O que é Barnacle SEO e como funciona?

Para as empresas que já trabalham com sites e lidam com a necessidade constante do ranqueamento, o SEO já é uma realidade, mas e quanto ao Barnacle SEO, afinal? O nome do método ainda não é tão conhecido no Brasil, mas sua eficácia comprovada faz com que ganhe cada vez mais espaço entre as estratégias dos webmasters.

Devido a um ambiente virtual cada vez mais competitivo, os grandes especialistas de SEO e marketing de conteúdo buscam novidades para vencer os obstáculos. Por um lado, os sites estão cada vez melhores, com conteúdos relevantes e construção de autoridade. Por outro lado, o próprio Google é obrigado a deixar seus critérios de ranqueamento ainda mais rígidos.

O princípio do SEO é otimizar uma página para que um site possa receber um posicionamento muito bom nas páginas de resultado dos mecanismos de busca. Só dessa forma uma marca se torna visível para os clientes e público interessado que usam o Google e outras ferramentas de busca. Mas, a técnica do SEO já é tão conhecida, que é preciso usá-la de uma maneira completamente revolucionária para obter resultados expressivos.

Nesse contexto entra o Barnacle SEO, que muda completamente o ponto de vista de do SEO comum. Além de ser uma forma diferente de fazer otimização de página, esse método ajuda tanto os criadores de conteúdo de valor, que precisam conquistar autoridade para seus sites, quanto aos donos de sites bem estabelecidos, que no momento carecem de conteúdo de valor.

Veja a seguir em detalhes o que é Barnacle SEO, inclusive o motivo por trás do nome desse método. Conheça a importância na classificação das palavras-chave e o que o diferencia do clássico. Por fim, saiba como fazer SEO dessa forma inovadora e aprenda todas as técnicas!

O que é Barnacle SEO?

É fácil de entender o que é Barnacle SEO quando traduzimos o primeiro termo. “Barnacle” é a nossa popular “craca”, formada daqueles pequenos artrópodes que grudam na parte inferior dos navios ou mesmo das baleias.

A ideia do Barnacle SEO é, tal qual a craca, “pegar carona” nos veículos maiores. A realidade para muitos donos de sites menores é uma dificuldade imensa de ranquear bem as páginas somente pelo uso das palavras-chave. Portanto, o que a técnica do Barnacle faz é promover sites pequenos ao usar os maiores para que peguem a mesma onda e sejam beneficiados pelas suas posições altas no ranking do Google.

O que é Barnacle SEO
Fonte/Reprodução: original

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Mas, é preciso enfatizar que o Barnacle SEO não é uma prática parasitária. Para que um site menor “pegue carona”, é necessário que dê algo em troca ao site maior, obviamente. Há uma verdadeira relação de mutualismo aqui, assim como as cracas que fazem uma espécie de abertura na parte inferior do corpo das baleias.

Se por um lado, o dono de um site com autoridade oferece um veículo de divulgação, o dono do site menor deve entregar algo de valor, como conteúdos inéditos, informações, vídeos, entrevistas, e tudo o que servir para aumentar o interesse do usuário da página maior.

Na prática, o que o Barnacle SEO faz é usar palavras-chave cujo nível de dificuldade é alto e buscar os sites que melhor ranquearam nelas. A partir daí, é possível entrar em contato com os donos de tais sites e iniciar a parceria de troca mútua de benefícios.

Pesquisa de fontes-âncora

Um texto-âncora, que pode ser feito de uma ou mais palavras, é usado pelo Google para indexar uma página. É através dele que um site pode guiar o usuário para outro link, de forma natural e contextualizada, para que o texto na publicação não seja truncado.

A ideia de pesquisar fontes-âncora no Barnacle SEO é fazer uma busca pelos textos que possuem o melhor ranqueamento possível, até para saber quais conteúdos os sites bem posicionados publicam e de que forma você poderá fazer uma parceria futura.

Importância na classificação de palavras-chave e como usar

Saber qual é a classificação das palavras-chave escolhidas é vital para que uma publicação seja bem colocada no SERP, conhecida como a página de resultados para cada busca feita no Google.

Quanto mais uma palavra é usada pelas pessoas que procuram sites de seu interesse no Google, maior é a dificuldade de ranqueamento dessa palavra, e por uma questão lógica, se é muito usada, todos os sites vão querer usar também.

Entretanto, a realidade é que, usar as palavras-chave extremamente populares só gera dificuldade para os sites menores. Torna-se impossível competir com sites já estabelecidos em sua autoridade. Então, o que fazer? Tanto o SEO quanto o Barnacle SEO mostram a resposta. Veja a seguir a diferença de um para o outro.

Qual a diferença do Barnacle SEO para o SEO clássico?

No SEO clássico, a recomendação é encontrar palavras-chave de menor dificuldade, para que um site novo não esbarre na competição estabelecida entre os grandes.

No entanto, é possível tirar proveito da popularidade e autoridade dos sites grandes ao usar técnica de SEO clássico de modo inverso: isso é o Barnacle SEO.

Qual a diferença do Barnacle SEO para o SEO clássico
Fonte/Reprodução: original

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Ao invés de buscar palavras-chave menos difíceis, o Barnacle SEO preza a busca das palavras-chave mais usadas, mais populares, dominadas pelos sites grandes e que constituem uma barreira quase intransponível de concorrência.

Mas, ao invés de simplesmente ranquear pelas palavras de forma direta, a técnica mostra como trazer algo a mais para os sites grandes, de forma que eles mencionem o site menor em suas publicações, e até mesmo ofereçam backlinks. Assim, ao invés de competir com os grandes, é melhor juntar-se a eles.

Como fazer Barnacle SEO?

Para fazer Barnacle SEO é preciso ter em mente que não é hora de fugir da concorrência, mas de juntar-se a ela para uma relação de troca de vantagens. Por isso, não tenha medo de usar as palavras-chave de nível de dificuldade altíssimo em sua pesquisa.

Pesquisa de palavras-chave Barnacle SEO

Da mesma forma como é possível usar ferramentas online para descobrir quais são as palavras-chave mais fáceis de usar, como é o caso do SEO clássico, no Barnacle SEO é preciso fazer a mesma coisa, apenas de forma oposta.

Busque pelas palavras-chave com maior nível de dificuldade, pois são essas as usadas pelos sites que você quer aproveitar em sua estratégia.

Site com baixa Autoridade

De fato, para que um site ranqueie nos primeiros lugares do SERP, fatores além da autoridade estão envolvidos. No entanto, não podemos negar que na maioria dos casos a concorrência no uso das palavras-chave é, sim, uma questão de autoridade.

A melhor forma de conquistar a sua própria autoridade é através de uma já existente. Além dos casos de volume alto de procura por palavra-chave, há também casos em que os sites ranqueados não satisfazem a demanda de quem usa as palavras-chave na ferramenta do Google, o que também prejudica a autoridade de um site.

Barnacle SEO: monitoramento de classificação

A fim de encontrar as melhores palavras-chave e fazer o seu Barnacle SEO, é necessário realizar um monitoramento de classificação através do SERP, termos de pesquisa diferentes, custo de oportunidade e classificação. Veja a seguir.

SERP

O cenário ideal para que um site tenha autoridade é que suas páginas recebam boa classificação no SERP.

Quando o SEO é aplicado em todas as publicações, a tendência é que muitas, do mesmo domínio ou de domínios diversos, recebam bom ranqueamento.

Para fazer o Barnacle SEO, análise de quais sites vêm as páginas melhores qualificadas no SERP.
Termos de pesquisa diferentes

Além das palavras muito populares, é preciso buscar os termos de pesquisa diferentes, de forma a encontrar possíveis parceiros em sua estratégia de Barnacle SEO.

Às vezes, uma palavra-chave tem conotação muito comercial, mas quando um termo diferente é usado, isso mostra quais sites atingiram quais públicos com intenção diversa da compra.

Custo de oportunidade

Uma empresa que possui produtos ótimos pode não dispor de tanto dinheiro ou tempo para investir pesado em conteúdo. Obviamente, deverá fazer isso no futuro, mas pode iniciar seu crescimento orgânico através do Barnacle SEO.

Classificação

Explorar a classificação dos sites mais conhecidos é o principal objetivo do Barnacle SEO. Novamente é preciso enfatizar que essa relação é mútua, não parasitária.

Se um site grande fizer qualquer menção ou publicação onde o seu pode servir como crítico, resenhista, entre outras funções, já é um ganho imenso, pois uma parte do público novo se interessará por seu conteúdo e buscará o seu site. Assim, o seu domínio conquista autoridade de forma orgânica e, consequentemente, posições no SERP.

Análise de backlinks Barnacle SEO

Através de ferramentas como o LinkMiner, é possível analisar a qualidade dos backlinks dos sites bem ranqueados. Essa é mais uma forma de fazer o Barnacle SEO, de maneira a chegar até os sites grandes do seu nicho, que podem se beneficiar com a sua ajuda.

Funcionamento da concorrência

Ao invés de olhar para a concorrência como uma barreira intransponível na eterna disputa por uma boa posição no SERP, o Barnacle SEO incentiva que os sites menores abordem os maiores para relações mútuas de benefícios, o que não afeta a concorrência, pois as vantagens de um não prejudicam o crescimento do outro.

Técnicas de Barnacle SEO

Uma vez compreendidos os princípios do Barnacle, sua diferença com SEO clássico e de que forma é possível dar início à estratégia de abordar sites de alta performance, é necessário mostrar quais são as técnicas de Barnacle SEO executadas na prática.

Plataformas de publicação

O bom das plataformas de publicação é que elas já possuem um público construído. É apenas uma questão de encontrá-lo. O objetivo de fazer um excelente artigo com conteúdo de valor do Medium é o mesmo de fazê-lo em um site.

Assim como o começo de qualquer publicação com SEO, é preciso fazer a pesquisa por palavras-chave, porém, no Barnacle SEO as palavras usadas devem ser as mais difíceis e competitivas.

Após isso, valem as regras do SEO tradicional, com palavras-chave foco, secundária, uso de subtítulos, entre outros.

Otimização do Google Meu Negócio

Mesmo que a intenção do Barnacle SEO seja a de aproveitar autoridade de sites alheios, faça isso ao mesmo tempo em que otimiza o Google Meu Negócio. Crie ou faça um update em seu perfil, com o máximo de detalhes possíveis: endereço, horário de funcionamento, fotos de qualidade e depoimentos de clientes.

Revisão do marketing

A maioria das pessoas busca os sites de resenha ou crítica para conhecer melhor uma empresa e o que tem a oferecer. Por isso, mantenha um perfil ativo nessas plataformas de review marketing, como o Yelp, Facebook, TripAdvisor, Amazon, entre outras.

Marketing de afiliados

O marketing de afiliados é um meio viável e fácil de conseguir backlinks para que a reputação de um site cresça.

Além das plataformas de afiliados, é possível também abordar os próprios influencers e conseguir parcerias para elas atuarem como afiliados, de forma que apresentem aos seus próprios públicos uma marca, produto ou serviço específicos.

Guest Blogging

Fazer guest post já é uma técnica famosa para conseguir backlinks, pois ela serve para abrir novos públicos e conquistar autoridade de ambos os lados.

Mas, no Barnacle SEO, o guest post já é eficaz mesmo que não tenha backlink, pois os sites abordados são tão grandes que o público é naturalmente maior.

É preciso criar uma publicação de valor, que chame atenção do público para que este tome a iniciativa de conhecer o seu site.

Segmentação de listas

Um dos grupos de palavras-chave mais usados são aqueles encontrados em listas. Por exemplo: “Melhores…”, “Os 10 mais…”, “quais são os mais…”, “quais são os melhores…” Esse tipo de palavra sempre gera um SERP com os sites mais bem ranqueados.

Fazer uso desses termos é mais uma forma de fazer Barnacle SEO para alcançar os grandes sites.

Postagem de resumo

Os resumos são populares, pois informam de uma maneira sucinta sobre os players do mercado. Em um só post, o resenhista, que é geralmente um expert de determinado mercado, faz um resumo com os melhores sites, marcas, lojas ou empresas de um determinado nicho.

Se o site que aparecer no resumo tiver muita autoridade, você pode fazer Barnacle SEO e entrar em contato com os donos.

Uso de criativos e mídias sociais

Os criativos são muito apreciados pelos sites que já possuem autoridade elevada, pois eles querem manter esse status através de um conteúdo genuíno e relevante. Então, descubra as lacunas desses sites, isto é, algo que precisam e que você pode oferecer em termos de conteúdo.

Por exemplo, se um site de menor ranking é especialista em moda, é possível oferecer a um desses sites de maior expressão um bom vídeo sobre as tendências de Outono/Inverno para este ano que as celebridades usam.

Apesar de as mídias sociais não serem como os sites concorrentes, podemos dizer que qualquer site que usa as ferramentas oferecidas por meios como YouTube, Facebook e Instagram, fazem uma espécie de Barnacle SEO. Portanto, use as mídias para criar conteúdo original, fazer posts em grupos e responder comentários.

O Barnacle SEO é uma técnica que tomará cada vez mais espaço entre as estratégias de crescimento orgânico de sites. De fato, essa técnica nada mais é do que uma nova perspectiva sobre o SEO clássico.

Faça um teste e comece a incluir o Barnacle SEO em suas estratégias e veja o quanto os resultados podem ser expressivos, e o quanto o seu site poderá ranquear melhor!

Agora que você já sabe a importância do Barnacle SEO para criar estratégias de autoridade e ranquear o seu site no Google, não deixe de conferir outros artigos importantes para o seu conhecimento de SEO:

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Até mais 🙂

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