Guest Posts: O que é e como alcançar excelentes resultados?

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Segundo a Forbes, 76,2% das empresas já implementaram ou estão em desenvolvimento para a transformação digital! Entende o que isso significa?!

Após análise e estudos, empresas estão se adaptando às tendências e investindo no atual comportamento do consumidor.

Ampliando o lado “físico” e partindo para o “digital”…

A partir daí, podemos notar a alta concorrência na corrida para alcançar o topo dos mecanismos de busca, como o Google – por exemplo.

Sobressair perante à tanta concorrência digital é um trunfo e com a técnica de guest posts, o seu site – seja ecommerce, portfólio ou redes sociais – pode dar um grande salto para o topo da SERP!

Confira os tópicos ou navegue através do link direto:

    Princípios básicos de como a Pesquisa Google funciona

    É de extrema importância entender como funciona a Pesquisa Google, a fim de depurar possíveis problemas e prever o comportamento de usuários em seu site, blog, guest posts ou até mesmo redes sociais…

    Tornar seu conteúdo compatível com a pesquisa de seus usuários – a fim de criar excelentes guest posts – é extremamente importante e necessário, a fim de que o seu conteúdo seja visualizado por usuários mais relevantes – ou seja, seus clientes em potencial!

    Existe um recurso chamado de otimização dos mecanismos de pesquisa (SEO), que pode resultar no maior acesso de usuários interessados em seu artigos internos (dentro do seu blog) ou em seus guest posts criados.

    E é exatamente essas estratégias de SEO que, ao compiladas e alinhadas com um excelente plano de link building e marketing de conteúdo, maximizam as chances de posicionamento no topo dos resultados!

    ? Entenda: Se a Pesquisa Google não conseguir identificar o conteúdo da sua página, você provavelmente perderá uma fonte importante de tráfego (o Google).

    Rastreamento de páginas

    Também conhecidos como Googlebot, os rastreadores de web Google são subdivididos em dois grandes segmentos: para os dispositivos mobile e desktop.

    Recentemente o Google divulgou em sua documentação, as métricas essenciais para colocar seu site no topo do Google – também conhecido como Core Web Vitals.

    Claro! Não podemos dizer que tais métricas são unicamente “o passo a passo para o ranqueamento”. Mas podemos afirmar que se sua página não apresentar bons indicadores, será impossível alcançar o topo.

    E consequentemente seus guest posts não terão um tráfego significativo…

    Dessa forma, fica claro a extrema importância de compreender quais são as métricas essenciais que compõe o Core Web Vitals, a fim de criar excelentes guest posts e ter um rastreamento eficaz.

    Indexação de páginas

    O Googlebot rastreia cada página para entender do que se trata aquele determinado conteúdo. Isso inclui imagens, arquivos, vídeos, estruturação de páginas, enfim… Todo o conteúdo presente em uma página é analisado!

    Isso significa que todo o seu contexto, ou seja, o conteúdo que compõe seus guest posts, deve ser de imediata identificação com o tema abordado naquela página.

    ? Entenda melhor: O Google “ainda não consegue ler imagens” (repare as aspas)…

    Porquê acreditem! Este é um recurso que veremos em breve!

    Decorrente a este fato, é de extrema importância que, ao inserir qualquer tipo de conteúdo – baseado em artes visuais – precisam acompanhada uma “alt-tag”.

    Essa tal "alt tag" é quem irá explicar para o Googlebot sobre o que se trata aquele conteúdo!

    Confira abaixo um exemplo de imagem inserida no blog:

    alt-tag-exemplo
    ? Note que para a atribuição da "Alt Tag", ou seja, texto alternativo, o ideal é contextualizar o que a imagem se refere, qual é o tema abordado.

    Exibição de resultados

    Quando um usuário decide fazer uma pesquisa, o Google imediatamente apresenta os resultados mais relevantes.

    Essa relevância compila inúmeros fatores e algoritmos. Mas nem todos são divulgados!

    O que podemos afirmar com certeza é que o Google considera a experiência do usuário, como uma das regras primordiais para serem posicionadas no topo dos resultados.

    Por isso, quanto melhor for: o seu Core Web Vitals, o seu marketing de conteúdo, o seu SEO e seus backlinks. Maior será o seu ranqueamento!

    Entenda a importância de um blog para exibição de resultados

    O blog é a porta de entrada para criar guest posts e marketing de conteúdo.

    Além de fazer parte do SEO e da criação de backlinks de qualidade, o blog é uma das estratégias mais eficientes e utilizadas atualmente é a criação de blogs para o alinhamento de estratégias inbound!

    Além disso, a partir de um blog é possível realizar parcerias – como a técnica de guest posts propõe!

    Como os Guest Posts auxiliam o ranqueamento no Google?

    ? "Guest Posts", em sua tradução, "Publicação de Convidado", nos remete a ideia de publicar um conteúdo (na maioria das vezes, artigos) na página ou rede de um parceiro.

    Mencionar uma página ou até mesmo rede sociais em um determinado ambiente público – como a internet – é de grande importância para o Google!

    O que podemos afirmar é que ao mencionarmos um link externo <dofollow> em artigos de guest posts, o Google automaticamente passará a entender que o assunto presente naquele link possui autoridade e por isso está sendo reverenciado.

    Claro! Não podemos afirmar que todos os backlinks – em páginas ou guest posts – ganharam o mesmo peso de relevância.

    Exemplo: Ter um backlink em um site que possui Autoridade de Domínio 15, não apresentará níveis tão relevantes quanto um site que apresentar uma DA (Domain Autorith) 86.

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    Comparação de um backlink criado em um site com DA 15 e outro com DA 86

    Como criar excelentes Guest Posts?

    Algumas “regrinhas básicas” podem ser compiladas para criar excelentes conteúdos em guest posts, que realmente chamem atenção do leitor, a fim de fazê-lo retornar futuramente. 

    • Mantenha contato sempre com os leitores e saiba o que ele precisa;
    • Sempre visite o site das concorrentes, faça a leitura dos textos e faça muito melhor do que eles;
    • Lembre de manter o SEO sempre em dia, saiba como trabalhar as keywords do jeito correto;
    • Tenha em mente de verificar diariamente se aquele conteúdo é bom ou não;
    • Saiba o feedback das pessoas que compreendem melhor aquele tema proposto, escute-as com atenção pois fazem trabalhos nessa área há muito tempo e entendem melhor como o mercado em si funciona.

    Além destas sugestões, compilamos um passo a passo para que você possa criar excelentes conteúdos para seus guest posts.

    • Definição de palavras-chave: Primárias, secundárias e nas URLs;
    • Meta descrição;
    • Estruturação do artigo;
    • Técnicas de SEO para produção de texto;
    • Como otimizar a experiência do usuário;
    • Diretrizes para Webmasters;
    • Monitoramento de resultados.

    Definição de palavras-chaves

    Também conhecidas como keywords – em inglês – as palavras-chave são “termos de busca”, comumente digitados pelos usuários cuja intenção é realizar uma determinada pesquisa.

    Essas keywords são compostas por uma ou mais palavras para que o buscador entenda o que aquele usuário deseja.

    Tais palavras-chave abrirão todas as portas e janelas de seu conteúdo ao mundo, portanto, para não perder cliques e views é importante que saiba como trabalhar suas keywords.

    ? Explore sobre este tema, entenda o que são palavras-chave e como escolher as melhores palavras para o seu tipo de negócio.

    Palavra-chave primária

    A palavra-chave primária, ou keyword primária, é o elemento mais importante a que o redator deve se atentar.

    O ideal é que atribua de 2-5 palavras-chave primária – sendo estas, as que irão determinar o que a sua empresa faz qual é o seu objetivo central de venda.

    A keyword primária precisa ser aplicada de modo correto no texto, de modo que a escaneabilidade e a densidade de seu uso sejam respeitadas!

    Recomendamos que atribua, por exemplo, sua palavra-chave primária em título H1, URL, algumas H2 (mas não todas) e aparecer nos primeiros 10% do conteúdo.

    ? E cuidado para não cometer o keyword sttufing!

    Palavras-chave secundárias

    As palavras-chave secundárias, ou keywords secundárias, tem a função de otimizar o ranqueamento de suas palavras-chave primárias.

    palavras-chave-primarias-e-secundarias

    A secundária funciona sempre como uma variedade de possibilidades.

    Devem ser postas no texto apenas quando não acabam por prejudicar toda a fluidez do post. Entretanto, é essencial incluí-las nos textos, artigos, blogs e etc.

    Estrutura da sua URL

    Para melhorar as buscas no Google, é indiscutível conter a keyword em suas URLs – seja em sua slug ou até mesmo no próprio link do site.

    ? Slug é a parte do link que fica após a "/" do seu site. Exemplo: https://www.guestposts.com.br/blog/ - o "/blog/" é a slug.

    Esse tipo de URL servirá para que o usuário consiga ter uma pré-visualização do que virá pela frente, com relação ao conteúdo proposto. 

    As URLs nunca são deixadas de lado pelos resultados de busca, elas possuem grande relevância no momento do usuário escolher um site para acessa – e isso geralmente se dá pelo URL ter uma estética mais atrativa, meta descrição melhor definida, título, etc…

    E isso, com toda certeza gera mais tráfego orgânico.

    Meta Descrição

    A meta descrição é aquele pequeno texto que costuma estar presente abaixo do título e do link da página – no momento em que se faz uma busca, como no Google.

    meta-descricao-exemplo
    Exemplo de meta descrição

    A Meta é uma parte do código HTML que possui uma função de resumir parte daquele conteúdo no qual a página abordará.

    Além disso, uma boa meta descrição fará com que o usuário sinta-se mais atraído para clicar no link!

    Estrutura do artigo

    Os principais elementos de um artigo se dão pela introdução, desenvolvimento e conclusão. Mas esta não é a única estrutura que “conta”!

    Uma das principais regras da Pesquisa Google é que seu site, blog, página ou conteúdo, esteja totalmente alinhado e estruturado.

    E essa estruturação é necessária para que o Googlebot entenda do que se trata uma determinada página ou conteúdo.

    ? Os dados estruturados são um formato padronizado para estruturar e fornecer informações sobre uma página e classificar o conteúdo dela.

    Técnicas de SEO para produção de texto

    Algumas etapas são essenciais para criação de um artigo de conteúdo, ainda mais quando conciliamos estratégias avançadas com técnicas de SEO.

    Por isso, compilamos alguns tópicos, a fim de que seja simples o entendimento. Mas caso seja interessante para suas estratégias, recomendamos que confira o contexto avançado em "Técnicas de SEO para produção de texto".
    • Saiba definir quando e como utilizar suas palavras-chave;
    • Otimize sua meta descrição com as palavras-chave;
    • Escreva bem e com frequência;
    • Estruture suas páginas corretamente;
    • Siga as diretrizes para webmasters;
    • Classifique suas publicações;
    • Classifique suas postagens;
    • Verifique se os usuários e os rastreadores (Googlebot) conseguem encontrar o seu blog com facilidade;
    • Limite o spam de comentários;
    • Confira dicas para sites de afiliados.

    Otimize a experiência do usuário

    A fim de garantir uma excelente experiência para o usuário, é notável que é preciso atentar-se quanto a algumas questões.

    ? Por conta do crescente uso dos smartphones, otimizar sua página para dispositivos móveis é essencial para ter mais alcance, afinal, boa parte das pesquisas ocorrem por meio de celulares.

    A experiência na página – realizada por um usuário – é um conjunto de sinais que avaliam como os usuários percebem a interação com uma página da web.

    Lembra quando citamos sobre o Core Web Vitals no começo deste artigo? Então! É justamente aqui que ele acaba ganhando grande relevância!

    Ter uma página otimizada para que seus usuários possam acessar de dispositivos mobiles ou desktops é uma das principais – se não o principal – parâmetro para alcançar o topo dos buscadores.

    Entenda que, de nada adianta trocar guest posts se o seu site em si não apresenta bons parâmetros e indicadores!

    Tornar o site seguro é também uma das formas de se otimizar a experiência de página para os usuários. Por isso, exiba sua página em “HTTPS”.

    Por fim, compilamos algumas dicas para otimizar a estrutura da sua página e fazer com seus guest posts alcancem bons níveis de autoridade:

    ✔ Recomendamos que verifique se seu site é compatível e otimizado para dispositivos mobiles através do teste de compatibilidade do Google;

    Confira se o seu site é seguro e o proteja com o https;

    Confira se os intersticiais estão sendo visualizados conforme o previsto – como pop-ups, banners, automações;

    Leia sobre a AMP e entenda como otimizar a sua página para dispositivos mobiles.

    Siga as Diretrizes para Webmasters

    Webmasters que se dedicam a conseguir atingir princípios básicos e proporcionam experiências mais agradáveis aos usuários, conseguem maior classificação superior àqueles que optam por diretrizes fraudulentas e manipuladoras.

    Confira os princípios mais básicos:

    • Criar páginas que sejam especificamente para os usuários e não aos mecanismos de busca;
    • Jamais engane os usuários;
    • Não realize nenhum tipo de truque para conseguir subir sua classificação;
    • Reflita no que faz o seu site se tornar especial. Faça-o se destacar entre vários concorrentes. 

    Tenha em mente que esses são os métodos básicos que podem ser utilizados para otimizar seus conteúdos e guest posts.

    No entanto, fazer uso de conteúdo copiado – plágio, é crime -, além conter redirecionamentos desagradáveis e que não agregam em nada, sequer receberá autorização.

    Aqui na Guest Posts, por exemplo, você conta com o Plágio Checker – Módulo para o qual permite que você crie guest posts e monitore todos os seus backlinks criados!

    E o melhor de tudo, a Plataforma Guest Posts automaticamente envia notificações, caso seu link ou conteúdo seja alterado/removido.

    Meça seus resultados

    Como citado acima, de nada adianta não medir os resultados obtidos através de seus guest posts, pois assim será um tempo perdido por nada.

    Tenha em mente sobre seu objetivo!

    A métrica que será acompanhada aqui, é o número de visitantes no site – usuários que vieram de outro site ou rede social para o seu conteúdo.

    Essa métrica pode ser visualizada diretamente em seu Google Analytics. Confira o passo a passo:

    • Vá para o menu principal do Google Analytics, que se localiza na parte esquerda e escolha a opção Aquisição;
    • Selecione Todo o Tráfego;
    • Clique em Origem/Mídia;
    • Na próxima tabela que será de análise, a coluna escrito Origem mostrará os sites que realizaram tráfego diretamente para o seu através dos links externos;
    • Faça uma busca no site no qual havia sido publicado o guest post e descubra qual o número de visitas gerados.

    Conclusão

    Compilamos estas dicas diretamente da Pesquisa Google, a fim de auxiliar na criação de guest posts e otimizar o posicionamento da sua marca no meio digital.

    Recomendamos que atente-se às dicas e diretrizes do Google sempre que possível, pois elas “sofrem alterações”, diariamente!

    Salve este conteúdo, compartilhe com seus colegas e otimize a criação de guest posts ainda hoje!

    Bons conteúdos,

    Abraço!

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