O que é “Crawler” e porque ele é importante para o SEO do seu site?

O web crawler, é um software utilizado especialmente nos mecanismos buscas, cujas aplicações são muito valiosas para melhorar a estratégia SEO de blogs e sites institucionais. De fato, quando falamos sobre os temidos “algoritmos do Google” a referência também é feita ao crawler.

Com tantas páginas criadas diariamente na internet, no Brasil e no mundo, é impossível fazer a indexação de páginas no SERP manualmente. Para isso entra a ação do robô do mecanismo de busca que, de forma automática, analisa o código de cada página, seus links, e a indexa. Quando alguém faz uma pesquisa no Google, por exemplo, se beneficia dos algoritmos do robô sem perceber, pois o buscador entrega os sites, por ordem, de acordo com a pesquisa feita.

Mas a grande novidade é que as aplicações do web crawler também podem beneficiar suas estratégias de Marketing digital, especialmente no que diz respeito ao SEO. Além de reconhecer os pontos fracos e melhorar o seu próprio site, ainda é possível monitorar a reputação da empresa, gerar leads e conhecer mais a fundo as ações da concorrência.

A importância dos algoritmos para o aumento da visibilidade e crescimento de uma empresa através da construção de sua presença online é cada vez mais inegável. No entanto, é preciso conhecer como esse software funciona para melhor aplicá-lo. Para isso, é possível adquirir a sua própria estratégia para utilizar o web crawler para beneficiar todo o planejamento de Marketing de Conteúdo de sua empresa.

É uma questão de adequar seu site e suas campanhas de marketing ao perfil da persona de seu negócio. Quanto mais afinidade o público tiver com seus conteúdos, melhor. Isso facilitará tudo o que for feito para melhorar o tráfego de seu site e, consequentemente, construir autoridade.

Veja a seguir em detalhes o que é o crawler, como funciona e seus tipos. Conheça também como os seus aspectos podem auxiliar em sua estratégia de marketing digital desde conhecer a concorrência até mesmo o aumento no tráfego de seu site!

O que é o Crawler?

O crawler também recebeu o nome de bot, e esse nome já é mais familiar, pois se trata do algoritmo cuja função é rastrear informações, de forma a classificar os dados analisados e gerar insights. Na prática, esses bot servem para analisar os sites e coletar informações. Então, a plataforma desempenha duas funções, quais sejam capturar informações dos sites na internet e depois fazer uma espécie de cadastro dos links encontrados.

O que é o Crawler
Fonte/Reprodução: original

Leia também: Como construir autoridade na internet somente com tráfego orgânico? [3 estratégias para implementar no seu site]

De modo geral, podemos dizer que o crawler é um bot que faz uma varredura geral pela internet. Ele analisa cada link interno e externo que aparece, e a partir disso faz um verdadeiro mapeamento de sites. É isso o que possibilita a indexação e o ranqueamento das páginas por buscadores Google e Bing.

Por que o crawler é importante para a internet?

Dentre todas as ações desempenhadas por esse bot, podemos destacar:

  • Avaliações de sites
  • Coleta de informações para que os sites de busca possam atualizar a própria base de dados e descobrir novos sites
    Fazer a indexação nos motores de busca, a partir da criação de cópias das páginas analisadas
  • Automatização das tarefas relacionadas à manutenção, tais quais verificar quais códigos HTML são válidos e checar os links internos e externos
  • Fornecimento de endereços de e-mail e outras informações específicas acerca das páginas da web

Com essas atribuições, podemos ver que o crawler representa uma genuína revolução no mundo das pesquisas online, e porque também demonstra que é um avanço no mundo do marketing de conteúdo.

Como funciona o Crawler?

Para entender melhor como funciona o crawler, vale a pena ver como o bot trabalha na prática.

No passado, para ter uma página indexada pelo Google era necessário fazer isso manualmente, isto é, enviar a página para o Google indexar. Isso definia a classificação de uma página, o que, por sua vez, garantia encontrada mais rápido para o usuário.

Perceba como a visibilidade de uma página nos motores de busca sempre foi vital para o marketing de conteúdo. A única diferença de lá para cá é que essa indexação agora é automática. Não é necessário mandar para o Google a página que você deseja indexar, apenas se adequar aos critérios do algoritmo.

Para fazer isso de forma automática, o bot examina os links ligados à página analisada. É por isso que fazer link building é tão importante, pois com alguns links já é possível “chamar atenção” do crawler, por se dizer. Ao fazer a varredura pela web inteira, os bot’s captam, uma por uma, as linhas de código de uma página e percorre os caminhos oferecidos por cada link nela, sejam internos ou externos.

Ao fim desse processo, o conjunto de algoritmos dos mecanismos de busca mapeiam os links que conectam sites entre si, para criar um quadro completo de sites na internet. Obviamente que esse processo em larguíssima escala é feito apenas por buscadores como o Google. Mas, de forma particular e reduzida, você pode identificar a qualidade dos sites que você quiser pesquisar da mesma forma.

Qual a função do crawler?


O conjunto de algoritmos do crawler faz uma busca em tempo real, quase que instantânea, de todos os links do mecanismo de busca e promove a varredura completa de todas as páginas e todos os sites indexados na plataforma, a fim de entregar os melhores resultados de pesquisa de acordo com a intenção de busca do usuário.

Exemplos de Crawler

Após conhecer como esse bot funciona, vale a pena conhecer também alguns exemplos de crawler, utilizados nas ferramentas mais conhecidas:

  • Msnbot – Bing, buscador da Microsoft
  • Googlebot;
  • Yahoo!Sluro;
  • Methabot;
  • DuckDuckbot;
  • Arachnode.net;

Obviamente, de todos os crawlers mostrados, os utilizados pela Microsoft, Google e Yahoo são os mais conhecidos, mas é possível extrair benefícios com buscas mais direcionadas e menos amplas, para analisar somente os sites de seu interesse.

Aspectos a conhecer do Crawler para elaborar uma estratégia de Marketing Digital eficaz

Lógico que os algoritmos desempenham muitas funções, mas no contexto da estratégia de marketing digital, podemos encontrar três importantes: otimização nos mecanismos de busca, a produção de conteúdos e a experiência do usuário.

SEO

Aprender como o crawler funciona é um aspecto vital para melhorar o Marketing Digital de todas as páginas de seu site. O SEO emprega técnicas de ranqueamento para adequar as páginas às ações do algoritmo, no caso do crawler.

Vale lembrar que o tráfego orgânico de um site nasce, em sua grande maioria, através dos motores de busca, majoritariamente o Google.

Produção de conteúdos

No marketing de conteúdo, a escolha do conteúdo em si jamais podem se separar. Em outras palavras, não adianta criar conteúdos incríveis para o site ou rede social sem usar estratégias para que se torne visível para os navegantes. Da mesma forma que não é válido ter um SEO de primeira linha se a página não oferece valor de conteúdo ao usuário.

Com o crawler você pode estimar quais conteúdos deram certo ou não, além de saber quais os possíveis conteúdos você pode incluir em sua estratégia. Assim você alia visibilidade ao valor.

Experiência do usuário

Além de apontar fatores mais técnicos, tais quais a utilização de códigos e tags, esse bot também determina fatores de escaneabilidade de otimização para dispositivos móveis e de
facilidade de navegação.

Esses fatores têm a ver com a experiência do usuário, e também podem entrar na estratégia tanto do SEO quanto do conteúdo em si. Afinal de contas, a experiência do usuário é um critério amplo que serve como um princípio para todos os outros.

Importância do Crawler na estratégia digital

Vimos que o crawler deve ser utilizado como uma ferramenta de análise profunda. Sem esse bot é impossível extrair dados precisos e aspectos acerca do seu site e de seus concorrentes.

Importância do Crawler na estratégia digital
Fonte/Reprodução: original

Leia também: Como gerar tráfego orgânico com 9 técnicas infalíveis

Dessa forma, ele desempenha um papel fundamental na internet e, por isso, conhecer mais sobre o crawler é de extrema importância para você ter sucesso com as suas estratégias na internet.

Confira a seguir o quanto o web crawler é importante para a sua estratégia digital:

Conhecer a concorrência

Se o crawler possibilita que você conheça o seu próprio site a fundo, o mesmo pode ser dito dos sites de seus concorrentes. Com isso, você pode descobrir os erros cometidos e solucioná-los, de forma que sua empresa se apresenta como solução e é percebida como diferenciada no mercado.

A ideia da pesquisa da concorrência não é uma cópia de estratégias e táticas, mas de busca de oportunidades e inspiração para você construir as suas.

Escaneabilidade de conteúdos

Através do crawler, você pode escanear cada conteúdo feito em seu site, para manter o padrão de qualidade de suas publicações. Mesmo que o SEO seja trabalhado, você pode sempre verificar se todas as técnicas foram empregadas, se a rede de links em torno da página está bem construída, entre outros fatores que melhoram o site.

Monitoramento de reputação da empresa

Além de descobrir dados acerca da concorrência, é possível utilizar o crawler para descobrir o que tanto clientes quanto funcionários pensam acerca da empresa. Os crawlers podem ser utilizados para monitorar comentários de fóruns para ver como as pessoas percebem sua marca e podem ser utilizados para comparar a impressão que as pessoas têm da sua empresa com as suas concorrentes.

Gerar leads

Você também pode usar o crawler para descobrir informações dos sites da concorrência não apenas para criar estratégias, mas para melhorar o seu próprio processo de geração de leads.

Atrair tráfego qualificado

Todo o trabalho feito em cima do marketing de conteúdo, como o SEO, o conteúdo de valor e a melhora da experiência do usuário podem partir de dados coletados pelo crawler. Com isso, o aumento de tráfego qualificado se torna em mera consequência de sua estratégia digital.

Informações e alertas em tempo real

Alguns negócios necessitam de informações automatizadas e notificações em tempo real sobre a chegada de dados. Nesses casos, o crawler também pode ser usado.

O web crawler é um bot utilizado cada vez mais para aprimorar e avançar as estratégias de marketing digital. Considere estudar o crawler em sua empresa e veja cada uma de suas metas se cumprirem. Aplique agora mesmo!

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