Google Analytics 4 (GA4): Entenda a nova ferramenta de SEO

O Google Analytics 4 é a mais nova versão feita pela Google para a sua ferramenta de métricas!

Que o GA é um dos aplicativos mais utilizados por empresas de diferentes ramos para analisar seu desempenho na rede, isso todos nós sabemos. Porém, em 2020, o Google Analytics 4 surgiu com uma cara nova e está prestes a aposentar o seu antecessor, que deixará de existir em Julho de 2023.

A maior diferença entre os dois está no uso de cookies. Enquanto a tecnologia anterior usava dessa ferramenta como métrica, os novos métodos a consideram ultrapassada e não dependem desses cookies para avaliar os dados. Pelo contrário, o Google Analytics 4 aplica um modelo que se apoia em diferentes eventos para oferecer essas informações.

Ainda assim, quem trabalha na internet já está preocupado: afinal, o que será que vai acontecer com os dados que já foram armazenados na versão anterior? Como será a aplicação dessa ferramenta? Como vou analisar o SEO da minha página nela?

Pode ficar tranquilo! Toda essa situação é mais simples do que parece. A verdade é que o Google Analytics 4 veio para ficar e se tornar o futuro dentro da análise de SEO. Por isso, separamos todas as informações para você entender como vai funcionar a nova ferramenta de SEO da Google. Vem com a gente!

Neste artigo, você poderá encontrar:

    O que é o Google Analytics 4?

    Antes de tirarmos todas as suas dúvidas, precisamos deixar claro sobre o que se trata o Google Analytics 4 e como essa nova ferramenta funciona.

    A versão anterior, a Google Universal Analytics, ficou em operação por 15 anos, e como ela utiliza diferentes formas que já são consideradas ultrapassadas para analisar suas métricas, será descontinuada. Com o objetivo de se adaptar ao mercado atual e suas tendências, em especial com o fim do uso de cookies, a empresa lançou o Google Analytics 4 como sua nova versão padrão.

    O que é o Google Analytics 4
    Fonte/Reprodução: original

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    O GA4 se trata da mais nova versão da ferramenta Analytics e serve para analisar e elaborar métricas dos dados disponíveis em diversas páginas, dispositivos ou plataformas — o que já se difere de seu antecessor, que rastreia somente os dados de sites.

    Ele se destaca pelo uso inteligente da ferramenta Machine Learning. Mas, como assim? Através desse recurso, o Google Analytics 4 consegue oferecer análises e insights bem mais objetivos do que antes, sem o uso de cookies e com diferentes métodos de privacidade do usuário.

    Quando começa seu funcionamento?

    O funcionamento do Google Analytics 4 já começou. Atualmente, essa é a nova versão da ferramenta de SEO da empresa e altera não só a sua interface, como também determinadas funcionalidades relacionadas à análise dos dados.

    Como funciona o Google Analytics 4?

    O GA4 coleta os dados referentes às visitas nas páginas através de eventos, que são as interações que o usuário apresenta em seu endereço eletrônico na internet. Por exemplo, quando o visitante decide rolar a barra, clicar em uma opção no menu ou abrir outra aba, a ferramenta contabiliza a ação e coleta o dado.

    Ou seja, tudo o que o usuário fizer dentro do seu site será registrado pelo algoritmo do Google Analytics 4, que usará essas informações para elaborar as métricas necessárias para a otimização do SEO.

    Diferenças com o Google Analytics Universal

    A principal diferença com o Google Analytics Universal — versão anterior da ferramenta — está justamente em sua coleta de dados. Quando em sua versão universal, o Analytics funcionava por meio das views de uma página, ou seja, sempre que um usuário abria uma página na internet e a deixava em carregamento, o algoritmo do Google Analytics o acompanhava e coletava esses dados.

    Bem, já sabemos que o Analytics 4 descartou totalmente o uso da pageviews e adotou a análise por meio das ações que os usuários realizam quando estão dentro de um site — o que chamamos de eventos.

    Há diferenças estruturais também em relação às versões! Agora com o Google Analytics 4 você pode analisar as métricas tanto do seu site como dos seus aplicativos em Android ou iOS.

    Porém, quando decidimos avaliar as métricas dos nossos aplicativos, o Google Analytics 4 não consegue funcionar sozinho. Para isso, é necessário a criação do Firebase, ferramenta do Google com função de administrar e avaliar dados relevantes aos aplicativos.

    Para utilizar essa funcionalidade, é necessário que ambas as ferramentas sejam ativadas e utilizadas em conjunto. Pode até parecer difícil ou complicado inicialmente, mas é bem simples e pode ser feito simultaneamente com a criação do fluxo de dados.

    Novas métricas do Google Analytics 4

    Bom, já está nítido que as novidades dessa atualização para a ferramenta Analytics são inúmeras! E é claro que, com a chegada do GA4, teríamos também novas métricas estabelecidas para que a mensuração de dados e a análise sejam feitas da melhor forma possível.

    Mas, antes de entrarmos nessas métricas, precisamos relembrar de um fato curioso: o Google Analytics Universal e sua taxa de rejeição não apresentam nenhuma relação com o tempo na página. Então, como funciona?

    Novas métricas do Google Analytics 4
    Fonte/Reprodução: original

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    Em sua antiga versão, o algoritmo apenas analisa se o usuário teve alguma interação com a sua página ou não. Ou seja, se o visitante não clicar em algum menu ou interagir com o site, teremos uma taxa de rejeição gerada. Esse é um grande ponto de mudança no Google Analytics 4.

    Vamos destacar novamente: para combinar bem com o nome da nova versão, temos 4 novas métricas para o Google Analytics 4. Algumas mudam significativamente o que havia sido estabelecido anteriormente pela Universal — mas não se preocupe, pois a mudança é para melhor. Confira as novas métricas do GA4!

    Sessões engajadas

    Dentro do GA4, uma sessão engajada nada mais é do que aquela na qual os visitantes apresentam a página aberta e estão ativos nela, ou seja, em constante interação. Caso haja apenas abas abertas, não será contabilizado.

    Essa métrica foi estabelecida justamente para eliminar a taxa de rejeição — de origem na contagem dessas sessões. Logo, a sessão engajada só é contabilizada quando o usuário deixa o site ou o aplicativo aberto em primeiro plano por, no mínimo, 10 segundos.

    Sessões engajadas por usuários

    Em uma definição direta ao ponto, as sessões engajadas por usuários é uma média de sessões na qual cada usuário engaja em um determinado site. Caso o algoritmo do Google Analytics 4 veja o seu endereço de IP diversas vezes, em sessões diferentes, no mesmo site, é contabilizado nesta métrica.

    Taxa de engajamento

    A taxa de engajamento representa uma porcentagem, resultado com origem nas sessões nas quais os usuários interagiram com o site. Vale lembrar que, como padronizado dentro do Google Analytics 4, o engajamento só é válido quando o usuário interage com o site aberto em primeiro plano por, no mínimo, 10 segundos.

    O cálculo dessa porcentagem é feito através de uma divisão entre as sessões, na qual um usuário interage com a página e o número total de sessões no site.

    Tempo médio

    Já o tempo médio de engajamento, que se mostra como uma métrica de grande valor e como uma grande inovação da versão anterior, é o tempo médio no qual o usuário manteve o site ou a página abertos em primeiro plano no navegador — seja em computador ou nos dispositivos móveis.

    Pode migrar do Universal para o Google Analytics 4?

    Agora já entendemos o que é o Google Analytics 4 e como ele, em teoria, funciona e se difere do Universal. Mas, aí vem a grande questão é: será que podemos migrar a conta da versão anterior para a nova ferramenta?

    Bom, de forma direta, a resposta é não. Até o momento, não é possível migrar do Universal para o Google Analytics 4 e a empresa ainda não fez nenhum pronunciamento se isso será possível ou não. Como as métricas e toda a interface são diferentes, é bem provável que, realmente, nem futuramente seja possível.

    Sabemos que em Julho de 2023 a versão Universal irá parar de funcionar e de computar dados, por isso, é melhor correr para criar sua conta no Google Analytics 4 e se adaptar a essa nova realidade! Para isso, separamos algumas dicas para você implementar essa nova ferramenta de SEO ao seu site e não se prejudicar com o fim da antiga versão. Confira!

    Propriedades do Google Analytics 4

    A base que devemos ter para aplicar o GA4 em nosso site é, antes de mais nada, entender quais são suas propriedades. Atualmente, o Google Analytics 4 é utilizado tanto por quem precisa analisar as métricas do seu site como, também, para seus aplicativos Android e iOS.

    Afinal, essa nova ferramenta elabora métricas através de diferentes dispositivos e de forma integrada, com recursos dinâmicos e inteligentes para avaliar todos os dados disponíveis.

    Caso você já tenha utilizado o Google Universal Analytics em seu site, procure ver quais foram as propriedades estruturadas em seu site antes de aplicar o GA4 nele. Depois, você cria uma estrutura para mensurar e realizar toda a coleta de dados para o acompanhamento das métricas.

    Dentro dessa etapa, é bom ter um profissional para acompanhar o processo e aconselhar em relação a essa transição.

    Configurações

    É importante que você configure o GA4 para utilizar em seu site, porém, enquanto 2023 não chega, você pode também aproveitar a versão anterior e utilizar recursos que ainda estão indisponíveis.

    Por mais que o Google Analytics 4 já esteja em pleno funcionamento, há certos recursos e novidades que ainda vão ser adicionados na ferramenta. Por isso, é uma boa opção utilizar ambas as versões durante essa transição.

    Configurações do Google Analytics 4 junto com o Universal Analytics

    Depois que o GA4 estiver configurado na sua conta e, caso você queira decidir manter ambas as versões, é importante verificar se elas estão em correto funcionamento. Basta fazer seu login e abrir a nova versão para verificar os dados e como está a coleta deles.

    Com isso, já utilizamos a interface da nova ferramenta para nos adaptarmos. Porém, se você deseja utilizar tanto o GA4 como o Universal, deve configurar as propriedades desejadas do GA4 junto com a anterior e só migre totalmente quando o programa for, finalmente, descontinuado.

    Troca de plataforma

    Para realizar uma troca segura entre o Universal e o Google Analytics 4, sem perder seus dados e nem ter dor de cabeça, basta procurar um serviço profissional que tenha especialização nesse tipo de ferramenta.

    Com as devidas consultorias e análises no Analytics, a sua página vai passar por um processo seguro e prático, por meio de consultas e auditorias, no qual seus dados não serão perdidos e serão migrados corretamente ao novo serviço da Google.

    O Google Analytics 4 veio para ficar. Com uma interface totalmente nova e intuitiva, um funcionamento mais prático e eficaz que o seu anterior e métricas que farão a diferença, a ferramenta promete ser eficiente e garantir uma maior otimização do seu SEO!

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