que representa um nome um tanto familiar para nós, funcionava para proporcionar uma comunicação mais fácil entre redes, sem que houvesse alteração de suas interfaces. Ademais, esse protocolo servia para que as informações não saíssem de ordem do envio até a chegada.

A partir do início dos anos 1980, a ARPANET substituiu o protocolo NCP pelo TCP/IP definitivamente.

Nasce a WWW

Esse é o momento da história da Web que pode ser considerado uma verdadeira revolução. Em 1989, finalmente nasceu a mais conhecida das redes, que é a World Wide Web. Na época, essa rede foi criada para trazer facilidade ao trabalho de parceria dos pesquisadores do CERN.

A rede WWW funciona como um ambiente virtual por onde documentos de hipertexto, também chamados de HTTP, podem ser enviados e recebidos por meio de um navegador que seja conectado à web.

Do CERN o sistema foi liberado ao público em 1991, mas foi em 1993 que surgiu o navegador Mosaic, o qual popularizou essa rede. Foi um “boom” tão grande que até 1997 o número de sites no mundo inteiro já passava de 200 mil.

Surgimento do comércio na internet

De acordo com a história da Web até aqui, é possível reparar um padrão acerca dos usuários e das funções da internet. Em sua grande maioria, a internet era usada com fins científicos e militares. Era uma ferramenta dos órgãos públicos, por se dizer. Mas com a explosão da WWW, esse padrão foi completamente modificado.

Isso significa que, a partir do momento em que a internet foi liberada ao público, as empresas seguiram essa tendência também. Afinal, alcançar os clientes pelos melhores meios possíveis é uma tática antiga do mercado.

Conforme a internet se tornava uma rede cada vez mais aberta, as empresas passaram a usá-la para executar seus processos com mais rapidez e precisão, através das plataformas digitais. A partir daí, surgiu o comércio na internet.

Com o comércio na internet surgiu também o desenvolvimento das redes privadas com TCP/IP. Isso levou ao surgimento da educação pelo meio virtual e do comércio eletrônico. Em pouco tempo, o marketing tradicional também sofreu uma ramificação para o marketing digital. Cada uma dessas revoluções alimenta o comércio até hoje.

Evolução da internet até os dias atuais: A Era da Informação Global

Uma vez que a internet tornou-se aberta para todas as pessoas com computadores e acesso à rede, a tendência foi evoluir cada vez mais. Surgiram os grandes navegadores, as redes sociais e a chamada Internet 2.0.

Na internet tudo é possível. Esta frase resume perfeitamente o estado atual da internet e as oportunidades que ela oferece. A internet percorreu um longo caminho desde seus primórdios como ferramenta usada por cientistas e pesquisadores até seu status atual como um fenômeno global.

A ARPANET viu o crescimento à medida que mais universidades e instituições começaram a usá-la. O primeiro site já criado foi “info.cern.ch”, criado por Tim Berners-Lee, o inventor da World Wide Web. O primeiro site comercial foi “domain.com” e, logo em seguida, vimos levou à bolha no final dos anos 1990.

Depois disso, vimos o crescimento da internet como ferramenta de comunicação e rede social. O crescimento de sites e de redes sociais mais complexas, como Facebook e Twitter, que levaram ao desenvolvimento da “Web 2.0”.

A “Web 2.0” é o termo dado à segunda geração da World Wide Web, que se caracteriza pelo conteúdo gerado pelo usuário e pelas redes sociais. Viram o crescimento da internet como ferramenta de comércio e negócios, que foram exemplos de dinâmicas sociais que mudaram profundamente a humanidade. O crescimento de sites de comércio eletrônico como Amazon e eBay levou ao desenvolvimento da “Cloud”.

A “nuvem” é o termo dado à tendência de mover as tarefas de computação do computador do usuário para servidores remotos. O estado atual da internet é de conectividade global e oportunidades infinitas. A internet percorreu um longo caminho desde seus primórdios como uma ferramenta usada por cientistas e pesquisadores. A internet é agora um fenômeno global que mudou a maneira como vivemos e trabalhamos. O futuro da internet é ilimitado e as possibilidades são infinitas.

Navegadores

Podemos destacar em meio a essa grande evolução o surgimento dos navegadores, mas principalmente do Google. O que tornou o Google a empresa e marca valiosa que é hoje foi a sacada de criar um mecanismo de busca, como uma grande biblioteca, apenas em cenário digital.

O uso do Google, enquanto navegador, e enquanto buscador, revolucionou completamente a forma como as pessoas usam a internet.

Redes Sociais

Assim como o Google, as redes sociais, com destaque para o Facebook, revolucionaram a forma como as pessoas usam a internet. Elas trouxeram ao público um cenário digital, uma plataforma, onde é possível trocar informações, conteúdos, propagandas e ainda por cima interagir com pessoas.

Outra rede que merece destaque é o próprio Youtube, uma vez que trouxe a possibilidade de dar ao público uma programação completamente original e desvinculada das grandes emissoras de TV, rádio e do cinema. Isso revolucionou a forma como as pessoas consomem educação, entretenimento, entre tantos outros conteúdos.

Internet 2.0

Para pontuar o momento atual da história da Web, é preciso mencionar a Internet 2.0, cujo fundamento é potencializar a ação dos usuários. Ao invés de torná-los somente em espectadores, agora é possível que muitos se tornem produtores de conteúdo também, o que modifica inclusive o cenário do mercado atual.

Temos como exemplo a figura dos criadores de conteúdo, que arrastam milhões de pessoas em suas páginas e plataformas e são contratados pelas marcas para fazer divulgação.

A história da Web certamente é uma de curiosidades e muita influência em nossas vidas. Uma coisa é certa, desde a sua criação a internet influencia o comportamento de pessoas e nações, e enquanto ela existir isso nunca vai mudar.
Os comportamentos, utilidades e percepções podem ser diferentes, mas nada mudará o fato de que a internet permanecerá como uma ferramenta que acompanha as pessoas em todas as esferas de sua vida.

Conclusão

Nós vivemos em uma era em que a informação é a moeda mais valiosa. Essa é uma afirmação que pode ser facilmente verificada ao observarmos os avanços tecnológicos que ocorreram ao longo dos últimos anos. A computação em nuvem, por exemplo, permite que qualquer pessoa tenha acesso a uma quantidade ilimitada de informação.

Essa é a chamada Era da Informação!

As empresas têm se aproveitado dessa revolução digital para se tornarem cada vez mais competitivas. Segundo um estudo realizado pela Forbes, aproximadamente 1,5 bilhão de pessoas já usam a internet para fazer compras. Isso mostra que a informação está se tornando cada vez mais importante para a economia.

A informação é também um importante recurso estratégico nas empresas. Ela pode ser usada para tomar decisões, planejar ações e analisar as tendências do mercado. Por isso, é importante que as empresas tenham processos para gerenciar a informação de forma eficiente.

A Era da Informação está trazendo muitos benefícios para a sociedade. As empresas estão se tornando mais eficientes, e a população tem acesso a uma quantidade ilimitada de informação. Mas é importante que as pessoas saibam usar essa informação de forma inteligente.

© Copyright GuestPosts 2019 - 2024. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por E-Inov Soluções Tecnológicas