Marketing de Influência: Como ele funciona e quais são seus benefícios? [3 dicas para iniciar]

Diante do aumento dos hábitos de consumo em redes sociais, algumas estratégias surgem para nortear a atuação da empresa nesse meio. Portanto, é importante que uma de suas grandes tendências do momento seja considerada: o marketing de influência.

A partir de seu uso, é possível obter alguns resultados muito significativos para a manutenção de uma marca no mercado. Isso se dá, sobretudo, pela grande capacidade dos influencers de gerar empatia através de sua comunicação com o público.

Neste artigo, você poderá encontrar:

    Muito se fala, hoje em dia, de reacts de casas de famosos, por exemplo. Com isso, é possível pensar em inserções de alguns anúncios pagos nesse tipo de conteúdo, como o de perfis de drywall para aqueles que estão procurando fazer reformas residenciais, a recomendação de uma pessoa famosa de uma empresa que realize o serviço poderá ser decisivo para o negócio.

    Essa tendência de mercado veio para ficar e por isso é tão importante que ela seja considerada em uma boa estratégia de marketing.

    É possível, também, que os próprios influencers que vão gerar o react, vão reagir a um conteúdo, posteriormente possam utilizar desses mecanismos para anunciar algo, ou até mesmo, trabalhar em parcerias com a marca.

    Se uma influencer está mostrando a reforma de sua casa e contratou o serviço de automatização de portões. É possível que ela insira isso em seu conteúdo através de permutas e parcerias comerciais que visem o alcance massivo de novos clientes. 

    Esse aspecto diz respeito a práticas muito comuns nesse meio que ficaram conhecidas no meio on-line como “recebidos”.

    Os recebidos consistem em envios de produtos ou oferecimento de serviço para alguns influenciadores digitais a fim de se obter algum espaço em suas redes sociais. 

    Isso pode garantir que a marca cause impacto em um número considerável de pessoas e assim consiga se destacar em seu segmento.

    Os benefícios da adoção de uma boa prática de conteúdo voltado ao marketing de influência são inumeráveis, mas alguns pontos a serem destacados são:

    • Maior recepção do público;
    • Credibilização da marca;
    • Segmentação do impacto;
    • Qualificação de leads.

    O primeiro aspecto diz respeito à capacidade da rede social do influenciador digital conseguir obter uma maior atenção do público.

    Afinal, se existem seguidores ali, é porque existe um interesse pelo conteúdo proposto e com isso é possível partir pro segundo ponto: a credibilização da marca.

    É possível imaginar um streamer ou influenciador com uma boa quantidade de seguidores em sua live fazer uma propaganda de um plano para internet super rápida. Isso, dentro daquele público, pode criar a segmentação perfeita qualificando assim os leads da marca.

    O que é marketing de Influência?

    Antes de se começar a pensar em como aplicar essa estratégia, é necessário entender do que ela se trata.

    O marketing de influência é um dos assuntos mais comentados nos meios digitais, uma vez que sua capacidade de impacto é gigante.

    Por isso, vale a pena detalhar um pouco mais o que é, e quais as principais práticas desse fenômeno.

    Primeiro de tudo, essa modalidade de marketing diz respeito ao uso de influenciadores digitais para a obtenção de novos clientes para uma marca.

    Os influencers são centrais para essa estratégia, afinal, são eles que conseguem dar a cara e direcionar um produto para o mercado. Diante dessa técnica é possível elaborar conteúdos direcionados com o auxílio do público daquela pessoa.

    Se uma empresa de locação de impressora laser colorida está buscando se inserir diante do público de um determinado influencer, é possível fazer a elaboração de um conteúdo que considere esse produto para o fim de entretenimento.

    Esse tipo de vídeo pode gerar um engajamento muito maior do que se as empresas investissem apenas em um marketing mais formal, pois eles conseguem atingir um público mais amplo e diversificado.

    3 dicas para iniciar os investimentos em Marketing de Influência

    Compreendido quais as vantagens que o marketing de influência pode trazer, já é plausível começar a pensar se essa estratégia faz sentido para uma marca.

    Por exemplo, um fotógrafo pode prestar um serviço para um influenciador com grande número de seguidores e só por ser mencionado nessa rede social ele pode ser reconhecido como referência no mercado de fotos editoriais.

    As possibilidades são imensas. No entanto, é necessário que se analise se essa é a melhor alternativa para um negócio. Investir em grandes influenciadores pode custar um valor alto para a empresa e, se mal planejado, pode não gerar bons resultados.

    Por isso, é importante entender quais os tipos de influenciadores e como cada um deles pode ajudar na consolidação de uma marca em um mercado.

    Uma empresa de produtos físicos, por exemplo: uma necessaire plastica com ziper, não conseguiria ter um grande impacto em influenciadores de jogos. No entanto, existe o seu nicho em influenciadores de design de interiores que podem ser importantes para o público-alvo almejado.

    Para que a estratégia seja bem desenvolvida, é possível seguir com algumas classificações desse mercado.

    Celebridades

    Essa categoria de influenciadores é, para muitas empresas, a mais cobiçada, uma vez que se pode falar de dezenas de milhões de seguidores.

    Ao apostar nesse tipo de influenciador, a marca está buscando atingir uma grande parcela do público de forma menos segmentada.

    Supondo que essas redes sociais correspondem à personalidades que têm grande exposição na mídia, é possível que seus seguidores tenham uma grande diferença de perfil.

    Portanto, existe uma grande área de cobertura a ser atingida pela contratação desse influenciador, mas por outro lado é também um investimento muito mais alto.

    Nesse sentido, vale a pena esse tipo de aposta se a empresa possuir uma grande capacidade de se adaptar a diversos nichos.

    Autoridades

    Essa categoria pode ser de grande valia para aquelas marcas que querem apostar em nichos. 

    Aqui, por especificação dos assuntos, o influencer acaba sendo autoridade dentro daquele segmento.

    Nesse sentido, é possível que uma empresa que faz plano de controle ambiental simplificado consiga instituir no seu público o conhecimento necessário para que a marca se torne referência.

    Um influenciador do ramo da tecnologia pode fazer um post em suas redes sociais mostrando o quanto essa assistência técnica prestou um bom serviço para ele, por exemplo.

    Além disso, existem outros tipos de autoridades de nicho. Uma crítica musical feita por um músico gabaritado pode gerar clicks para determinado artista. Esse exemplo também pode funcionar em outros segmentos como os de livros, gastronômicos, jogos, entre outros.

    Para que uma aposta certeira na segmentação seja efetiva, é necessário que se compreenda o mercado de atuação da empresa e quais são os influenciadores do seu ramo.

    Segmentação geográfica

    Esse aspecto é muito utilizado em cidades menores, onde os influenciadores locais conseguem ter um alcance maior.

    Embora, nesse caso, haja um número reduzido de seguidores, esses influencers tem uma grande capacidade de segmentar geograficamente uma empresa.

    Apesar dessa ser uma categorização muito comum para regiões mais específicas, é possível segmentar por cidades grandes também.

    Por exemplo, supondo que uma empresa de serviços de portaria está procurando se consolidar na região central de São Paulo, é possível que alguns influencers da capital sejam escolhidos para representar esse negócio.

    No entanto, essa perspectiva funciona com mais precisão e com mais engajamento dentro de cidades menores.

    Supondo que uma cidade do interior possui uma loja de roupas e comece a fazer permuta com os influencers locais a fim de movimentar o comércio, é muito possível que isso seja convertido em vendas.

    Nesse sentido, existem diversos tipos de abordagens que podem ser feitas a partir do conhecimento de cada aspecto fundamental que cada influencer pode oferecer.

    Considerações finais

    Em virtude dos dados apresentados até aqui, é possível analisar uma série de lições que podem ser de grande valor para aquelas empresas que estão buscando investir em Marketing de Influência.

    A primeira delas é a grande capacidade dessa tática dar a cara para uma marca que quer se consolidar dentro de algum meio.

    A credibilidade que os influenciadores têm diante de seu público pode se tornar um fator dominante na venda de um produto ou serviço.

    No entanto, apesar de ser uma grande tendência do mercado, é preciso que alguns cuidados sejam tomados.

    Não é porque um influencer possui um grande número de seguidores que ele é a melhor solução para uma marca.

    Por isso, é importante entender quais são as demandas necessárias que a marca está procurando sanar diante dessa estratégia.

    Se for uma empresa que produza insumos de caráter mais abrangente, é possível que a alternativa de apostar em celebridade seja a correta, uma vez que o que está sendo procurado não é necessariamente a segmentação.

    Entretanto, se há uma segmentação no mix de produtos da empresa, encontrar o influencer autoridade no assunto pode ser primordial.

    Diante da gama de conteúdos que estão disponíveis na internet, é quase impossível não encontrar um produtor de conteúdo que abarque um produto específico.

    Agora, se o apelo do produto ou serviço for mais localizado geograficamente, é importante que se leve em consideração os influencers da região para a realização de uma boa estratégia de marketing de influência.

    Ou seja, existe uma especificidade de influenciadores para cada tipo de situação. Por essa razão, é necessário que se analise o mercado de consumo da empresa e seus respectivos influencers.

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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