Como monetizar um Blog? Confira passo a passo

Escrever na internet é uma mistura de arte e ciência que, uma vez dominada, pode ser o primeiro passo para que você entenda como monetizar um blog.

As nuances por trás de como monetizar um blog está trelado ao fato de que será possível ganhar em cima dos conteúdos do seu blog, de diversas maneiras, não importa a situação atual do seu site.

Melhorias e otimizações podem ser alcançadas ao se implementar algumas mudanças simples, por exemplo.

Talvez, no início, o ganho econômico nem era cogitado, mas existem pessoas e empresas que ganham bem, como é o caso dos blogueiros e influencers digitais.

Isto é, possui um número razoável de leitores fiéis todo mês, a possibilidade de ganho monetário é real. Basta saber as técnicas para que você possa compreender em sua totalidade, como monetizar um blog.

O que mais as empresas e blogs iniciantes desejam é a criação de uma base de público sólida. Quando um blog já tem isso, é ainda mais fácil de se monetizar!

E mesmo que o seu blog não esteja na situação ideal, que o número de visitas tenha caído, esse quadro não é irreversível. 

Ter um blog bem movimentado é a consequência de dois fatores: substância e formato.

  • O primeiro se dá em um conteúdo de fato relevante, ou seja, que muda a vida de alguém, informa, que agrega. É escrever sobre temas que são objeto de eterna curiosidade e explorá-los ao máximo, em todos os seus assuntos, sob diferentes pontos de vista.

Trabalhar com criação de conteúdo é viver de pesquisas e aprofundamento de temas. Quanto mais o seu blog se aprofunda, mais você passa a ideia de autoridade no assunto para quem o lê.

As pessoas pensam na sua redação como fonte de conhecimento, informação e até mesmo entretenimento.

  • Já o segundo fator de movimentação é o formato pela linguagem usada e as técnicas de otimização de artigos empregadas – também conhecidas como SEO – que, ao utilizar esse método, o conteúdo se adéqua aos critérios para colocar seu site no topo do Google.

Entretanto, tudo o que foi mostrado até agora ainda se trata dos artigos do blog em si. Talvez, você já faça isso muito bem.

O próximo passo é descobrir como monetizar um blog, ou seja, como explorar essa empreitada de redação bem-sucedida. 

Veja a seguir o que é a monetização, seus benefícios e como monetizar um blog a partir das técnicas comprovadas mais usadas.

Confira os tópicos ou navegue através do link direto:

    O que significa monetizar um blog?

    Como-monetizar-um-Blog

    As formas para que se possa compreender facilmente como monetizar um blog podem ser muitas…

    Porém, o conceito de monetização em si é muito simples!

    Trata-se de um ganho monetário que pode se diluir em algumas práticas reiteradas, mas que sempre estão conectadas a uma raiz, que são as publicações do blog.

    Monetizar o seu blog não significa que a atividade dele será diferente, em essência. A produção de artigos de qualidade jamais deve parar, mas a veiculação é o que muda.

    Um bom exemplo para que você possa compreender como monetizar um blog, é a já antiga prática de usar o Google Adsense.

    No qual, basicamente está atrelado ao fato de ceder um espaço do seu blog – página de conteúdo – para anúncios e, com isso, ganhar dinheiro automaticamente. 

    Essa prática é muito utilizada, principalmente em sites de grande tráfego orgânico, o qual, rentabilizam uma boa quantia monetária.

    Este é um recurso que, quando utilizado com inteligência, ou seja, compilado à outras práticas, pode trazer um bom retorno para o seu negócio!

    Conheça os benefícios

    Se você é amante do marketing de conteúdo, ter conhecimento sobre como monetizar um blog pode ser um grande “trunfo” para seus negócios!

    O primeiro benefício é o controle das próprias finanças, pois é possível, até, viver disso exclusivamente, pois um blog monetizado é apenas o primeiro passo de toda uma carreira na internet.

    Outro benefício é o simples fato de aumentar o público.

    Além do óbvio ganho financeiro maior, também significa um aumento do seu canal de propagação de ideias. É voltar para a origem, só que de maneira ampliada.

    Afinal, o seu blog começou porque você quis escrever algo para alguém e usou a internet como meio. Simples assim! Agora, é o momento de escrever mais, melhor e chegar até mais pessoas.

    O terceiro benefício que atinge todos os redatores que aprendem a como monetizar um blog é a independência na carreira.

    Além da sensação de fazer algo que seja a sua cara, o trabalho se torna flexibilizado de acordo com suas demandas. É possível trabalhar na hora escolhida e no conforto de seu próprio home office.

    Por fim, o benefício da autoridade. Dentro de todo redator, em qualquer nicho, está alguém que deseja ser ouvido, porque sabe que tem algo bom a dizer.

    Um blog robusto e monetizado gera mais autoridade na mente da própria pessoa que lê as publicações. Ela sabe que do outro lado dos artigos há um verdadeiro profissional, conhecedor da área.

    Uma fonte fiel de conhecimento!

    Como monetizar um Blog: Conheça cada uma das estratégias para monetizar seu blog corretamente

    Uma vez compreendido o conceito da monetização e seus benefícios, é preciso saber como monetizar um blog em etapas claras.

    Como já foi estabelecido, a monetização é uma coisa só, mas o caminho para lá possui muitas curvas e opções. Conforme você pratica, ganha aperfeiçoamento sobre cada uma.

    De fato, o dinheiro da monetização nasce na convergência de cada uma dessas técnicas. É preciso ter domínio sobre todas, mas não se preocupe em acertar tudo de uma vez.

    Tratam-se de muitas pequenas engrenagens em uma mesma máquina. Com o tempo, você verá que elas irão se integrar e será cada vez mais fácil manter o blog monetizado.

    Vale ressaltar que as técnicas de como monetizar um blog são diferentes em natureza e pode ser que o seu blog tenha mais afinidade por uma do que por outra.

    Isso é normal. Você pode ter o seu “carro-chefe” da monetização, apenas não pode dar atenção total a uma prática em detrimento das outras.

    Programa de Afiliados

    A palavra “afiliado” pipoca nas redes sociais e ambientes virtuais, mas você compreende qual é o seu real significado?

    Ser um afiliado é se tornar uma pessoa que recomenda ativamente um produto ou serviço.

    O afiliado usa os seus meios virtuais para tornar a existência de uma marca, produto ou serviço conhecido. É comum, por exemplo, donos de grandes páginas do Facebook divulgarem seus produtos, através da afiliação.

    Também podem lançar a mão de anúncios pagos para levar às pessoas até os locais onde poderão adquirir algum produto ou serviço recomendado.

    Na realidade do blog a coisa é ainda mais simples…

    Podemos atribuir como marketing de afiliados uma vertente do marketing, no qual busca gerar uma quantidade maior em vendas, através da indicação de produtos – físicos ou não.

    Funciona da seguinte forma: o afiliado promove produtos ou serviços disponibilizados em plataformas de afiliados e recebe uma comissão por cada venda realizada.

    O afiliado, em questão, pode divulgar o produto através de links em seu blog, redes sociais, ou onde achar conveniente para seu público consumidor.

    Dentro do quesito afiliados, podemos atribuir diversos programas especializados, como:

    • Guest Posts;
    • Hotmart;
    • Amazon;
    • Google Adsense;
    • Awin;
    • Monettize;
    • Udemy.

    Aqui na Guest Posts, por exemplo, você pode fazer do nosso Programa de Afiliados e garantir 20% – referente ao valor da assinatura.

    programa-de-afiliados
    Programa de Afiliados Guest Posts

    Para fazer parte do nosso programa de afiliados, basta você se cadastrar – gratuitamente – na Plataforma Guest Posts e ativar o seu cadastro.

    Depois é só atribuir uma slug com o seu nome ou nickname desejado e compartilhar em suas redes.

    Dessa forma, todos aqueles que se inscreverem na Plataforma e realizarem a assinatura – através do seu link – automaticamente, você receberá 20% referente ao plano de assinatura atribuído.

    Ganhar uma “graninha extra” através do compartilhamento de links já é possível e aqui na Guest Posts essa “graninha” pode virar uma renda!

    Já pensou nisso?!

    É uma excelente jogada para atribuir um valor extra todo mês! O que acha?!

    Venda de produtos e serviços

    Esse é um passo ainda mais evoluído para que você entenda por completo sobre como monetizar um blog.

    Ao invés de apenas se afiliar a um produto ou serviço e ganhar por comissão, você mesmo pode criar o seu produto ou serviço e ganhar valores inteiros.

    A venda pode ser de produtos físicos ou digitais, desde que tenham a ver com os interesses dos usuários do seu blog. Jamais se esqueça disso!

    venda-de-produtos

    Monetizar o blog é torná-lo mais extenso, para que você ganhe dinheiro com um público que já está acostumado e gosta do que você publica. 

    Vender produtos físicos pede um planejamento e logística mais detalhados, pois há uma preocupação com estoque e esquema de entregas.

    Já produtos digitais, como softwares, e-books, cursos, entre outros, são mais fáceis de vender, pois não há a mesma preocupação relacionada ao produto físico.

    Esse método deve ter os preços bem pensados.

    Você pode diferenciar e colocar produtos mais acessíveis, para quem acabou de conhecer o blog, e outros mais caros, versão Premium, com destino aos seus leitores mais fiéis e com maior possibilidade de compra.

    Conteúdos exclusivos

    Se a venda de seus próprios produtos é o método mais lucrativo em como monetizar um blog, a propagação de conteúdo exclusivo é a tática que trará os leitores ainda mais para perto de você, de sua marca.

    A mentalidade por trás do conteúdo exclusivo é atiçar a curiosidade e imaginação do usuário do seu blog. Isso vale tanto para blogs que oferecem serviços, quanto para os que oferecem somente leitura, áudios e vídeos. 

    No caso dos serviços é possível se inspirar na Netflix, que oferece um mês de serviços gratuitos como degustação ou o Spotify, que permite download das músicas e podcasts e retira completamente os anúncios dos assinantes.

    conteudos-exclusivos

    Se o seu blog for mais de consumo de conteúdo propriamente dito, você pode limitar partes da publicação para instigar o usuário a ler até o fim.

    Em suma, pedir um cadastro para quem deseja ler mais de um artigo por dia é uma tática usada por plataformas de leitura e sites como o Jornal Estadão e o Financial Times

    Mas é importante ter bom senso aqui!

    As técnicas por trás de como monetizar um blog com conteúdos exclusivos, devem ser mais usadas por quem já tem um site muito bem frequentado.

    Se você ainda não é muito conhecido, o efeito esperado pode ser revertido e potenciais leitores fiéis podem decidir tomar distância do seu conteúdo. 

    Meça bem a quantidade de leitores, a relevância do que se oferece e o timing para iniciar na prática dos conteúdos exclusivos.

    Conclusão

    Existem muitas formas ensinadas sobre como monetizar um blog, mas as citadas devem estar presentes em todos os casos.

    Após segmentar bem o seu público e produzir conteúdo voltado a este, é hora de começar a implementar a monetização. 

    Monetizar um blog é tornar um prazer em fonte de renda, hobby em profissão. A melhor parte é que você já conhece o seu negócio.

    Já sabe que tipo de assunto abordar, como usar as palavras, a quem você se dirige e ainda quer alcançar. O núcleo do blog já está aí: sua criatividade. 

    Com um bom planejamento, aprendizado das técnicas e disciplina para torná-las funcionais em sua vida, o seu blog será ainda mais influente e você ganhará com isso: em dinheiro, em autoridade, em pessoas.

    Bons negócios,

    Abraço!

    © Copyright GuestPosts 2019 - 2024. Todos direitos reservados.

    Desenvolvido por E-Inov Soluções Tecnológicas