Atraia backlinks para o seu site com guias definitivos!

Trabalhar com páginas de internet requer conhecimento e atualização sobre as técnicas de SEO, e apostar em backlinks para o seu site pode melhorar ainda mais a sua relevância, seja para alavancar ganhos financeiros ou até mesmo ficar nas primeiras posições no Google.

O que muitos não sabem é como conquistar esses backlinks de alta qualidade, por essa razão, trouxemos dicas de como atrair backlinks para o seu site, através da criação de guias definitivos.

O que são Backlinks?

Antes de saber como atrair backlinks para o seu site, é necessário entender o que esse procedimento é, de fato. Backlink significa a inserção do domínio de seu site em uma página fora dele, e é um dos critérios de SEO analisados pelo Google para dar autoridade a página.

Efeitos Positivos dos Backlinks em um Site

Ao fazer backlinks para o seu site, é possível ter efeitos positivos como o aumento de visitas no seu site, além de melhorar a relevância no ranking do Google e de sua marca, e consequentemente, você terá um maior público para oferecer seu serviço ou vender algum produto, se desejar.

Como funcionam os Backlinks?

Backlinks feitos dentro do próprio site costumam ser inseridos no artigo, para recomendar outros conteúdos que complementam o assunto e que o leitor pode se interessar em ler. Isso pode diminuir a taxa de rejeição e fazer as pessoas ficarem maior tempo em seu site.

Como funcionam os Backlinks
Fonte/Reprodução: original

Leia também: SEO para Blog: Como aplicar SEO e posicionar seu site no topo do Google

Os externos são aqueles feitos em outros sites, onde o link de seu site é inserido em algum conteúdo de terceiros. Esse meio pode servir para indicar seu trabalho, justificar a fonte de algum material que utilizou para fazer o artigo ou simplesmente para indicar um bom conteúdo.

Como backlinks influenciam no SEO do seu site?

Pense em seu site favorito, aquele que compartilha conteúdos profundos, fáceis de entender e interessantes. Você gosta tanto, que começa a ler e não consegue sair dele, pois pula de um conteúdo para o outro sem perceber.

É dessa forma que você deve fazer o seu leitor se sentir no seu site, pois, quanto mais você compartilhar um conteúdo que atenda as necessidades do leitor, maior é a probabilidade dele compartilhar esse artigo.

Conforme ocorre uma grande quantidade de compartilhamentos e outras pessoas usam seu conteúdo como referência, maior é a chance de ficar entre nas primeiras posições do Google.

Por isso, que os backlinks influenciam muito nos seus resultados se feitos corretamente

Por que seu site precisa de backlinks para alcançar a primeira página do Google?

Os backlinks são fundamentais para as estratégias de ranqueamento, pois quanto mais referências de qualidades você consegue obter, mais o Google entende que seu site possui conteúdos relevantes e passará a indicar mais para as pessoas.

Tipos de backlinks para focar sua estratégia de aquisição

Antes de colocar em prática, é preciso organizar a sua estratégia para adquirir os backlinks para o seu site. Confira abaixo quais são eles:

Do-Follow

Ao receber um link que indica o seu site com a tag follow, ela passa autoridade que possui para a página que incluiu no artigo. Quanto mais sites com boa reputação apontarem para o seu, mais seus resultados nos mecanismos de busca serão impactados positivamente.

No-Follow

Ao contrário do Do-Follow, esse não passa autoridade ou relevância para o site indicado. É muito bom para quando você quer abordar um site no texto, mas não acha ele confiável ou simplesmente não quer beneficiá-lo.

Grandes sites e comentários de blogs costumam ser No-Follow, para evitar que outros sites pequenos cresçam rapidamente por meio deles.

Anchor text

Conhecido com texto âncora, o qual é feito um link clicável em uma palavra-chave relacionada a página final, onde o leitor consumirá o conteúdo.

Exemplo: tem um artigo sobre maquiagem para o dia dos namorados, e dentro do texto é feito um link na palavra-chave “batom vermelho”. Se o leitor clicar nesse link, ele irá direto para um artigo sobre batom vermelho.

Root domain links

É a quantidade de backlinks que um site (domínio) se refere ao seu. Não adianta fazer vários backlinks em um mesmo site, isso será desperdício de tempo, pois será levado em conta apenas um link.

Por isso, faça links em diferentes sites para obter mais relevância e autoridade.

Internal Links

Eles não podem ser esquecidos. Durante a criação de um artigo, você deve sugerir outros conteúdos relevantes para o tema. Dessa maneira, você consegue manter o seu leitor mais tempo em seu site e receber uma menor taxa de rejeição.

Como fazer Link Building e backlinks

Link Building consiste em um conjunto de técnicas que são utilizadas para construir links para o seu site, que podem ser dentro dele, a partir dos internal links, ou com os backlinks feitos em outros domínios, com finalidade de ser bem visto pelos motores de busca.

Para conseguir isso, você pode fazer guias definitivos, com um texto bem elaborado e convidar os leitores para visualizarem outros conteúdos; escrever Guest Post para sites de terceiros e adicionar um link para um conteúdo seu; fazer comentários em outros blogs ou até mesmo fóruns.

Compartilhar seus novos artigos nas redes sociais ajudam muito a atingir mais pessoas e obter compartilhamentos. Recomendamos apostar não só em página de Facebook e Instagram, amplie o leque de alcance das suas postagens o máximo que puder.

Tente o Pinterest também, ele funciona como rede social e mecanismo de buscas, um ótimo lugar para propagar seu conteúdo de qualidade, receber muitos cliques e ganhar pontos positivos com o Google.

Quais Ferramentas Usar?

Para facilitar a implementação das suas estratégias, você pode usar: o Google Alerts, para saber quando foi postado um assunto que você deseja; a extensão do Google Chrome Check My Links, a qual permite ver os links quebrados de um site para sugerir a inserção do seu conteúdo ao dono do site.

O Ubersuggest também permite ver os dados do site, quais artigos estão posicionados, onde esse site tem backlinks e muito mais.

Se precisar de uma visualização mais completa de cada site, você pode usar o Moz ou Ahrefs. Eles mostram o DA e PA (autoridade do domínio e página), quantidade de backlinks que já recebeu, palavras-chave orgânicas e outras referências.

Por que priorizar qualidade e não quantidade

Quando pensamos em qualidade, o foco está em “quanto mais pessoas me indicarem, melhor”, porém, não é assim que funciona com backlinks.

Por que priorizar qualidade e não quantidade
Fonte/Reprodução: original

Leia também: 5 maneiras de editar o Snippet para melhorar o SEO do site

É muito melhor duas páginas com muita autoridade fazerem backlinks para o seu site, ao invés de 20 que não possuem relevância e conteúdo ruim, pois aqueles que possuem um público fiel e conteúdo bom, passam a relevância deles para o seu site. Aliás, você não vai querer seu material vinculado a outros com má reputação.

O que significa ser um link bom para o SEO?

Para ser considerado um bom site para fazer seu backlink para SEO, ele deve ter domain authorithy (DA) alto, page authority alto (PA) e bom conteúdo.

O ideal é avaliar essas características antes de selecionar o site desejado para fechar parceria de Guest Post ou fazer um backlink de comentário.

Mas lembre-se de não fazer spam, faça apenas um backlink em cada site.

Vantagens de uma estratégia de Backlinks

As principais vantagens de obter uma estratégia bem elaborada de backlinks para o seu site é saber por onde começar, conseguir planejar metas e aumentar relevância e a autoridade de sua página para multiplicar resultados.

Essa estratégia tem o potencial de te levar as primeiras posições do Google, e ao alcançar o top 3, você passa a receber mais visitas em seu site todos os meses.

Acredite, todo site profissional e que possui uma visão ampla de seu futuro tem essa estratégia inclusa em seu negócio, independente se o faturamento é com venda de produtos, Google Adsense ou prestação de serviços.

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