O que é SEO em jornalismo? Descubra aqui!

Com o número crescente de novos conteúdos na web, a única maneira de se manter vivo no mercado de trabalho que lida com o setor da informação é saber o que é SEO em jornalismo e saber aplicar as estratégias corretas.

Hoje em dia, as pessoas buscam por notícias e informações na internet e são poucas que ainda compram jornais impressos.

Por outro lado, os jornalistas e as mídias devem fazer um grande esforço para que suas reportagens alcancem um grande público e, por consequência, há um enorme interesse entre os jornalistas de aprender o que é SEO.

E se você é um deles, continue a leitura e descubra tudo o que você deve fazer!

O que é SEO em jornalismo?

Se você tem um site de notícias e está percebendo que não está recebendo muitas visitas ou, mesmo quando é acessado, as pessoas permanecem muito pouco tempo no seu site, é a hora de saber o que é SEO em jornalismo.

Então, SEO em jornalismo são técnicas para otimizar seu site, de forma que fique mais visível aos olhos dos mecanismos de pesquisa, o que vai fazer com que ele apareça nas primeiras posições dos resultados de pesquisa.

o-que-e-seo-em-jornalismo.png
Veja também: SEO para Blog: Como aplicar SEO e posicionar seu site no topo do Google

Para te ajudar a aparecer na primeira página do Google ou de outro mecanismo de busca, separamos aqui as melhores estratégias:

1.Ter um bom SEO on page

Criar um bom conteúdo e otimizá-lo com boas palavras-chave não garante uma grande visibilidade. Você deve assegurar que sua otimização SEO on page está sendo feita corretamente.

É uma estratégia de marketing digital que inclui:

1.Título

Um título deve ser claro, conciso e incitar o público a clicar no artigo. Da mesma forma que nas mídias tradicionais, o título corresponde à manchete do SEO em jornalismo. Prepare-o de maneira articulada e cuidadosa!

Seu título deve conter palavras-chave pertinentes que o ajudarão a se classificar no mecanismo de pesquisa, e deve ser escrito de maneira a suscitar o interesse do público para saber mais.

2.URL

Evite utilizar uma URL longa, seja breve e direto. 

Também não use palavras de conexão como “e”, “ou” na URL do seu conteúdo e certifique-se que esteja contextualizada em relação à atualidade.

3.Meta Descrição

Meta descrição é o que aparece na página de resultados do mecanismo de busca quando alguém faz a sua pesquisa.

Saiba apenas que não pode ultrapassar 156 caracteres, e o título, até 60 caracteres.

4.Produza mais que reportagens

Como jornalista, você deve constantemente modificar e adicionar novas funcionalidades ao seu conteúdo para torná-lo interessante para o leitor.

Além de escrever novos artigos, você pode focar em conteúdos mais modernos, como vlogs, podcasts e entrevistas ao vivo, e assim, é possível entregar conteúdo atualizado aos leitores.

As mídias e jornalistas não podem mais ficar esperando que as pessoas descubram seu site e obter assim um tráfego direto.

E por isso que é importante saber o que é SEO em jornalismo, e trabalhar diversas técnicas para redirecionar o tráfego para o seu site, e obter backlinks de alta qualidade é uma ótima solução.

Quando um outro site de notícias menciona o nome do seu site, você obtém backlinks para o seu, ajudando a melhorar sua visibilidade e gerando tráfego para o seu site a partir de diversas fontes.

5.Torne seu site adaptado aos dispositivos móveis

Se seu site de notícias não for adaptado aos dispositivos móveis, você perderá grande parte do tráfego que chega até seu site.

Ao otimizar seu site para smartphones e tablets, garanta que ele seja reativo e que carregue rápido.

Preste atenção se as imagens e vídeos não são muito pesados, e lembre-se que o que mais importa aqui é oferecer uma experiência agradável aos seus leitores.

6.Seja social

Se você quer realmente aumentar rapidamente o tráfego do seu site, crie perfis nas redes sociais e compartilhe suas últimas notícias.

As mídias sociais podem ajudá-lo a interagir com seu público e entender o que seus leitores querem ver no seu site, além de ajudar a aumentar a sua visibilidade e notoriedade.

Como jornalista, suas reportagens devem influenciar e educar seu público.

Quando falamos sobre o que é SEO em jornalismo, o compartilhamento social é um elemento essencial da sua estratégia, e as redes sociais revolucionaram a maneira pela qual as pessoas leem as notícias hoje em dia.

Considerações finais

Ao seguir essas estratégias de SEO em jornalismo, seu site de notícias será visualizado por um número maior de leitores e vai ficar na frente da concorrência!

© Copyright GuestPosts 2019 - 2024. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por E-Inov Soluções Tecnológicas