Quais são as 5 fontes de tráfego do Marketing Digital?

O primeiro passo para investir em estratégias de divulgação é saber quais são as fontes de tráfego do marketing digital, suas diferenças e seus benefícios. Há diversas estratégias de marketing digital disponíveis para fazer com que a sua marca cresça dentro da internet. E, por mais que elas se diferem em certas características, todas têm o mesmo objetivo.

Precisamos ter em mente que todos os usuários da internet chegam em nosso site ou em nossa página através de um meio. Saber como expandir as fontes de tráfego e atrair cada vez mais pessoas ao seu negócio é fundamental para o seu sucesso!

Dentro do E-Commerce ou da internet, no geral, sempre precisamos pensar em formas de atrair o usuário e fazer com que ele se interesse pelo que temos a oferecer.

Vale lembrar que, aqui, temos diversas pessoas com diferentes gostos que estão disponíveis para conhecer nosso conteúdo e nossos produtos.

Por isso, investir nessas estratégias e nas diferentes fontes de tráfego do marketing digital é fundamental para você ter seu sucesso e seu crescimento garantido! Dessa forma podemos exibir tudo o que nossa marca ou empresa tem a oferecer aos usuários. Venha com a gente e descubra como aumentar sua taxa de tráfego!

O que é tráfego do marketing digital?

Uma das definições mais importantes dentro do marketing digital é, sem sombra de dúvidas, o tráfego. Esse conceito, apesar de parecer simples, é o que todos os sites e todas as páginas que estão disponíveis na internet desejam alcançar.

A geração de tráfego é o primeiro passo para o seu crescimento: afinal, graças a ele você se torna capaz de gerar leads qualificados, se comunica com o seu público e segmenta bem o seu público alvo. Ou seja, ter um bom tráfego na sua página determina o seu crescimento e o sucesso da sua marca!

O que é tráfego do marketing digital
Fonte/Reprodução: original

Na internet, o tráfego é definido como todo o movimento que os usuários são responsáveis por realizar dentro de determinadas páginas da internet. De certa forma, nada mais é do que a taxa que representa o fluxo de pessoas em um determinado endereço eletrônico. Isso é extremamente positivo dentro do marketing digital, afinal, quanto maior for o número do tráfego, maior será também o número de compartilhamento e conversões.

Por isso, é extremamente vantajoso você aumentar o tráfego de um site ou da sua página para que, com a maior circulação de indivíduos dentro delas, haja maior conversão de leads qualificados em clientes e, assim, seu negócio cumpra o principal objetivo de crescer e atingir o sucesso que tanto merece!

Porém, há diferentes fontes de tráfego do marketing digital dentro da internet. Por isso, saber como cada uma atua e quais são suas respectivas características são fundamentais para usar isso ao seu favor e crescer da melhor forma possível.

Quais são as opções de Tráfego do Marketing Digital?

Antes de compreendermos quais são as fontes de tráfego do marketing digital, temos que entender que existem duas opções principais: o tráfego orgânico e o pago. De certa forma, independente do tipo, quando ambas são aplicadas na estratégia de marketing digital geram resultados positivos. Porém, é importante diferenciá-las.

O tráfego pago é definido como qualquer público que chega ao seu site através de propagandas ou anúncios publicitários específicos que o direcionam até o seu site. Seu sucesso depende inteiramente do valor destinado a ele, ou seja, de seu investimento para que seja feito.

Atualmente temos diversas plataformas de anúncios pagos disponíveis dentro da internet, e a principal delas é o Google Ads. Por meio dela, o usuário se torna capaz de criar anúncios que facilitam o sistema de ranqueamento do seu site e o posiciona bem nos mecanismos de busca.

Por fim, temos também o tráfego orgânico. Bem diferente do pago, o tráfego orgânico é toda a movimentação de usuários que acontece no seu site de forma espontânea, ou seja, sem que haja investimento nos anúncios publicitários destas plataformas.

Essa opção de tráfego ocorre geralmente de forma direta pelos mecanismos de busca, como o Google, Yahoo, dentre outros.

Como funciona cada uma das 5 fontes de tráfego do Marketing Digital?

Sempre que nós começamos um negócio e abrimos seu endereço na internet, esperamos que tenha um bom fluxo de usuários. Afinal, precisamos conquistar nosso público-alvo, gerar leads qualificados e converter eles em clientes do nosso negócio, certo? É nossa missão promover uma estratégia onde o usuário se sinta atraído e interessado em adquirir nosso produto ou serviço.

Como funciona cada uma das 5 fontes de tráfego do Marketing Digital
Fonte/Reprodução: original

Precisamos gerar tráfego para crescermos e sermos lembrados como marca ou negócio! Há diversas fontes de tráfego do marketing digital que auxiliam no sistema de ranqueamento do Google e garantem que o seu negócio tenha um bom posicionamento nos mecanismos de busca, além de fazer com que ele cresça.

É por conta da grande importância que o tráfego tem dentro do crescimento de um determinado endereço eletrônico, que devemos saber quais são e compreender como funcionam as diferentes fontes de tráfego do marketing digital. As principais fontes são:

Tráfego orgânico

O tráfego orgânico é, nada mais nada menos, do que o direcionamento de usuários de forma espontânea para o seu endereço eletrônico. Ele é feito através dos mecanismos de busca já famosos, como o Google, o Yahoo, e o Bing.

Esse tipo de tráfego chega em sua página graças ao sistema de ranqueamento destes mecanismos, causado pelo algoritmo de cada um. Ele é responsável por analisar a sua estratégia de SEO, assim como o uso adequado das palavras-chave e a relevância do seu conteúdo – o que te dá uma certa autoridade na internet.

Essa é uma das fontes de tráfego do marketing digital mais disputadas por todos os envolvidos e, inclusive, dominada pelos grandes sites dos seus respectivos nichos que têm maior autoridade e ranqueamento.

O tráfego orgânico não deve ser a única fonte de tráfego investida quando se inicia uma página, principalmente em sites que não possuem ainda uma autoridade ou domínio nos mecanismos de busca.

Mesmo assim, é extremamente importante investir nela, pois é uma excelente base para apoiar as outras fontes de tráfego do marketing digital com resultados promissores.

Tráfego pago

Já o tráfego pago é aquele onde os usuários são direcionados ao seu site por meio de anúncios patrocinados em inúmeras plataformas, tais como o Google Ads, LinkedIn Ads ou o Facebook Ads. Aqui, você investe um determinado valor e cria determinadas propagandas que atraem o seu cliente até você!

Todo marketing digital precisa de um determinado orçamento para investir em mídias específicas com o objetivo de montar campanhas pagas. É uma forma bem rápida e efetiva, que gera bons resultados e que, de certa forma, predomina as fontes de tráfego do marketing digital. O grande ‘x’ da questão mesmo é saber equilibrar o investimento com o retorno em público-alvo.

E há dicas específicas para melhorar o alcance do tráfego pago, como segmentar bem o seu público-alvo, elaborar anúncios que sejam relevantes com o que você deseja vender, promover as mídias certas da estratégia escolhida e definir um bom valor para investir inicialmente, afinal, quanto maior o investimento, maior será o tráfego.

Tráfego direto

Em uma explicação simples, o tráfego direto é quando o usuário pesquisa diretamente pelo seu site na barra de pesquisas ou escreve seu endereço eletrônico na barra do navegador.

Outra situação considerada como fonte de tráfego direto é quando o usuário tem o seu site salvo nos favoritos do navegador, ou na própria página inicial e realiza seu acesso por estes meios.

Entretanto, há controvérsias: certas situações em específico contabilizam o número de visitar como tráfego direto, mesmo que não seja. Um exemplo disso é quando o usuário vê seu anúncio patrocinado pelo tablet ou outro aparelho e realiza a pesquisa no computador de casa. São certas ocasiões que tornam esse método de contabilidade um pouco nebuloso.

A melhor forma de aumentar o seu tráfego direto é através da geração de conteúdos interessantes com frequência e a elaboração de ferramentas interativas que promovam o seu uso constante.

Tráfego por referência

Já o tráfego por referência acontece por meio do uso de backlinks, tão famosos dentro das estratégias de marketing digital. Ou seja, ele ocorre quando um usuário em específico é direcionado para a sua página através de links publicados em outros endereços eletrônicos.

Esses links são muito utilizados em páginas de notícias ou blogs que desejam complementar seu conteúdo com a postagem de um determinado site específico. E isso gera resultados positivos ao seu endereço!

Quando as fontes de tráfego do marketing digital por referência apresentam boa autoridade e ranqueamento dentro do mecanismo de busca, ajudam de forma imediata na estratégia da construção do SEO, pois aumenta também sua autoridade e o seu ranqueamento através das análises feitas pelo algoritmo do site de pesquisa, como o Google, por exemplo.

Sempre é importante realizar grandes parcerias e troca de links com sites do mesmo nicho de mercado, ou até mesmo fornecedores e clientes. Invista também nos guests posts e em produzir conteúdos relevantes que façam referência ao seu negócio.

Tráfego social

O tráfego social está bastante presente atualmente como uma das fontes de tráfego do marketing digital! Ela ocorre por meio das redes sociais como o Instagram, Facebook, LinkedIn, Youtube, Tik Tok, dentre outros.

Por isso, sempre que puder, adicione um link que direciona o usuário para o seu site nos seus posts em redes sociais. Dessa forma, você incentiva que ele acesse a sua página e facilita também o seu acesso.

Nunca conte apenas com o tráfego orgânico, sempre procure outras fontes de tráfego do marketing digital, principalmente o pago e o social. Invista também em patrocinar os seus anúncios dentro das redes sociais.

Tráfego e-mail

O e-mail marketing está presente desde o início das estratégias de divulgação das empresas e seus serviços dentro da internet, e aqui não seria diferente: o e-mail continua sendo um bom originador de tráfego ao seu site. Nessa fonte, o usuário é direcionado diretamente através de um e-mail enviado pela própria empresa.

O que acontece aqui é o clássico do e-mail marketing: uma empresa já apresenta uma lista própria de clientes qualificados no e-mail e envia diversos lançamentos e promoções para ela. De certa forma, essa fonte perde espaço aos poucos dentro da estratégia de marketing, mas já foi uma das mais relevantes presentes dentro do mercado.

É necessário contratar especialista para mexer em cada uma das fontes de tráfego do marketing digital?

É inegável que as diferentes fontes de tráfego do marketing digital são fundamentais para o crescimento e para o aumento da audiência da sua página. É por meio desse interesse que surgem os leads qualificados e os futuros clientes da sua marca.

Como há diversas fontes de tráfego para administrar e controlar, é importante ter um especialista que entenda como funcionam as respectivas estratégias de marketing dentro do mercado de forma que administre corretamente as fontes de tráfego do marketing digital.

Por fim, as fontes de tráfego do marketing digital têm sua importância dentro do crescimento da sua marca. Ter usuários interessados nos seus serviços, produtos ou até mesmo no conteúdo postado é fundamental para a prospecção de clientes e para o seu sucesso dentro da internet!

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