Reutilizar conteúdo para produzir novos materiais: A nova tendência do mercado

Produzir conteúdo é uma tarefa realmente complexa e cara, seja em esforço, tempo ou dinheiro. 

Quando se trata de conteúdo, sempre pensamos que produzir do zero é a única maneira e, no entanto, também é possível reutilizar conteúdos já elaborados.

Se você deseja melhorar a divulgação do seu conteúdo e reduzir consideravelmente o esforço, em custo e tempo, reutilizar ou redirecionar o conteúdo passa a ser uma opção. 

Essa técnica passou a ser essencial em várias estratégias de marketing de conteúdo. 

E é um grande erro pensar apenas em novos conteúdos e esquecer o que foi produzido antes.

Reutilizar conteúdo significa oferecer novos pontos de vista, mudar o formato da postagem (de texto para infográfico, por exemplo), adicionar novas informações ou uma nova abordagem ou mudar o contexto. 

Essas são algumas das formas de reaproveitar conteúdo.

Imagine, por exemplo, um e-book relacionado a temas relevantes do seu nicho. 

De uma peça como essa você pode obter centenas de pequenos posts com informações úteis para posteriormente gerar mais conversões e downloads para o próprio e-book.

À partir do material pesquisado para elaborar o e-book você também pode fazer gráficos, infográficos e outros recursos e depois utilizá-los em diferentes postagens isoladas que pedem a ação de download do e-book.

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Para que seja mais fácil e vantajoso reutilizar conteúdo, é preciso ser criativo e fazer algumas atualizações nos seus processos editoriais.

Uma das dicas é apostar pela elaboração de conteúdos mais perenes que permita uma readaptação a posteriori. 

Esses conteúdos são conhecidos como evergreen e sua característica principal é a atemporalidade; ou seja, tratam temas que não deixam de ser importantes.

Utilizando estratégias corretas, você começará a ver como você consegue mais divulgação com menos esforço, o que significa conseguir mais conteúdo sem se desgastar tanto e, obviamente, mantendo os níveis de qualidade ao máximo para que seu público não diminua.

Aproveite que está lendo sobre esse tema,  dê uma olhada nesse material que te ajudará a rankear melhor no Google.

 Alguns autores que escrevem sobre temas relacionados a marketing de conteúdos recomendam uma proporção de 1/20 para reutilizar conteúdo. 

Isso significa que com cada grande parte do conteúdo, podemos criar 20 variações de conteúdo segmentadas para necessidades específicas.

Razões para reutilizar conteúdo

·         Economize tempo

Escrever um bom artigo pode levar cerca de 4 a 6 horas (pelo menos um post longo); isso sem considerar o tempo que leva para apresentar novas ideias de conteúdo.

Reutilizar conteúdo antigo nos poupará de começar esse processo do zero. Ao reutilizar seu conteúdo antigo, ele terá valor agregado em todos os sentidos.

·         Fortaleça a mensagem

Uma das regras do marketing afirma que os consumidores precisam ouvir sua mensagem cerca de 7 vezes antes de fechar um negócio. 

Por isso, repetir a estratégia é importante, sempre e quando um modelo já tenha dado bons resultados e se tenha a perspectiva de que pode ocorrer o mesmo no futuro.

Nesse sentido, em vez de abordar um tópico uma vez e deixá-lo se perder em arquivos antigos, reaproveite o que já escreveu nos seus artigos para transmitir consistentemente a mensagem ao seu público.

A técnica de reutilizar conteúdo ajuda a aumentar o tráfego orgânico quando o material reaproveitado é útil e confiável. 

Dessa forma, será mais fácil encontrar maneiras exclusivas de fortalecer sua mensagem.

·         Melhore a visibilidade orgânica

A pesquisa orgânica continua gerando a maior parte do tráfego da web. Um estudo da BrightEdge descobriu que a pesquisa orgânica é uma fonte que gera 51% do tráfego. 

Se essas informações forem precisas, redirecionar o conteúdo otimizado em vários formatos pode aumentar o tráfego orgânico e a visibilidade.

Você pode reaproveitar materiais publicando conteúdos diversos. 

Isso dá a você mais chances de obter uma classificação mais elevada para consultas específicas. 

Por outro lado, se você publicar conteúdo em outros sites, às vezes também receberá links externos.

Estratégias como essa lhe ajudarão a ranquear melhor no Google.

·         Alcance novos públicos

Talvez na primeira vez que você publicar um artigo, ele tenha um desempenho mediano. 

No entanto, com o tempo, você pode ganhar impulso e melhorar.

Quando você reutiliza o conteúdo em outro formato ou atualiza as informações, tem a oportunidade de alcançar novos segmentos de seu público que, de outra forma, nunca teria encontrado.

Aprimore seus conteúdos antigos

Além do reaproveitamento para a produção de novos materiais, se melhorarmos nosso conteúdo antigo, nosso site será melhor visto pelo Google.

Construir um novo público a partir das mudanças podem ajudar a definir caminhos diferentes, adaptados à situação atual e orientados para os objetivos de uma estratégia de marketing. 

Reimagine o seu conteúdo, transforme as coisas e dê a ele novas perspectivas.

Como selecionar conteúdo para reutilização?

Seu blog provavelmente já tem um grande arquivo de conteúdo. 

E você pode até mesmo ter postado muito conteúdo em outros sites (como convidado ou freelance) dos quais pode aproveitar.

Em vez de se sobrecarregar com a tarefa de classificar o conteúdo individualmente para encontrar artigos populares, verifique suas análises.

Analise métricas específicas para classificar seu conteúdo, para que você possa encontrar facilmente as postagens mais relevantes. 

Para essa tarefa, você pode considerar informações como o número de visitas, o tempo que passam no site e as interações nas redes sociais.

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Mas você também pode simplificar o processo classificando o conteúdo com base no número total de visitas e como eles diminuíram com o tempo.

Para classificar o conteúdo interno e externo, também considere fatores como o número de interações com uma postagem e o número de vezes que ela foi compartilhada.

No entanto, não confie só nisso, talvez uma postagem tenha menos interações ou tráfego do que seu conteúdo mais popular, mas se você a atualizar com dados úteis ou tirar proveito de novas tendências para melhorar sua visibilidade, ela poderá ser um sucesso.

Maneiras de reutilizar conteúdo

Agora que sabemos o que é esse processo, por que e como fazê-lo, vamos examinar seis maneiras de reutilizar conteúdo.

1. Atualizar e republicar

Quando você tem conteúdos em forma de, por exemplo, “Os melhores gadgets da Apple hoje”, será muito fácil atualizá-lo e promovê-lo novamente nas redes sociais.

Se você considerar que o conteúdo da sua postagem antiga perdeu completamente a relevância para o seu público ou um tópico que mudou completamente, a melhor decisão é reescrevê-lo. 

O importante aqui é que você permaneça com a ideia principal.

2. Faça um infográfico

Um infográfico é uma excelente forma de renovar um conteúdo publicado antes. 

A elaboração de um infográfico pode ser baseada em pesquisas anteriores. Dessa forma, reutilizar o conteúdo exigirá um esforço mínimo.

Se você não é um designer e a primeira coisa que vem à mente são muitas cores e formas que não combinam em lugar nenhum, consulte ferramentas para não designers que podem ser usadas para gerar esses tipos de gráficos facilmente.

3. Crie uma apresentação

Usar uma apresentação como um recurso adicional para sua postagem anterior é uma ótima ideia para promover novamente seu conteúdo com valor adicional.

Atualmente, os slides são uma das armas mais fortes do marketing de conteúdo. 

O Canva (que tem várias ferramentas gratuitas) é uma das melhores ferramentas do mercado para gerar facilmente uma apresentação.

Você pode acessar bancos de imagens gratuitas e usá-las em sua apresentação no SlideShare ou no tradicional PowerPoint.

Uma das opções é o Freepik.

4. Publique um e-book

Uma das estratégias para promover e reutilizar seus artigos antigos é gerar e-books a partir deles. 

Não é uma excelente ideia reunir todo esse conteúdo de tanto valor que você possui e publicar um livro digital? 

Você pode juntar vários posts de temas relacionados e editar um material muito interessante.

5. Promova uma série de e-mails

Para reutilizar conteúdo antigo com um tema semelhante, você pode criar uma série de materiais e distribuir por meio de sua lista de assinantes.

Se você tem um blog de receitas, por exemplo, pode fazer uma série chamada “Este mês coma feijão de uma maneira particular”; e envie suas antigas receitas de feijão uma vez por semana. 

Faça em cada semana um tema diferente. Quer

6. Invista em um podcast

A sexta maneira que indicamos para reaproveitar conteúdos requer um pouco mais de elaboração: trata-se da produção de um podcast.

Os podcasts são arquivos de áudio publicados na internet e que trazem conteúdos sobre diversos temas.

Embora lembrem os programas de rádio, os podcasts têm a vantagem de poder ser escutados a qualquer hora do dia e em qualquer lugar já que são disponibilizados por plataformas online.

Com o sucesso que eles vêm conseguindo, ultimamente surgiram podcasts sobre temas muito variados. 

Uma boa forma de reutilizar conteúdo é reunindo os materiais mais relevantes já produzidos e criar pautas para episódios de podcast.

Conclusão

Como você pode ver, reaproveitar conteúdo é uma excelente ideia para economizar tempo e aproveitar nosso trabalho realizado anteriormente.

Esse processo certamente aumentará a visibilidade e autoridade do seu site ou blog. 

Além disso, reaproveitar material e oferecê-lo de novas maneiras ajudará seu site a adquirir novo tráfego, que poderá converter em clientes em potencial.

Mas lembre-se: embora reutilize conteúdos, é importante que o conteúdo seja novo e único, senão você estará fazendo conteúdo duplicado. 

No entanto, isso não impede que você atualize (como já dissemos) outros conteúdos já publicados.

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