7 ideias de conteúdos evergreen para ranquear o seu site

Um redator ou qualquer pessoa que trabalha na internet precisa saber como criar conteúdos evergreen para ter resultados eficazes. Nesse artigo, ressaltaremos a importância e o impacto expressivo que você pode atingir ao implementá-lo.

Confira abaixo o artigo e saiba como implementar essa estratégia para ranquear o seu site no topo dos mecanismos de busca!

Conteúdos evergreen o que são e quais os tipos

Sabemos que assuntos do momento, ou seja, os conteúdos virais, são os que mais possuem visualização em curto período de tempo. Porém, os conteúdos evergreen são parcialmente opostos a esse objetivo. Mas calma, você vai entender o porquê é importante utilizá-los também!

Conteúdos evergreen o que são e quais os tipos
Fonte/Reprodução: original

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Conteúdos evergreen se tratam de conteúdos úteis a longo prazo, que terão visitas recorrentes conforme o tempo passar, sem precisar de muitos ajustes. Ao invés de criar somente sobre temas atuais, onde o pico de visualizações é momentâneo, você pode falar sobre um tema duradouro, o qual traz visitas frequentes e constantes para atrair um público engajado. É um efeito acumulativo, por isso, grandes sites com nicho definido apostam nisso.

Para exemplificar melhor, trouxemos agora 11 tipos de conteúdos evergreen para você explorar em detalhes:

Checklist

Após explicar um assunto, você pode fazer um checklist para citar os pontos mais importantes, disponibilizado em imagem para que as pessoas consigam compartilhar. Serve para a pessoa conseguir marcar as tarefas que foram executadas também.

A ideia de criar Checklist’s é fazer com que o usuário volte sempre para o seu site quando ele completar uma tarefa ou precisar verificar a próxima etapa do processo que você propôs. Assim, ao criar um conteúdo útil e prático, o usuário revisita varias vezes o mesmo conteúdo ao longo do tempo, gerando mais cliques e ajudando o seu artigo à ranquear melhor nos mecanismos de busca.

Conceituais

Um conteúdo mais denso precisa de maior informação e dados para gerar credibilidade. O tipo conceitual, gera autoridade e também traz informações valiosas para aqueles leitores que buscam se aprofundar em algum assunto, onde é válido explicar detalhadamente, colocar vídeos, e outros elementos para ilustrar.

A ideia é criar um conteúdo tão rico e específico para fazer com que o usuário se lembre da onde ele tirou aquela informação. Assim, quando o usuário precisar acessar aquele conteúdo novamente ele vai se lembrar da sua postagem e vai revisitar novamente o post para se aprofundar ainda mais nas teorias complexas que você apresentou.

Comparativos

Muito comum em site de empresas que vendem algum produto. Pode gerar conteúdo com foco em exaltar os benefícios do mesmo, e ao decorrer do texto, comparar com outros semelhantes, com o intuito de mostrar qual a característica o seu produto é melhor.

Se analisar os sites das blogueiras profissionais, verá que as marcas de maquiagem fecham parcerias e enviam seus produtos para elas testarem. Além de consumir o vídeo, as marcas geram maior visibilidade e dinheiro.

Curiosidades

A curiosidade é um gatilho fatal para a maioria das pessoas. Aliás, quem nunca ficou curioso para saber o que acontece no próximo episódio de sua série favorita?

Isso não se aplica apenas a séries, mas também em outras áreas. Um texto com um título que gera forte curiosidade, que tenha uma boa estrutura, pode ser fatal. A pessoa interessada com certeza irá clicar para descobrir do que se trata.

Mas, a ideia é não parar no título! Espalhe a curiosidade por todo o artigo e faça com que o usuário fique entretido para descobrir o que vem na próxima linha.

Fatos históricos

Seja para pesquisas escolares, curiosidade após escutar uma história ou para complementar sua pesquisa de trabalho, fatos históricos são importantes em nossa linha do tempo para associar aos acontecimentos atuais. Muito interessante para quem produz conteúdo sobre viagem e finanças.

E, como os fatos históricos não mudam, se você escrever um conteúdo de qualidade as pessoas sempre revisitarão o seu artigo para tirar novas interpretações sobre o que já aconteceu no passado.

A história não muda, mas a nossa impressão sobre ela muda! Por isso, conforme acontecem os fatos atuais, os fatos históricos ganham destaque e relevância de tempos em tempos para que as pessoas busquem explicações sobre o presente.

Glossário

Se você aborda um conteúdo (nicho) muito específico e possui um público interessado, o glossário pode ser interessante. Se trata de uma espécie de dicionário, no qual explica termos utilizados no nicho em que atua.

A ideia é parecida com o item do “Checklist”, ou seja, é criar um conteúdo prático e relevante para que o seu público salve o artigo para utilizar regularmente no cotidiano, revisitando-o sempre que precisar de uma nova informação que ele sabe que vai encontrar no conteúdo evergreen que você criou.

Guias

Seja em uma viagem ou para fazer uma nova receita culinária, já ficamos perdidos em qual passo dar primeiro, o que é super normal.

Por isso, usamos livros, vídeos do Youtube e outros artigos para nos ajudar com dicas. Um passo a passo, com instruções simplificadas são o que mais fazem sucesso. Pense nisso, e replique em seu negócio. Tenho certeza que com uma pesquisa e um trabalho profissional você vai conseguir ranquear o seu conteúdo evergreen rapidamente.

Indicação de aplicativos, filmes e livros

Não conseguimos abordar um assunto amplo em apenas um artigo, e as vezes, nem mesmo em texto. É necessário utilizar apps, filmes e outras alternativas para ilustrar o exemplo citado, perfeito para aprofundar o conhecimento e fixar as informações aprendidas

Listas

Enumere vários benefícios, características ou até mesmo pilares importantes sobre o assunto. Esse formato é bem conhecido e prático de ler, o que faz com que os leitores fiquem presos ao texto.

Serve para evidenciar os tópicos mais importantes e facilitar a compreensão do leitor. Normalmente, são utilizadas na base do funil, para atrair muitas pessoas com que estão dúvidas superficiais sobre o assunto.

Ou seja, com as listas você consegue atrair muitas pessoas que estão começando a aprender sobre o seu nicho e, quanto antes elas conhecerem as suas soluções, mais engajadas com a sua marca elas estarão, o que irá resultar em maior autoridade para o seu site ranquear nos mecanismos de busca.

Mitos

Ouvimos tantas opiniões divergentes, que as vezes ficamos em dúvida ao diferenciar o que é verdade ou mito. Por essa razão, esse formato é bem popular e implementado de forma descontraída.

Inclusive, esse tipo de conteúdo é muito compartilhado em redes sociais como forma de argumento ou posicionamento sobre um determinado assunto. Por isso, ele é muito útil para ranquear o seu site e fazer com que você receba mais visitantes.

Perguntas

Ótima maneira de sanar dúvidas de seu público é responder perguntas que eles fazem constantemente nos seus canais de atendimento ou reclamação. Porque, além de economizar o seu tempo de resposta com clientes, lhe rende um conteúdo que provavelmente vai ser procurado nos mecanismos de busca, já que você já constatou que as pessoas perguntam e procuram pelo o que você está respondendo no artigo.

7 dicas para criação de conteúdos evergreen

Agora que já foi abordado os tipos de conteúdos evergreen, fique com as dicas para você conseguir implementar e obter sucesso.

Pesquisa de palavra-chave

A palavra-chave pode ser alvo de diversas exigências, mais os principais parâmetros são a quantidade de busca e custo por clique. Nesse caso, elas devem ser bem escolhidas, de acordo com o intuito pré-estabelecido.

Se você deseja atrair a maior quantidade de pessoas possível, você deve focar na quantidade de buscas e dificuldade da ranquear. Se trabalha com exibição de anúncios, o custo por clique também é importante.

Direcionamento do conteúdo

Tenha em mente que diferentes indivíduos chegam a sua estrutura todos os dias. E você deve saber a forma de tratar com cada um deles. Logo, é preciso criar conteúdos diversificados que vão do nível mais fácil até para o mais avançado.

Você pode começar com “o que é copywriting” e “elementos essenciais em uma carta de vendas”. Mas lembre-se, o conteúdo precisa estar alinhado ao nível de conhecimento de quem lê.

Escrever com coesão e realidade de fatos comprovados

Procure fontes confiáveis que colaborem para a construção de seu texto. Dados científicos, imagens e gráficos são ótimos para esse fim. Dessa forma, você explica o deseja e reafirma com base na pesquisa de outras pessoas renomadas.

Criar links internos

O que mais gostamos é quando as pessoas migram de um conteúdo para outro e permanecem engajadas no assunto. O Google também encara essa ação de forma positiva, então a criação de links internos são super importantes para direcionar o seu público para os post’s do seu canal.

Assim, utilizando essa estratégia com a estratégia de “Direcionamento de conteúdo” você consegue orientar e educar o seu público do conteúdo mais básico até o mais avançado sem que ele precise sair do seu site! Uma ótima estratégia para agregar valor para a sua marca e ranquear a sua página nos mecanismos de busca.

URLs curtas e amigáveis

Preze pela experiência de seu leitor. Prefira URLs amigáveis e que passam segurança. Ao invés de algo como “/75%acessorio$para&cabelo”, use “/acessorio-para-cabelo/”. Além de mais intuitivo, passa mais credibilidade para quem vai clicar no seu site.

Call-To-Action

Ao explicar o que foi proposto, você precisa informar que ação o seu leitor deve tomar. É possível convidá-lo para comentar, ir para uma página de captura para receber uma oferta ou conteúdo grátis, etc.

As possibilidades de ação são várias, mas o mais importante é você não deixar de fazer uma e definir o que você deseja que o seu usuário faça com a informação que está recebendo. Por isso, bem muito bem na C.T.A que você vai construir.

Conteúdo sempre atualizado

Como o efeito é acumulativo, precisamos atualizar os conteúdos que ficaram desatualizados. Adicione novas figuras, informações e até mesmo correções caso precise.

Além disso, o próprio algoritmo do Google valoriza os conteúdos que são reeditados e otimizados, então não deixe de fazer isso para ranquear a sua página.

Qual importância de conteúdos evergreen?

Conteúdos evergreen são perpétuos, pois abordam temas que possuem pesquisas recorrentes e não ficam esquecidos. Ainda trazem outros benefícios citados abaixo:

Qual importância de conteúdos evergreen

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Leia também: Qual é a importância do Marketing de Conteúdo?!

Autoridade da marca

Eleva a credibilidade de sua marca ao demonstrar que o seu trabalho é contínuo e de qualidade. O consumidor se sente mais seguro para comprar em uma empresa que demonstra o trabalho que faz e dá informações concisas e precisas sobre a sua atuação.

Potencial de ganhos de links

Será alvo de muitos links por sua dedicação em escrever um conteúdo elaborado e com informações relevantes. Isso também ajuda em sua autoridade, pois aumenta a sua visibilidade do seu site.

Mais visitantes do Google

Quanto mais profundo o seu conteúdo, mais espaço para trabalhar o SEO você terá. Inclua palavras-chave, links internos e vários outros elementos importantes, todo esse trabalho bem feito, ao longo do tempo, gera resultados incríveis, e te ajudará a subir no ranking do Google, de modo a atrair mais visitantes.

Segmentação de leads

Certamente, você possui um segmento específico definido. Logo, é preciso fazer o mesmo com seus leads. Segmente-os para você saber o que abordar com cada um deles e em qual fase de seu funil estão.

Funciona como um filtro que separa pessoas que possuem mesmos objetivos e necessidades. O que gera mais clareza na hora de decidir a abordagem e indicações de novos conteúdos.

Agora que você já sabe a importância dos conteúdos evergreen para ranquear o seu site, não deixe de conferir outros artigos importantes para o seu conhecimento de SEO:

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Até mais 🙂

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