Entenda em 5 minutos o que são links nofollow em um site e saiba quando usar no seu

Saber o que são links nofollow é fundamental para investir em um marketing de conteúdo sólido e de sucesso. No momento de criar e administrar um site, você com certeza irá se deparar com diversas técnicas de SEO e com os links nofollow. Afinal, eles são essenciais para obter resultados positivos e atingir os objetivos do seu negócio.

No momento de se elaborar o SEO de um site, observamos que utilizar links é importante, entretanto nem todos eles apresentam a mesma relevância. Esse é o caso dos links nofollow: eles não apresentam um grande impulso para o seu SEO, mas é útil para o dia-a-dia do seu site e desempenha seu papel com maestria.

De forma bastante resumida, um link nofollow serve para referenciar de um site para outro, porém com uma tag específica em HTML com a instrução dos mecanismos de pesquisa ignorarem esse link.

Nesse caso, significa que nenhum PageRank será transmitido de um site para outro. Ou seja, durante o clique, os mecanismos de pesquisa não vão seguir o site que anexado no link nofollow. E assim, como esses links não passam, não há nada que afete suas classificações nos mecanismos de pesquisa.

Quer saber o que são links nofollow e como você pode aproveitar o seu uso no no marketing de conteúdo? Acompanhe nosso texto!

O que são links nofollow

Antes de entendermos o que são links nofollow, precisamos voltar um pouco no processo e compreender como funciona o link building dentro da construção de um SEO. Nesse caso, ocorre que quando um site ou blog em específico ganha um link novo esse link pode aumentar, ou não, o seu ranqueamento dentro do mecanismo de pesquisa do Google.

Dentro do marketing de conteúdo, cada nova postagem em seu site faz com que as chances de você ser encontrado pelo seu público-alvo aumentem. É a mesma coisa com os links: sempre que há um novo endereço dentro do seu site, as possibilidades de ganhar mais visitantes e um melhor posicionamento no mecanismo aumentam.

Como saber se um link é nofollow
Fonte/Reprodução: original

Veja também: Importância do guest post na estratégia para link building

Tudo graças ao algoritmo do Google, que ao verificar a presença dos links internos e externos que levam até você, tem a conclusão de que se tem link para tal site, ele de fato merece destaque.

Bom, entendemos o que é o link building e como ele funciona para o crescimento do seu site, mas agora: o que são links nofollow?

Os links nofollow são definidos, de forma simples, como links que inseridos em um determinado site ou blog e, através de uma alteração em seu HTML, não há apontamento de volta para o seu site por parte do mecanismo de busca. Ou seja, o algoritmo não vai saber qual foi o endereço eletrônico de origem que levou o usuário para aquele outro por meio do link.

Dessa forma, há uma alteração de tag dentro do HTML que faz com que os mecanismos de busca sejam avisados e não façam o apontamento para o seu site. Assim, eles não impulsionam o PageRank e não ajudam também o site a se posicionarem em uma melhor colocação.

Para que servem links nofollow

Agora que já definimos o que são links nofollow e como funciona todo o processo de link building dentro da construção de um SEO, vamos compreender a principal função destes tipos de link.

Os link nofollow servem para não passar nada de pagerank ou de link juice (ou seja, a autoridade e o valor da fonte transmitidos de um site para o outro), de forma que não ajudem também o site a apresentar uma classificação mais elevada quando aparecer como resultado dentro dos mecanismos de busca.

Por que usar nofollow

Mas então, é normal se questionar depois dessas informações o verdadeiro motivo de se utilizar os links nofollow durante a prática diária do seu site. Por mais que não pareça, a adoção do uso desses links por algumas empresas ou profissionais é muito benéfico.

Os links, para o algoritmo do Google, funcionam de forma semelhante a um ‘’voto de confiança’’, com um grande peso na construção do SEO, onde se tira a conclusão de que sites mais importantes e reconhecidos dentro da internet são linkados mais frequentemente que os menos reconhecidos.

Por que usar nofollow
Fonte/Reprodução: original

Veja também: Guest Posts: O que é e como alcançar excelentes resultados?

Entretanto, os links podem ser facilmente manipulados por técnicas, que são avaliadas de maneira negativa, onde usuários podem elaborar diversos links e aumentar sua classificação no ranqueamento de forma artificial, por isso, criou-se o link nofollow.

De acordo com o mecanismo de busca, quando há um link no seu endereço que redireciona o usuário para outro site, pode ter uma influência tanto positiva como negativa no sistema de ranqueamento. No mesmo cenário que links bons apontam o seu site e elevam sua classificação, links ruins podem afundar a sua autoridade dentro do mecanismo de busca.

Há, ainda, certas indicações para se adotar o uso de links nofollow, tais como: links que não tenham o mesmo contexto que a página de origem, de anunciantes ou que só sirvam para lhe dar um lucro e quando o link redireciona para uma página que só apresenta semelhança com a sua em estrutura, mas não em conteúdo.

Logo, ao usar um link nofollow você não corre esse risco. Muitos sites vêm adotando a prática de inserir esse tipo de link dentro das suas postagens, por isso, saber o que são links no follow e como eles funcionam na prática é importante para o crescimento do seu site.

Como saber se um link é nofollow?

Como já sabemos o que são links nofollow, agora basta compreender como funciona a sua estruturação para saber se um link é ou não é nofollow.

Como já sabemos, esse tipo de link consiste em uma alteração de tag em sua estrutura HTML, que faz com que não haja seu impulso no sistema de ranqueamento dos mecanismos de busca.

O que são links nofollow
Fonte/Reprodução: original

Veja também: Confira quais os tipos de Keywords SEO para usar em Blog!

Logo, podemos verificar se um link é nofollow através de sua HTML. A estrutura desse tipo de link é similar a, exemplo, Link Text . O uso dessa tag serve como uma espécie de aviso aos mecanismos para não realizarem o ranqueamento.

Outra forma de verificar se o link é nofollow é através de certas ferramentas disponíveis na internet, como o SEMrush, que mostra quais links são dofollow ou nofollow na hora de inserir em conteúdos do seu site.

Vale a pena usar?

Diante de tudo isso, a questão final é: vale a pena usar os links nofollow em nosso marketing de conteúdo? Ou é melhor focar em links dofollow? Bem, a resposta é, com toda a certeza, sim! Vale a pena investir nesses tipos de link.

Diversos exemplos demonstram que o link nofollow ajuda na classificação do seu site. Como os links desse tipo sugerem que eles estão presentes dentro do mercado e com disposição para investir em seu crescimento.

A verdade é que o uso de links nofollow pode trazer diversos benefícios para o seu site, principalmente através de posts dos visitantes ou linkagens em sites que são confiáveis. Enfim, o uso de link nofollow é viável, apresenta seus benefícios e vale a pena ser feito na sua página.

Compreender o que são links nofollow, qual o seu papel dentro do marketing de conteúdo e saber quando utilizá-los é essencial para a construção de um SEO eficaz. Assim, essa é mais uma estratégia para ser utilizada no seu arsenal para garantir o crescimento da sua página dentro da internet. Invista nesse link, faça uma boa estratégia e veja o seu negócio crescer.

Acompanhe semanalmente o blog do Guest Posts para se especializar em Marketing de Conteúdo e SEO.

© Copyright GuestPosts 2019 - 2024. Todos direitos reservados.

Desenvolvido por E-Inov Soluções Tecnológicas