Saiba o que é assessoria de imprensa digital e veja 3 dicas de como usar no SEO do seu site!

Uma agência de publicidade ou assessoria de imprensa digital, qual escolher? Essa dúvida é frequente de empresários que querem aparecer na mídia, mas não sabe qual a estratégia fazer, principalmente para ser relevante no meio digital.

Muitos acham que é uma perda de tempo ou um investimento desnecessário, mas esse artigo provará que o investimento é de longo prazo e super eficiente para construir a sua autoridade na internet somente com tráfego orgânico.

Antigamente, quando se pensava em trabalhar com a imprensa, logo vinha em nossa mente ser repórter de redação de jornal. No entanto, hoje, o mercado da Comunicação Social é mais amplo que se imagina.

Uma das áreas que podemos trabalhar é através da assessoria de imprensa, que é uma ponte entre empresas, imprensa e pessoas. Essa é uma forma de grandes corporações serem transparente em suas ações e ficarem relevantes na mídia através de engajamento e compartilhamento nas redes.

Hoje, a área de assessoria de imprensa está ampla. Recentemente, existe a assessoria de imprensa digital, que se especializa no ambiente da internet.

Veja os detalhes a seguir e confira nossa explicação sobre como as grandes empresas podem utilizar esse serviço para otimizar o SEO do site e ranquear as suas páginas da internet nos principais mecanismos de busca.

O que é assessoria de imprensa digital?

A assessoria de imprensa digital é aquela responsável em gerar visibilidade de uma empresa (pequeno ou grande porte) no meio da internet.

Além de gerenciar a ponte entre a mídia digital (portais, blogs, canais…), eles criam conteúdos próprios, como uso de técnicas do Marketing Digital, como a criação de conteúdos.

O que é assessoria de imprensa digital
Fonte/Reprodução: original

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O seu principal objetivo em uma assessoria de imprensa digital é, portanto, fazer com que o seu cliente esteja visível por toda a internet, através do link building em portais de notícias, presença na primeira página do Google ou ser o assunto mais comentado nas redes sociais.

Primeiramente, temos que explicar a diferença entre assessoria de imprensa e assessoria de comunicação.

O assessor de imprensa trabalha dentro de uma assessoria de comunicação, o setor de uma empresa responsável pela comunicação interna e externa.

Esse setor pode ser na diretoria de marketing ou separada, conforme a organização da empresa.

Além disso, ela pode ser terceirizada, em que a empresa contrata uma empresa responsável por fazer esse serviço de assessoria de comunicação, onde fornece a assessoria de imprensa, que vamos explicar a sua função a seguir.

Para que serve uma assessoria de imprensa?

A assessoria de imprensa digital é um profissional da Comunicação Social, geralmente, formado em Jornalismo ou Relações Públicas que possui as habilidades necessárias para realizar a comunicação nos canais da internet. É o responsável em fazer a ponte com a empresa contratada com os profissionais da imprensa.

Sua principal função é criar conteúdos da empresa que sejam relevantes para apresentar aos portais de notícia, emissoras de televisão, rádios, Podcast, jornais impressos, canais do Youtube, blogs, redes sociais de digital influencer e outros meios de comunicação. O segredo do sucesso é mostrar a sua relevância e sempre ser assunto na imprensa.

Para que serve uma assessoria de imprensa
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Além disso, ele é responsável em representar a instituição quando a imprensa deseja uma entrevista ou declaração de um representante sobre uma determinada pauta. Sem contar que pode enviar conteúdos personalizados (também chamados de press kit) para divulgar um evento.

Também organiza uma coletiva de imprensa para que a empresa possa fazer uma declaração ou anunciar uma pauta relevante para a sociedade. Ou seja, quanto mais relevante a presença digital, mais sucesso na sua estratégia.

Por isso, vale a pena invistir em um serviço de assessoria de imprensa digital de qualidade para a sua empresa!

Quanto custa um serviço de assessoria de imprensa digital

Em cada estado do Brasil, a assessoria de imprensa digital muda o seu valor. Alguns lugares podem cobrar de R$ 1000,00 até R$ 4000,00 por serviços, conforme o tamanho das empresas.

Além disso, depende do projeto que será trabalhado na assessoria de imprensa digital, o que pode variar em atualização de redes sociais, produção de releases (material informativo) para a mídia digital ou campanha de gerenciamento de tráfego para Google Ads e Facebook Ads.

Sem contar que podem ser oferecidas aos clientes pacotes de serviços complementares na assessoria de imprensa digital. Lembrar que contratar um serviço você não irá atrair somente clientes, mas também gerar uma boa relação com a imprensa que pode te fornecer relevância, para chamar pessoas para colaborar com sua equipe e também ser um exemplo para outros profissionais de comunicação, um case de sucesso.

Como incentivar a imprensa a criar links e falar da sua empresa?

Ter uma boa relação com a assessoria de imprensa digital e incentivar a falar da sua empresa não é uma tarefa nada fácil. Precisa, primeiramente, construir uma estratégia de imagem e reputação a partir de várias técnicas, além de atingir os canais específicos.

Essas estratégias são criar conteúdos por SEO, construir link building e também criar planos de marketing de conteúdo. Quanto mais estruturada a estratégia, mais conversões e clientes.

O link building é uma estratégia para que os conteúdos tenham links internos e externos, de modo que a empresa fique relevante. Para que isso aconteça, uma empresa cria sites, landing pages, blog institucional e outros conteúdos que possam adicionar links e estimular a relevância nos buscadores de pesquisa, como o Google e Bing, que são os maiores do ramo.

Uma das formas de incentivar a imprensa é a partir de Call to Action (CTA) nos textos enviados por e-mail marketing ou em artigos divulgados nas redes sociais.

A seguir, vamos mostrar algumas dicas de como a imprensa pode criar links e falar de sua empresa, ou seja, ser um sucesso na internet.

Conteúdo de qualidade

A criação de um conteúdo de palavra é de suma importância para que uma empresa seja relevante na internet. E para que esse conteúdo da internet seja sucesso, o assessor de imprensa digital precisa conhecer a estratégia de SEO.

SEO é uma sigla para Search Engine Optimization, são técnicas de otimização de busca em que os textos digitais recebam uma estrutura para que os buscadores de pesquisa o considere relevante.

Para isso, um bom texto digital precisa ser esquematizado em cabeçalhos, parágrafos, descrição, palavra-chaves, links internos (relacionar um texto com outro do site da empresa) e externo (relacionar a sua informação com site de fora para mostrar onde pegou o conteúdo).

Além disso, um conteúdo de qualidade pode ser apresentado além de textos, como a divulgação de um vídeo simples via Youtube ou Tiktok, em que soluciona uma dúvida de um cliente em potencial. Para isso, a assessoria de imprensa digital precisa ter a habilidade necessária para adaptar um conteúdo em diversas plataformas.

Dentro desse vídeo, seria bastante importante ter a presença de membros importantes da empresa. Afinal, o Google valoriza conteúdos assinados pelos executivos, para mostrar às pessoas que esse material é relevante e apresenta uma forte veracidade. Assim, estimula mais gente a pesquisar o conteúdo e a reputação da empresa.

Falamos do Google, porque é o maior site de busca do mundo e tem um dos sistemas operacionais de celular mais utilizados. Mas também funciona no Bing, que é administrado pela Microsoft, que tem o hardware distribuído na maioria dos computadores que estão em casas e escritórios do mundo todo.

Iscas digitais

Também chamadas de nuggets digitais, estão relacionadas a criação de conteúdos para atrair pessoas para o conteúdo de uma determinada empresa, sendo uma etapa de extrema importância para a assessoria de imprensa digital.

O seu principal objetivo é fazer com que a pessoa busque uma solução para os seus problemas ao consumir o conteúdo da empresa que você assessora.

Essas iscas podem ser um post de um blog, um vídeo do Youtube ou um artigo numa newsletter. A intenção é fazer com que a isca leve o interessado a conhecer a empresa e fechar um futuro negócio.

As iscas podem ser divulgadas através de campanhas do Facebook ou Google Ads, de forma que seja direcionada para o público-alvo específico.

A isca digital é uma estratégia perfeita para a assessoria de imprensa digital encontrar os clientes em potencial, também chamada de lead. É ele quem irá consumir o conteúdo, fornecer os dados e assim a empresa estreita o relacionamento. Logo, adentrando o funil de vendas, que é o caminho estratégico para que possa finalizar a compra de produto ou serviço.

A isca nada mais é que produção de conteúdo de graça, para que possa depois estreitar laços com a empresa e, por fim, realizar outra ação, desde comprar ou consumir conteúdos.

Além disso, a isca pode ser e-book, webinários, ferramentas, estudos e pesquisas e entre outros. O importante é que o material seja gratuito, feito de acordo com o público-alvo e está alinhada ao funil de vendas.

É importante que nas iscas digitais tenham links que redirecionem a empresa e também a outros conteúdos para poderem ser consumidos posteriormente até a decisão de compra seja tomada.

Profissional de Relações Públicas

Adquirir um serviço de assessoria de imprensa especializado em Marketing Digital é importante, pois eles estão treinados e capacitados para promover a presença digital e ter conhecimentos de relações públicas.

Portanto, eles irão produzir conteúdo, analisar a presença digital, gerenciar crises e criar estratégias inovadoras para promover engajamento com os clientes e empresa.

Sem contar que eles podem ajudar na comunicação interna, como incentivar os colaboradores a participarem do conteúdo e engajarem na página.

Para isso acontecer, o assessor digital precisa buscar conteúdo digital de qualidade, e seguir as normas de SEO para que o Google reconheça a relevância de seu conteúdo e coloque nas suas primeiras páginas.

Quanto mais a empresa produz conteúdo na internet, mais relevância ela tem, o que incentiva a busca orgânica e economiza recursos para fazer campanhas via Ads.

Agora, o profissional de Relações Públicas precisa ficar atento as novidades fornecidas no Marketing Digital. Além disso, uma verdadeira assessoria de imprensa digital precisa entender os últimos memes, os conteúdos considerados virais, as notícias que saíram e também as tendências do mercado, para que a empresa fique ligada. Inclusive, deve separar o que é ideal para empresa conquistar o seu público-alvo que está presente na mídia.

Como saber que a minha estratégia de assessoria de imprensa digital está dando certo?

Os verdadeiros sinais de que a estratégia de assessoria de imprensa digital corre bem é ver a aparição na mídia online. Quanto mais bem relacionado com a imprensa digital, mais a estratégia de assessoria deu certo.

Se os portais adicionam o link da empresa, o site principal está no topo das páginas e tem um domínio confiável, que possa proteger os dados de quem acessa, está entre os assuntos mais buscados no Google, trending topics das redes sociais e sempre ser requisitado para fazer campanhas onlines, são sinais de que a presença digital é eficaz. Logo, a estratégia da assessoria digital deu mais do que certo.

Você sabia que pode trabalhar com a assessoria de imprensa digital? Deixe o seu comentário abaixo, compartilhe e continue acompanhando mais tendências do mercado digital.

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