O Futuro do Link Building: Tendências para Observar

O futuro do link building já está presente, e nos mostra mudanças fundamentais na forma como o SEO e backlinks se constroem. De certa forma, este tipo de estratégia de ranqueamento nunca parou de mudar e, desde que existem, tem se atualizado e se aperfeiçoado regularmente. 

No entanto, certas tecnologias e tendências surgiram com tanta força e mostram que estarão presentes de maneira tão particular no futuro, que é necessário mencioná-las e mostrar o seu valor para o público. Essas tendências prometem não ser apenas um fator comum para realizar a formatação de um link building, como podem mudar até mesmo a forma na qual as estratégias tradicionais geram resultados. 

Tendências emergentes em link building

As várias tendências que despontam para o link building avançam em conjunto com as novas tecnologias, como a automação e personalização. Esses dois conceitos são parte das tendências para o mercado, sobretudo o mercado digital, e sem dúvidas irão impactar todas as áreas da vida humana no futuro. 

Tendências emergentes em link building
Fonte/Reprodução: original

É neste momento onde o link building deve observá-las e se preparar para absorvê-las, como também fazer uso dessas novas tendências e estratégias para melhorar seus resultados. Separamos, abaixo, quais as mais importantes para o futuro do link building, e aquelas que irão impactar de maneira mais poderosa a estratégia de construção de backlinks. 

Automação

De certa forma a automação já toma conta do mercado, e não será diferente para o futuro do link building. Este conceito está entre um dos que mais traz vantagem para o monitoramento de backlinks e também na identificação de oportunidades em linkagens. Sua aplicação pode se dar dos seguintes modos: 

  • Por meio da identificação automática de backlinks;
  • Métricas que realizam relatórios e análises automatizadas; 
  • Análise de SEO e link building automático para todo o site.

Esses são alguns exemplos de como este conceito pode impactar as estratégias de link building, que certamente mostra como será um fator essencial e interessante para o futuro. Vale mencionar que muitas dessas ferramentas já existem, e a tendência é que se tornem mais populares, acessíveis e essenciais. 

Inteligência Artificial (IA)

Ainda de encontro com a automatização temos a inteligência artificial, que é talvez a tecnologia mais relevante dos últimos anos. A IA já impactou diversos setores da sociedade e atua de modo amplo no mundo corporativo, e para o link building promete boas mudanças interessantes para o SEO de um site. 

Com a inteligência artificial pode ser consideravelmente mais fácil identificar quais as boas oportunidades para um backlink. A análise de diversas oportunidades e o número de dados e variáveis que uma IA pode calcular em pouco tempo fazem a diferença na hora de criar relatórios e apontar boas oportunidades no mercado para a criação de backlinks. 

Foco na qualidade sobre a quantidade

‌O mercado já entendeu que qualidade é melhor que quantidade, e mais vale um produto bem feito do que dez que não tenham o mesmo esmero ou capricho. Esta tendência irá impactar o futuro do backlink, aliás, já impacta e está em pleno funcionamento como parte do método de análise dos buscadores. 

Para atingir um bom resultado na SERP e melhorar a qualidade do SEO do seu site, estratégias onde o site acumula backlinks e realiza qualquer tipo de parceria para guest posts já não dão mais certo. Pelo contrário, essas são estratégias conhecidas por gerarem penalidade do Google e outros buscadores. 

Hoje em dia vale muito mais construir guest posts orgânicos e backlinks naturais do que realizar um acúmulo de linkagens. Esta prática pode não só prejudicar seu site como penalizar outras páginas que trocaram links com seu domínio.

Personalização de conteúdo

Outra tendência para o futuro do link building, e já funciona, é a personalização de conteúdo. Backlinks criados especialmente em guest posts atingem melhor resultado quando são orientados para um nicho específico do mercado, quando conversam de certa forma com o público de ambos os sites. 

Busca por mais público

Isto não quer dizer que um site deve se estagnar com um nicho pré-definido, na verdade, já é uma tendência procurar por novos públicos e realizar parcerias com sites de outros ramos, mas sempre de maneira consciente. Esta estratégia é mais arriscada, porém, quando bem feita traz ótimos resultados. 

Desempenho otimizado

Cada vez mais o UX entra como um ponto central para a criação de backlinks e especialmente guest posts. Ao que tudo indica, o desempenho do site será um fator crucial para o futuro, aliás, hoje a maioria abandona um site quando demora ele demora mais do que poucos segundos para carregar. 

Então se você deseja que backlinks tenham efeito em seu domínio e suas guest posts gerem tráfego orgânico para você e seus parceiros, é melhor cuidar do desempenho do site. Quanto mais rápido abrir e for responsivo aos comandos dos usuários, mais retorno terá seu link building. 

Uso de ferramentas 

Ferramentas são fundamentais para a construção de um link building, especialmente para conseguir backlinks de qualidade que ofereçam resultados reais para seu site. No Brasil a Guest Posts é a primeira plataforma dedicada a guest posts e trocas de backlinks! Pioneira em relacionar interessados em backlinks. 

Esta plataforma oferece uma ampla variedade de serviços para conseguir alavancar seu SEO e obter boa posição na SERP. Entre suas várias funcionalidades, benefícios e vantagens trazidas pela ferramenta estão: 

  • Meio fácil e prático de criar parcerias para guest posts; 
  • Métricas para monitoramento de backlinks; 
  • Guest posts frutíferos e benéficos para o SEO;
  • Proteção e segurança na construção de link building;
  • Melhora do SEO do seu site;
  • Melhor ranqueamento no Google;
  • Recursos extras e avançados para o uso de backlinks. 

Para o futuro do link building, ao menos no Brasil, a Guest Post será determinante! E você já pode se associar à plataforma e passar a fazer parte de todos seus benefícios. Consulte mais sobre as funcionalidades e serviços oferecidos pela Guest Post e consiga aumentar o ranqueamento de sua página de forma natural e prática. 

Impacto dessas tendências em estratégias de SEO

Essas tendências para o link building certamente impactarão o SEO e poderão garantir uma melhora do ranqueamento da página pelos buscadores, além de ganhos em autoridade. Basta que sejam bem utilizadas e implementadas nos sites desde já, para que seus resultados sejam colhidos no futuro. 

Impacto dessas tendências em estratégias de SEO
Fonte/Reprodução: original

Se você deseja ter um SEO bem formado e que consiga resultados em melhor ranqueamento pelos buscadores, é melhor adaptar essas tendências para seu site. Veja abaixo como elas serão importantes para o futuro do link building e poderão melhorar a relevância de sua página. 

Primeiros resultados na SERP 

Conseguir os primeiros lugares na SERP é o objetivo de qualquer link building e estratégia que visa otimizar o SEO de um site. A SERP é a página de resultados do Google, e quanto mais próxima dos primeiros links oferecidos nela o seu site está, mais visibilidade ele tem. 

Esse é um benefício muito importante, pois permite que sua página seja encontrada por mais usuários. Afinal, poucos avançam mais do que os dez primeiros resultados para encontrar o que desejam, portanto, quanto mais no topo seu site tiver, melhor. 

Mais autoridade no mercado 

A autoridade no mercado pode ser conquistada por meio da aplicação das tendências que prometem mudar o futuro do link building. Essa autoridade vem não só da presença da página entre os primeiros resultados da SERP, mas também com a percepção do público quando sua página produz conteúdo de qualidade. 

Conquista de mais público

Para quem deseja conseguir mais público no mercado digital aderir às tendências para o link building é fundamental. Essas tendências foram selecionadas de acordo com seu apelo ao público, portanto todas elas engajam o mercado, os leitores e podem trazer ganhos para qualquer estratégia de backlinks e guest posts. 

Criação de um tráfego orgânico

O tráfego orgânico está entre um dos melhores recursos que um site pode ter. Ele define a quantidade de visitas e movimentos que acontecem no domínio por parte do usuário, e quanto mais tráfego, a quantidade de visitas aumentam, interagem e circulam em todo o site. 

Quando o tráfego é orgânico significa que ele é ainda mais nobre, pois isso significa que esta parcela não depende de anúncios e nem de visitas por meio de propagandas pagas. Como o nome deixa claro, isso significa que o tráfego foi orgânico, conquistado de maneira natural por meio de estratégias de ranqueamento, link building e autoridade do site.  

ROI

Retorno sobre o investimento, ou simplesmente ROI, é o quanto uma determinada atividade pode retornar em lucro. No caso das tendências importantes para o futuro do link building, esse conceito serve para apontar o quanto essas estratégias podem beneficiar em compensação do esforço em colocá-las para funcionar. 

Ao aplicar as estratégias mencionadas, o retorno é muito maior do que o investimento em criar essas estratégias. Ou seja, vale muito a pena investir nelas e criar backlinks que levam em conta a nova realidade que elas expressam. 

Oportunidades de novas parcerias

Quanto mais autoridade e resultados seu site tiver na SERP – assim como autoridade diante do seu nicho – melhores serão as oportunidades de parceria. Um site que já oferece resultado pode realmente entregar guest posts mais interessantes, com uma boa troca de tráfego com o site convidado. 

Fortalecimento do domínio

E para quem deseja fortalecer seu site e possivelmente marca no mercado, as tendências para o futuro do link building oferecem uma nova oportunidade para conquistar autoridade. Quanto mais presença seu site tiver no topo da SERP, mais forte será o seu nome e mais autoridade terá diante do seu nicho. 

Entrega de um bom conteúdo

Se você deseja produzir um bom conteúdo para os leitores de sua guest post, então se adaptar às novas tendências é fundamental. Entre um dos seus componentes está a personalização, que é a garantia de que o leitor irá encontrar aquilo que deseja, o que enriquece o guest post e agrada o público. 

Fidelização do público

Há um benefício que resulta de todas as aplicações já mencionadas sobre os fatores que irão interagir com o futuro do link building, que é a fidelização do público. Se bem aplicadas, as estratégias selecionadas podem tornar o público interessado pelo conteúdo do backlink e passar a buscar ambos sites beneficiados. 

Como a plataforma Guest Posts pode ajudar a se adaptar às novas tendências e manter uma estratégia de link building eficaz.

A Guest Post já está pronta para todas as tendências do link building, alguns dos seus pontos como as métricas e uso da personalização já estão em uso na plataforma. Ou seja, não há lugar melhor para conseguir bons guest posts e backlinks no momento presente ou para o futuro do seu site. 

Com a Guest Post você tem a oportunidade de criar um link building de qualidade, eficiente em se comunicar com o público e beneficiar os dois sites, o convidado e o escritor. Sempre com um conteúdo de qualidade e com métricas de análises importantes disponíveis para seu uso. 

Além de outros recursos que podem ser desbloqueados na plataforma, todos úteis para o SEO do seu site. Conheça mais sobre a Guest Posts, cadastre-se e consiga se beneficiar da ferramenta com a criação de parcerias e geração de backlinks benéficos para seu site. 

link building

© Copyright GuestPosts 2019 - 2024. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por E-Inov Soluções Tecnológicas