Reutilizar conteúdo para produzir novos materiais: a nova tendência no Marketing Digital [10 formas de otimizar sua marca internet]

Produzir conteúdo é uma tarefa realmente complexa e cara, seja em esforço, tempo ou dinheiro. 

Quando se trata de conteúdo, sempre pensamos que produzir do zero é a única maneira e, no entanto, também é possível reutilizar conteúdos já elaborados para alcançar um nível cada vez mais próximo da perfeição em cada texto.

Se você deseja melhorar a divulgação do seu conteúdo e reduzir consideravelmente o esforço, em custo e tempo, reutilizar ou redirecionar o conteúdo passa a ser uma opção. 

Essa técnica passou a ser essencial em várias estratégias de Marketing de Conteúdo

E é um grande erro pensar apenas em novos conteúdos e esquecer o que foi produzido antes.

Reutilizar conteúdo significa oferecer novos pontos de vista, mudar o formato da postagem (de texto para infográfico, por exemplo), adicionar novas informações ou uma nova abordagem ou mudar o contexto. 

Neste artigo, você poderá encontrar:

    Essas são algumas das formas de reaproveitar conteúdo.

    Imagine, por exemplo, um ebook relacionado a temas relevantes do seu nicho. 

    De uma peça como essa você pode obter centenas de pequenos posts com informações úteis para posteriormente gerar mais conversões e downloads para o próprio ebook.

    À partir do material pesquisado para elaborar o ebook você também pode fazer gráficos, infográficos e outros recursos e depois utilizá-los em diferentes postagens isoladas que pedem a ação de download do ebook. Assim, ao reutilizar conteúdo, uma ideia criativa pode se tornar uma infinidade de produtos para o Marketing de Conteúdo.

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    Para que seja mais fácil e vantajoso reutilizar conteúdo, é preciso ser criativo e fazer algumas atualizações nos seus processos editoriais.

    Uma das dicas é apostar pela elaboração de conteúdos mais perenes que permita uma readaptação a posteriori. 

    Esses conteúdos são conhecidos como Evergreen e sua característica principal é a atemporalidade; ou seja, tratam temas que não deixam de ser importantes.

    Utilizando estratégias corretas, você começará a ver como você consegue mais divulgação com menos esforço, o que significa conseguir mais conteúdo sem se desgastar tanto e, obviamente, mantendo os níveis de qualidade ao máximo para que seu público não diminua.

     Alguns autores que escrevem sobre temas relacionados a marketing de conteúdos recomendam uma proporção de 1/20 para reutilizar conteúdo. 

    Isso significa que com cada grande parte do conteúdo, podemos criar 20 variações de conteúdo segmentadas para necessidades específicas.

    5 Razões para reutilizar conteúdo

    Veja agora as razões pelas quais você deve reutilizar conteúdo no seu blog ou do seu site para ter uma melhor performance:

    1. Economize tempo

    Escrever um bom artigo pode levar cerca de 4 a 6 horas (pelo menos um post longo); isso sem considerar o tempo que leva para pesquisar e estudar um assunto complexo de grande relevância. Por isso, apresentar novas ideias de conteúdo é um processo longo e demorado, de forma que reutilizar conteúdo em múltiplos canais na internet é um excelente método para economizar tempo de produção.

    Reutilizar conteúdo antigo nos poupará de começar esse processo do zero. Ao reutilizar seu conteúdo antigo, ele terá valor agregado em todos os sentidos. Além de você otimizar um conteúdo que antes estava ultrapassado, você entrega de forma rápida para o seu público um conteúdo de valor.

    2. Fortaleça a mensagem

    Uma das regras do marketing afirma que os consumidores precisam ouvir sua mensagem cerca de 7x antes de fechar um negócio. Assim, se você acha que já teve um bom resultado em determinada publicação, saiba que você ainda pode colher 7x mais engajamento ao reutilizar conteúdo na sua página.

    Por isso, repetir a estratégia é importante, sempre e quando um modelo já tenha dado bons resultados e se tenha a perspectiva de que pode ocorrer o mesmo no futuro.

    Nesse sentido, em vez de abordar um tópico uma vez e deixá-lo se perder em arquivos antigos, reaproveite o que já escreveu nos seus artigos para transmitir consistentemente a mensagem ao seu público.

    A técnica de reutilizar conteúdo ajuda a aumentar o tráfego orgânico quando o material reaproveitado é útil e confiável. 

    Dessa forma, será mais fácil encontrar maneiras exclusivas de fortalecer sua mensagem.

    3. Melhore seu Tráfego Orgânico

    A pesquisa orgânica continua gerando a maior parte do tráfego da web. Um estudo da BrightEdge descobriu que a pesquisa orgânica é uma fonte que gera 51% do tráfego. 

    Se essas informações forem precisas, reutilizar conteúdo otimizado em vários formatos pode aumentar drasticamente o tráfego orgânico e a visibilidade.

    Você pode reaproveitar materiais publicando conteúdos diversos. 

    Isso dá a você mais chances de obter uma classificação mais elevada para consultas específicas. 

    Por outro lado, se você publicar conteúdo em outros sites, às vezes também receberá links externos.

    Estratégias como essa lhe ajudarão a ranquear seu site no topo dos mecanismos de busca.

    4. Alcance um novo público

    Talvez na primeira vez que você publicar um artigo, ele tenha um desempenho mediano. 

    No entanto, com o tempo, você pode ganhar impulso e melhorar.

    Quando você começa a reutilizar conteúdo em outro formato ou atualiza as informações, tem a oportunidade de alcançar novos segmentos de seu público que, de outra forma, nunca teria encontrado.

    5. Aprimore seus conteúdos antigos

    Além do reaproveitamento para a produção de novos materiais, se melhorarmos nosso conteúdo antigo, nosso site será melhor visto pelo Google.

    Construir um novo público a partir das mudanças podem ajudar a definir caminhos diferentes, adaptados à situação atual e orientados para os objetivos de uma estratégia de marketing. 

    Reimagine o seu conteúdo, transforme as coisas e dê a ele novas perspectivas. Saiba como reutilizar conteúdo da sua página para aprimorar os conteúdos antigos que não recebem revisão a anos. Eles podem te dar uma ótima oportunidade de ranqueamento que você não estava considerando.

    Confira na íntegra nosso artigo sobre Conteúdo Evergreen, e entenda melhor sobre a reutilização de conteúdos para sua estratégia de marketing.

    Como selecionar conteúdo para reutilização?

    Seu blog provavelmente já tem um grande arquivo de conteúdo. Então, você deve analisar quais linhas merecem reutilizar conteúdo primeiro.

    E você pode até mesmo ter postado muito conteúdo em outros sites (como convidado ou freelance) dos quais pode aproveitar.

    Em vez de se sobrecarregar com a tarefa de classificar o conteúdo individualmente para encontrar artigos populares, verifique suas análises.

    Analise métricas específicas para classificar seu conteúdo, para que você possa encontrar facilmente as postagens mais relevantes, com mais acessos. 

    Para essa tarefa, você pode considerar informações como o número de visitas, o tempo que passam no site e as interações nas redes sociais.

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    Mas você também pode simplificar o processo classificando o conteúdo com base no número total de visitas e como eles diminuíram com o tempo.

    Para classificar o conteúdo interno e externo, também considere fatores como o número de interações com uma postagem e o número de vezes que ela foi compartilhada.

    No entanto, não confie só nisso, talvez uma postagem tenha menos interações ou tráfego do que seu conteúdo mais popular, mas se você a atualizar com dados úteis ou tirar proveito de novas tendências para melhorar sua visibilidade, ela poderá ser um sucesso que você não esperava obter. Veja agora 12 maneiras de reutilizar conteúdos:

    12 Maneiras de reutilizar conteúdos

    Agora que sabemos o que é esse processo, por que e como fazê-lo, vamos examinar seis maneiras de reutilizar conteúdo.

    1. Atualizar e republicar

    Quando você tem conteúdos em forma de, por exemplo, “Os melhores gadgets da Apple hoje”, será muito fácil atualizá-lo e promovê-lo novamente nas redes sociais.

    Se você considerar que o conteúdo da sua postagem antiga perdeu completamente a relevância para o seu público ou um tópico que mudou completamente, a melhor decisão é reescrevê-lo. 

    O importante aqui é que você permaneça com a ideia principal.

    2. Faça um infográfico

    Um infográfico é uma excelente forma de reutilizar conteúdo publicado antes. Com eles, você consegue obter uma informação visual que pode ser divulgada em inúmeros canais de comunicação: blog, redes sociais, Youtube, Pinterest, catálogos, Pitch’s, etc.

    A elaboração de um infográfico pode ser baseada em pesquisas anteriores. Dessa forma, reutilizar o conteúdo exigirá um esforço mínimo.

    Se você não é um designer e a primeira coisa que vem à mente são muitas cores e formas que não combinam em lugar nenhum, consulte ferramentas para não designers que podem ser usadas para gerar esses tipos de gráficos facilmente.

    3. Crie uma apresentação

    Usar uma apresentação como um recurso adicional para sua postagem anterior é uma ótima ideia para promover novamente seu conteúdo com valor adicional.

    Atualmente, os slides são uma das armas mais fortes do marketing de conteúdo. 

    O Canva (que tem várias ferramentas gratuitas) é uma das melhores ferramentas do mercado para gerar facilmente uma apresentação.

    Você pode acessar bancos de imagens gratuitas e usá-las em sua apresentação no SlideShare ou no tradicional PowerPoint.

    Uma das opções é o Freepik.

    4. Publique um ebook

    Uma das estratégias para promover e reutilizar seus artigos antigos é gerar e-books a partir deles. Você pode transformar o conteúdo em um Livro Digital para o Kindle ou até mesmo para o Google Play. O livro pode ser feito em formato de série para você contar em vários lançamentos sobre o assunto geral abordado.

    Não é uma excelente ideia reunir todo esse conteúdo de tanto valor que você possui e publicar um livro digital? 

    Você pode juntar vários posts de temas relacionados e editar um material muito interessante.

    5. Promova uma série de emails

    Para reutilizar conteúdo antigo com um tema semelhante, você pode criar uma série de materiais e distribuir por meio de sua lista de assinantes.

    Se você tem um blog de receitas, por exemplo, pode fazer uma série chamada “Este mês coma feijão de uma maneira particular”; e envie suas antigas receitas de feijão uma vez por semana. 

    6. Invista em Podcasts

    A sexta maneira que indicamos para reaproveitar conteúdos requer um pouco mais de elaboração: trata-se da produção de um podcast.

    Os podcasts são arquivos de áudio publicados na internet e que trazem conteúdos sobre diversos temas. Você pode transformar o conteúdo em um Podcast para uma plataforma como o Spotify ou até mesmo para o Soundcloud. O podcast pode ser feito em conjunto com alguma pessoa influente no seu nicho para trazer ainda mais visibilidade para o conteúdo.

    Embora lembrem os programas de rádio, os podcasts têm a vantagem de poder ser escutados a qualquer hora do dia e em qualquer lugar já que são disponibilizados por plataformas online.

    Com o sucesso que eles vêm conseguindo, ultimamente surgiram podcasts sobre temas muito variados. 

    Uma boa forma de reutilizar conteúdo é reunindo os materiais mais relevantes já produzidos e criar pautas para episódios de podcast.

    7. Vídeos

    Você pode transformar o conteúdo em vídeos para o YouTube ou até mesmo para o Instagram, Facebook e Tiktok. Aproveite esse conteúdo para compor um vídeo e fazer um vlog, onde você pode contar como foi o dia, ou fazer uma review sobre o conteúdo que você estudou ou do produto que você está testando.

    8. Webinar

    Você pode transformar o conteúdo em um Webinar para o Youtube ou até mesmo para o Facebook e Instagram. O Webinar pode ser feito em formato de série para aproveitar ainda mais cada parte do seu conteúdo.

    9. Curso

    Você pode transformar o conteúdo em um Curso para uma plataforma como o Udemy ou até mesmo para o Google Classroom. O Curso pode ser feito em formato de série, você pode fazer varias partes para contar um conto ou uma história.

    10. Aula

    Você pode transformar o conteúdo em uma Aula para uma plataforma como o Coursera ou até mesmo para o Google Classroom.

    A aula pode ser feita em formato de série, você pode fazer varias partes para contar um conto ou uma história.

    Além disso, o sistema de aulas pode se transformar em um novo produto/serviço na sua empresa ao implementar uma plataforma de Streaming!

    Conclusão

    Como você pode ver, reaproveitar conteúdo é uma excelente ideia para economizar tempo e aproveitar nosso trabalho realizado anteriormente.

    Esse processo certamente aumentará a visibilidade e autoridade do seu site ou blog. 

    Além disso, reaproveitar material e oferecê-lo de novas maneiras ajudará seu site a adquirir novo tráfego, que poderá converter em clientes em potencial. Utilize o mesmo conteúdo em diferentes canais e utilize a sua criatividade para adaptá-los da melhor forma!

    Mas lembre-se: embora reutilize conteúdos, é importante que o conteúdo seja novo e único, senão você estará fazendo conteúdo duplicado. 

    No entanto, isso não impede que você atualize outros conteúdos já publicados.

    Obrigado por acompanharem a leitura até aqui.

    Até o próximo artigo!

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