Como fazer Storytelling e maximizar a marca da sua empresa na internet

Você já ouviu falar em storytelling?! Ou melhor, você sabe como fazer storytelling?!

Saber como contar uma história é uma arte!

Agora, saber como fazer storytelling vai além do âmbito geral de ser uma arte! É preciso conhecimentos técnicos, práticos e conhecimento total sobre o seu leitor.

Não precisa ser “um bicho de sete cabeças”, mas entender como fazer storytelling de maneira assertiva para sua estratégia de marketing de conteúdo será uma excelente aliado em conversão de leads!

Conhecer melhor a estratégia que visa contar histórias narrativas ao seu público – de uma maneira mais sentimental e emotiva do que outros conteúdos presentes na internet – é uma estratégia popular que ganhou muita força ao longo dos anos.

Isso porque, o consumidor está cada mais antenado e precisa de um maior engajamento para tomar uma decisão de compra.

Não basta saber criar e desenvolver uma história, precisa haver um começo, meio e fim para tudo, deve existir informações importantes sobre o que deseja contar, e lembrar que essas histórias se encaixam em qualquer nicho de mercado.

Mas afinal, como começar a contar uma história através de um artigo de blog? Como fazer storytelling de maneira eficaz para a minha empresa?

É para isso que a Guest Posts criou este artigo!

Vamos por partes contextualizar sobre o que é storytelling, a fim de que você entenda sobre este conceito e suas aplicações, depois iremos partir para a parte prática sobre como fazer storytelling com seus artigos de conteúdo.

Neste artigo, você verá:

    O que é Storytelling?

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    O storytelling é uma arte que serve para contar, adaptar e desenvolver uma variedade de histórias, que utilizam determinados elementos extremamente específicos.

    Desde o personagem, até o ambiente ou uma mensagem…

    Estes eventos devem conter sempre um início, meio e fim, para trazer alguma informação específica ao leitor e trabalhar com seu lado mais emocional.

    Atualmente, as pessoas se veem rodeadas de informações diferentes e se atraem pela escrita ou conteúdos mais chamativos de determinados sites.

    Portanto, treinar sua capacidade de escrita é fundamental para não ser somente uma pessoa inserida em uma multidão de informações novas o tempo todo.

    Afinal, após compreender a totalidade sobre como fazer storytelling, sua equipe conseguirá chamar a atenção de seu público com um conteúdo interessante e agradável.

    Por mais que haja diversas histórias iguais em seu ramo, por que não contá-la do seu ponto de vista? Por que não introduzir a maneira com a qual você costuma falar ao seu público?

    Tenha mais autoridade sobre o tema em que possui familiaridade, estude, pesquise, fomente suas ideias e as escreva em posts ao seu site para gerar mais leads.

    Evite agir como uma enciclopédia, porque as pessoas realmente se sentem atraídas especificamente por um bom conteúdo, que narre os fatos de modo mais humanizado, mencione sobre acontecimentos e explique com clareza algo que a enciclopédia jamais faria. 

    Caso não goste de agir como um narrador, dá voz ao seu trabalho de outra maneira, como por exemplo, dar estrutura ao texto com tópicos que lidarão melhor com o assunto e redirecionarão os leitores aos pontos mais importantes de seu texto.

    Contar com o SEO pode ser uma excelente estratégia para aumentar a exposição da sua marca para os buscadores.

    Além dessa, as estratégias de guest blogging são extremamente poderosas em questão de posicionamento de marca! Confira algumas das vantagens:

    • Aumento de tráfego orgânico;
    • Engajamento de novos clientes;
    • Maximização da marca na internet;
    • Aumenta a classificação do seu site nos resultados, como no Google;
    • Potencializa o reconhecimento da sua marca perante o seu nicho;
    • entre outros.

    Isso tudo acontece por conta de uma boa estratégia de Link Building, dentro de seu guest blogging. Por isso, atenção na hora de “linkar” uma palavra-chave ou termo de busca!

    Benefícios para marca da sua empresa

    O fato de como fazer storytelling em sua empresa, será útil pelo fato de conseguir cativar e prender a emoção do leitor em seu site, visto que, através de experiências positivas, eles se sentem confiantes de retornar para ler novos conteúdos.

    Histórias que mexem com o sentimento das pessoas visa gerar não somente o entendimento acerca do tema, mas também a história por completo.

    Um leitor ou ouvinte deseja conhecer especificamente cada aspecto de sua história, e entender como fazer storytelling irá ajudar bastante nesse passo.

    Note que quando há uma informação posta no texto de qualquer história, ela se converte ao ouvinte e leitores de uma maneira especial, a qual apenas ele capta.

    Observe que 70% da maneira em que o ser humano costuma aprender é sempre por intermédio de uma narrativa. 

    Atualmente, as pessoas não possuem mais o tempo de parar e ler alguma história, portanto, você poderá fazê-lo durante suas palestras.

    Saiba que quando alguém para e escuta o que você tem a dizer, significa que aprecia o conteúdo e se sente inspirado de alguma maneira. 

    Através de suas histórias narradas, haverá outro ponto que se atrela a este tema: motivação. Caso realmente deseje fazê-lo, deverá saber como fazer storytelling e chamar mais atenção ao seu tema trabalhado.

    Como fazer Storytelling?

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    O Storytelling deve conter histórias e informações sobre seus erros, caminhos percorridos até chegar onde chegou, e como toda a sua vida se modificou ao longo dos anos.

    Humanize as suas histórias para haver um contato mais forte com o seu leitor ou o seu ouvinte, porque esta ligação será importante para as pessoas conseguirem se inspirar em você.

    As pessoas, como um todo, desejam saber sobre a sua jornada (igual a um personagem de histórias), saber não exclusivamente de seus resultados.

    Evite mencionar somente o final de sua história com os seus ganhos, envolva-os com uma bela narrativa seja em palestras ou por intermédio de posts nos sites.

    Durante a sua narrativa, lembre-se de que como fazer storytelling excelente, através da captura das emoções das pessoas, por ser um aliado às empresas que mexem com esta estratégia, diferente de outras que contém histórias fracas e com foco somente nas vendas.

    As pessoas realmente precisam de algo com mais emoção, que chame sua atenção e não somente ao produto em questão.

    Junto da emoção existe outro sentimento: conflito. Tal técnica é pertencente ao Storytelling e é um dos métodos que mais garante audiência ao seu site ou às suas palestras.

    No entanto, não se esqueça de apresentar um conteúdo interessante, que cause o sentimento de identificação. 

    As pessoas normalmente não se atraem muito pelas conquistas fáceis, elas gostam de todo um percurso, algo que entre em conflito entre você e a sua chegada ao topo de sucesso.

    Muito antes de realmente pensar em se aventurar em palestras, procure montar um conteúdo significativo e recheado de informações importante sobre tudo o que ocorreu com você e sua empresa, dê emoção e conflito porque é algo que as pessoas gostam.

    Agora que falamos dos conflitos, por que não citar sobre as inspirações nas histórias mais clássicas conhecidas pelas pessoas?

    Se inspire nas histórias que contenham sempre o famoso roteiro: jornada do herói, viagens em busca de recuperar algo, conquistas pessoais do personagem e outros eventos que marcam determinado período. 

    Pense o seguinte: você é o herói e iniciou uma jornada com sua empresa, a qual você desconhece os percursos a serem passados.

    Mas tudo é uma aventura interessante que te causa frio na barriga até chegar onde realmente deseja. Haverá eventos que deixarão marcas em sua empresa, mas que fazem parte e poderá ser inclusa em sua narrativa aos leitores e ouvintes.

    Procure sempre dar continuidade às suas histórias, e para isto, basta compreender que o começo de sua história precisa ter um conflito importante que auxilie no desenvolvimento da história.

    Será este ponto importante que prenderá a atenção de seu público e aumentará a audiência de seu site. 

    No caso da metade da história, pense que deva existir algo que entretenha o público, e sirva de caminho para chegar aos resultados finais de sua história, pois será aqui que ocorrerá a verdadeira ação final, como se fosse um embate épico. 

    Compile informações relevantes sobre sua empresa

    Saber como fazer storytelling pode ser uma tarefa complexa, mas já pensou em narrar histórias sobre sua marca?

    Compreender que o passo inicial de começar com esta estratégia é buscar reunir o máximo de informações possíveis sobre a sua empresa, sua marca. 

    Procure detalhar sobre quando ocorreu sua fundação, como era o seu pensamento inicial sobre seu trabalho com aquela empresa.

    Mencione sobre histórias importantes que deixaram marcas em seu negócio, além de citar sobre datas de extrema importância na formação da empresa.

    Com um bom conteúdo autêntico, conhecer e saber trabalhar como fazer storytelling, é imprescindível ao criar algo realmente original, e não apresentar nada raso aos seus ouvintes ou leitores.

    Lembre-se de quanto mais informações houver, mais chamará atenção dessas pessoas que estarão totalmente entretidas e envolvidas com o que você tem para falar.

    Dê ritmo para suas histórias

    Compreender como fazer storytelling irá ajudá-lo a impor ritmo às suas histórias.

    Procure cativar seu público com a sua narrativa que pode ser marcada por tensões na história, reviravoltas como se realmente fosse uma novela.

    Aposte em estratégias de conteúdo que irão levar seu lead para “outra dimensão”, totalmente engajado, com a ideia central do seu artigo!

    Você também pode envolvê-lo com algumas interações dentro do seu artigo, dessa forma, seus usuários se sentirão parte importante sobre o conteúdo criado.

    Além de entender como fazer storytelling é necessário ter conhecimento sobre algumas técnicas de persuasão, convencimento, além de compreender sobre os gatilhos mentais.

    Excelente aliado na hora de conversão!

    Construa emoções para seu público

    O ser humano naturalmente possui dentro de si um sentimento muito forte para cada história que ouve, portanto, será possível construir algo com base no que seu leitor sente, seja alegria ou qualquer frustração, e transformar isto em uma experiência única. 

    Pense que quando se lê um livro de qualquer gênero e se coloca no lugar do personagem, haverá uma sede pela leitura, para saber o que ocorrerá com o personagem em si, e este mesmo sentimento de volúpia ocorre com os seus leitores.

    Tenha continuidade sobre suas histórias

    Agora que você compreendeu sobre como fazer storytelling é importante ter conhecimento sobre como dar continuidade as suas histórias.

    As pessoas normalmente preferem saber o início de uma história, do mesmo modo que você como leitor, que quando inicia um livro, gosta de compreender o contexto inicial para saber o que ocorrerá ao longo daquela história.

    Por isso, não esqueça de incluir informações sobre as circunstâncias daquele tema, como surgiu, por que ocorreu e como aconteceu. Lembre-se sempre dos porquês.

    Conclusão

    O conhecimento de como fazer storytelling pode ser complexo para muitos empresários inseridos nos mais variados nichos de mercado.

    Alguns exemplos de marketing de conteúdo podem auxiliar seu blog, na hora de captar leads!

    Porém, estudar e procurar entender melhor sobre essa estratégia fará com que você faça a sua empresa crescer, além de obter mais pessoas interessadas em sua marca e produtos. 

    Quando se apresenta algo realmente de valor, as pessoas pegam gosto por aquilo que lhes foi mostrado e levam consigo para a vida.

    O storytelling é simplesmente aquela história que você conta e sabe gerar comoção em quem lê ou te escuta, é saber mexer com os sentimentos do público, lidar com as emoções e construir algo que atenderá às expectativas dessas pessoas que te ouvem e leem.

    Pessoas possuem a empatia, saberão se colocar no seu lugar durante toda a sua longa jornada e compreender os seus sentimentos nos momentos mais complicados, para somente então, chegar onde conseguiu por mérito próprio. 

    Isto fará com que essas pessoas possam entender como você chegou tão longe, o que irá criar um vínculo entre quem ouviu ou leu sua história diretamente com a sua marca, o que pode levar a pessoa a consumir seus produtos ou contratar os serviços.

    Criar um elo entre a empresa e o consumidor é fundamental, e saber muito bem como fazer storytelling, será uma maneira bastante eficaz de atingir essa finalidade.

    Abraço!

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